quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MEUS OLHOS VIRAM NOVAMENTE TANTA BELEZA...

MEUS OLHOS VIRAM NOVAMENTE TANTA BELEZA...


 


 

Um dia, em um passado ainda próximo, falei de momentos tão belos que meus olhos viram. Desejei ver tudo novamente; O destino brincou de ironizar com minha visão: Tive graves momentos visuais, lutei, superei, sem antes, homem rude como sou, ajoelhar-me aos pés do Cristo Piedoso; Implorei mais uma chance, o Misericordioso Homem de Deus atendeu meu pedido: Avistei velhos amigos, abracei todos, como se fossem meus últimos dias, senti a vida acarinhando meu coração ainda assustado.

Nas colinas verdejantes avistei distantes paisagens, respirei os ares vindos das terras dos Cariris, ventos circundantes nas Serras do Araripe. Senti frio, ouvi o assovio dos redemoinhos enquanto fitava aquela imensidão bela.

Nos chalés acolhi-me cansado e feliz por jornadas diárias, todos os dias. Pisei solo sagrado do Beato Zé Lourenço. Visitei cruzes aonde a morte chegou sem avisar e sem perdão, senti os remorsos dos dias passados, cruzes erguidas em solo seco e pedregoso, o silencioso Alto do Leitão.

A história ainda latente em um casarão de tantos anos atrás. Nas paredes marcas de uma defesa talvez inexistente, nas torneiras, paredes furadas, sangrias no barro, defesa de homem polêmico, Cícero Romão Batista, adorado por tantos fiéis, ignorado por leis católicas.

Homenagem em vida, ao grande Mestre, meu Mestre Amaury, emoção, tímidas lágrimas, merecedor do pouco que se fez, merecedor do muito que se faça, Mito das Letras, da História Oral, perseguidor Incansável das tantas histórias, maior conhecedor delas. Uma simples placa e um coração de amigo junto.

Vi um menino ligeiro, correndo sem parar, sorriso sempre presente, como se não houvesse falhas, cansaço ou qualquer pingo de desânimo. Menino grandioso, sorriso farto, abraço verdadeiro: Menino Severo, Severo amigo, Severo Presente, presente da vida; Severo: Digno de ser amado por todos.

Aprendi muito, com palavras de tantos, com as vozes de todos; Sonhei nas imagens do tempo, no tempo do Luiz Lua Gonzaga, sonhos do passado esbranquiçado em películas; Sorvi a semente plantada por Seraine, no canto e no aboio do Rei do Baião.

Meus olhos viram tudo de novo, visualizei amigos, abracei tantos; Beijei faces, amei pessoas reais. Vi o belo, como desejei, como pedi novamente; na solicitude de homem rude descobri misericórdia. A vida bela sorriu-me e ingenuamente pedi a Deus para permitisse ver tudo de novo e quando chegar um novo Cariri Cangaço, eu quero estar lá, quero ver as paisagens belas do Cariri, quero abraçar amigos, subir nos tablados, fazer homenagens, ouvir cantos, me encantar com palavras, saber mais das histórias, aprender com tantos, ouvir o canto do vento, no redemoinho do tempo...

Permita-me Deus, ainda ver outros Cariris Cangaço, entrego-vos meus olhos, em ti descanso, me regojizo, espero; Pagarei com amor ao próximo, amando os amigos, apreciando tuas obras, a natureza fecunda que circunda os Vales Cearenses.


 

João de Sousa Lima

4 comentários:

  1. Emocionei-me ao ler as tuas palavras. Belas palavras, palavras de poeta, parece uma canto, têm melodia,alimentam a alma.
    O que deveria ser apenas um texto é pura poesia, é emoção que toca fundo no nosso coração.
    Parabéns, primo, estou orgulhosa de ter mais um grande poeta na família.
    Um abraço,
    Lusa Piancó Vilar

    ResponderExcluir
  2. Amigo João
    Esse texto é uma linda poesia que poucos tem a ousadia de possuir tamanho dom. O dom da escrita que lida, soa como se fossem palavras, pois, percebe-se a entonação da sua voz em cada linha.
    Queria dizer, faço minhas as suas palavras, mas seria uma ousadia maior que sua.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Queremos parabenizar a você pelo blog e convidá-lo a visitar o nosso Cordelirando e ler um cordel sobre a Lei Ficha Limpa.
    Neste cordel, Salete Maria nos informa, de maneira clara, porém simples, a respeito deste assunto tão importante, principalmente nos dias de hoje!
    Abraço fraterno,
    Equipe Cordelirando

    ResponderExcluir
  4. Escritor João de Sousa Lima:

    As coisas às vezes acontecem sem menos a gente esperar.
    Veja este seu texto no "Blodomendesemendes", a coincidência que aconteceu.

    Quando eu estava arrumando o texto com fotos, querendo colocar uma do escritor Antonio Amaury e você, inseri uma que realmente me parece ser você entregando a placa, cuja você fala no texto.

    Mas isso foi uma coincidência. Só notei quando fiz a publicação e fui vê-la na página. Ela se encaixou de acordo com o texto.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN

    ResponderExcluir