sexta-feira, 19 de março de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

Seminário do Centenário de Maria Bonita 2010


Olá, meus queridos amigos e queridas amigas,

O 2º Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita foi um sucesso, recorde em público nos três dias de evento a noite e, durante o dia, muitas escolas visitaram a exposição com fotos e objetos do cangaço e puderam assistir a dois vídeos sobre a temática.


Convidados e palestrantes do evento

A nossa equipe já está trabalhando no próximo, que será o "grande evento de encerramento" e também o ano em que Maria Bonita faria 100 anos.

Exposição de fotos e objetos do cangaço

O evento contou com a presença de vários pesquisadores e historiadores do tema, de lugares diversos do Brasil.

Rui Siqueira de Vitória da Conquista, Manoel Severo, coordenador do Cariri Cangaço no Ceará, João de Sousa Lima coordenador Geral do evento acontecido em Paulo Afonso e Angelo Osmiro, presidente da SBEC

Equipe da recepção, inscrição e venda de livros e objetos sobre o tema


 

Os participantes foram:

1° dia.
Marcos Edilson, lançando o livro "Lampiões acesos; o cangaço na memória coletiva"


 

João de Sousa Lima, Juracy Marques, Rubervânio Rubinho Lima, Edson Barreto e Antônio Galdino, lançando o livro organizado "Maria Bonita: diferentes contextos que envolvem a vida da rainha do cangaço"

Palestrantes: Da esquerda, Marcos Edilson, Edson Barreto, Juracy Marques, João de Sousa, Rubinho Lima e o sobrinho de Maria Bonita, Biri.
Sessão de autógrafos com os autores

2° dia.


 

Mesa I - A Estética de Maria Bonita: Fotografias, xilogravuras, música, cordel, quadrinhos, códigos lingüísticos e internet.

Pesquisadores e convidados

Com a participação dos palestrantes:


 

João de Sousa lima, falando sobre aspectos da Rainha do cangaço, Kiko Monteiro, falando sobre Cangaço na internet, Rubervânio Rubinho Lima, falando sobre cangaço, cordel e xilogravura, Alcino Alves, falando sobre a Mulher , a música e o cangaço, Antônio Vilela, falando sobre o cangaço em Garanhuns, Cesar Megalle, falando sobre Angico, Além da presença do Presidente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, Angelo Osmiro e dos pesquisadores Paulo Gastão, Tomaz Cysne, dos organizadores do Cariri Cangaço, Manoel Severo e Daniele Esmeraldo, dentre outros.


Palestrantes do segundo dia do evento

3° dia.

Mesa II - Diferentes Contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço.

Com a participação de:

Pesquisadora e historiadora Ana Lúcia Granja, que abordou sobre a importância da mulher no cangaço, Rubervânio Rubinho Lima, falando sobre cordel, cangaço e educação, José Joventino, falando sobre sua tese relacionada ao cangaço, Antônio Vilela, falando sobre a cangaceira e o pernambuco, Cesar Megalle, Maria Bonita em Angicos e João de Sousa Lima, a mulher cangaceira de Paulo Afonso.

Palestrantes do terceiro dia: da esquerda, Pesquisadora Ana Lúcia, José Joventino, Rubervânio Rubinho Lima, João de Sousa, Juracy Marques, Cesar Megalle e Antônio Vilela.
Rui Siqueira, Manoel Severo, Ângelo Osmiro, Tomaz Cysne, Ana Lúcia Granja e Rubinho Lima

Os participantes do evento ainda puderam desfrutar de um passeio em visita da casa restaurada onde a cangaceira pauloafonsina Maria Bonita nasceu e conheceu Lampião.







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário