terça-feira, 8 de março de 2011

08 de março Dia internacional da Mulher e 100 anos de Maria Bonita


Maria Gomes de Oliveira, a famosa cangaceira Maria Bonita, se viva estivesse estaria completando 100 anos nesse dia 08 de março de 2011.
Em Inhambupe, Bahia, foi comemorado a data com uma missa e uma palestra sobrte a Rainha do Cangaço. O Evento foi organizado pelo MMTR- Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais.
Em Paulo Afonso o Grupo "Os Cangaceiros" fizeram uma demonstração teatral do que foi a morte de Lampião e Maria Bonita, na Grota do Angico, contando com uma grande multidão que aplaudia cada momento.
Em São Paulo aconteceu uma Mesa Redonda, encabeçada pelo escritor Antonio Amaury, para debater o valor da Mulher Brasileira e os 100 anos de Maria Bonita.
Vários Jornais do Brasil fizeram suas homenagens ao dia internacional da Mulher, assim como aos 100 anos de Maria Bonita.

2 comentários:

  1. Nos anos vinte, do século XX, viveu sobre o olhar dos seus pais. Mas posteriormente passou a desejar um homem que jamais poderia lhe dar um teto seguro para viver. Apaixonada, já no final do século XX, se decidiu acompanhar o desordeiro Lampião, que para ela, seria a sua cara metade.
    Feliz ou infeliz, viveu oito anos nas caatingas dos Estados do Nordeste brasileiro, acompanhando e vivendo as maldades de Lampião.
    Amou, foi amada, amiga dos seus comparsas. Inimiga dos inimigos do seu companheiro. Não formou uma família, não presenciou a velhice dos seus sofridos pais, e nem tão pouco a morte do casal que a colocou no mundo.
    Valente em alguns momentos, mas em outros, uma mulher generosa, quando muitas vezes evitou que o seu amado fizesse tantas maldades contra alguns seres humanos.
    Viveu sobre os mais perigosos combates, sobre os estilhaços de balas por armas potentes e modernas para o tempo, todos feitos pelas volantes, que de uma forma ou de outra, procuravam as suas cabeças.
    Se não tivesse entrado no mundo do crime, hoje, 08 de março, dia do seu aniversario, talvez ainda estivesse viva, como Moreno, que viveu 100 anos; Antonia de Gato, um pouco mais de 100 anos; Durvalina, que chegou aos 93 anos, Candeeiro, que já se aproxima de um século, o cangaceiro Vinte e Cinco, que também, talvez, já caminha para 100 janeiros.
    Se Maria Bonita não tivesse dado a mínima atenção ao cupido, não teria morrido aos 27 anos.
    Parabéns Maria Bonita! Foi amada e odiada, mas fez a sua história com o seu companheiro.

    Parabéns ao escritor João de Sousa Lima, pela sua luta, pelo seu esforço, caminhando dentro das caatingas para entregar às futuras gerações uma história fantástica, que é a do cangaço.
    Eu sei que o escritor gasta muito para manter viva essa história. Mas todos que o acompanham, com certeza muito o agradecem e o admiram na sua trajetória de historiador, escritor e pesquisador.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, joão pela matéria e estamos ansiosamente aguardando o evento do centenário de nascimento desta grande mulher destemida que enfrentou a sociedade da época por amor paixão ao companheiro o rei do cangaço, lampião"

    ResponderExcluir