LUZ, CÂMERA, AÇÃO...
A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA CHEGA AO SERTÃO PAULOAFONSINO.
Quatro jovens se reúnem e fundam o NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA DE PAULO AFONSO. Os idealizadores atuam em diversos setores da sociedade pauloafonsina.
Em reunião acontecida em Janeiro de 2009, João de Sousa Lima, Rafael Bezerra de Andrade, Gilmar Teixeira e Haroldo Santos criaram o NEC, tendo por finalidade a produção independente de vídeos documentários experimentais, fundamentando os temas escolhidos com nossos fatos reais, registros históricos acontecidos em nossa região.
O NEC – Núcleo Experimental de Cinema de Paulo Afonso começou suas atividades com a produção de um filme, com as primeiras cenas rodadas nos dias 21 e 22 de maio de 2009, o filme-documentário contará a participação de jovens sertanejos que entraram para o grupo do famoso cangaceiro Lampião, fatos acontecidos em 1930. O foco principal é o cangaceiro Gato, nascido no Brejo do Bugre, índio Pankararé e que se tornou um dos mais perversos homens a trilhar os caminhos do cangaço..
O objetivo principal das produções é contribuir com o desenvolvimento da nossa cultura, colaborando com a formação e educação dos nossos jovens ao tempo que as imagens colhidas servirão para perpetuar nossa história levando conhecimento as gerações vindouras, conservando os arquivos para futuras pesquisas, perpetuando as raízes genealógicas de nosso povo.
Esse primeiro projeto esta acontecendo sem captação de recursos das fontes federais e estaduais, contando apenas com a colaboração de setores do município, tais como: Prefeitura Municipal de Paulo Afonso - BA, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, 1º Cia. de Infantaria, 20º Batalhão de Polícia de Paulo Afonso, Jeep Clube de Paulo Afonso, Supermercado Suprave, Jornal Folha Sertaneja, Ótica Pérola, Ótica Cristal, Loja Milleniun, APDT – Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro – ASCOM - Assessoria de Comunicação e, UNEB – Campus VIII, Candeeiro Iluminações, Provideo Comunicação, Paraíba Jóias, TV São Francisco, IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso.
Representantes das instituições envolvidas diretamente com o filme:
Prefeitura: Jânio Ferreira Soares, João de Sousa Lima, Cristiane Guimarães, Marlos Guerra, Alan Cavalcante Brito, Izael de Jesus, João Bosco, Marco Pietro, Glória Lira.
20º Batalhão de Polícia: Tenente Coronel Antonio Santana Rosário, Haroldo Santos, Mel,
1º Cia. de Infantaria: Capitão Bortoluzzi, Tenente Vasconcelos.
Jeep Clube: Sebastião César, Binho.
APDT: Maria Dolores, Maurício Mendes, Adriano Machado, Jackson Alexandre e Cícero Junior.
Folha Sertaneja: Antonio Galdino, Ricardo Costa Santos.
Provideo: Jardel Menezes.
Candeeiro Iluminações: Rafael Andrade.
Atrizes Independentes: Aretuza Simoneta e Jaqueline Santos.
Grupo Prosub Mergulhos e Esportes de Aventura: Luciano Moura e Ivan Trindade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário