domingo, 27 de novembro de 2011

João de Sousa Lima é noticia no Jornal Folha Sertaneja

 o Escrito João de Sousa Lima quebra o silêncio e fala sobre o polêmico livro do Juíz Pedro Morais:


Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA
27/11/2011 - 00:28
Juiz Pedro Morais: Um Escritor Medíocre.
João de Sousa Lima*
O mundo do cangaço  despertou esses dias em pavorosa notícia, tudo por  culpa do Juiz aposentado, o senhor Pedro Morais que estaria lançando um livro onde aponta Lampião como Gay e Maria Bonita  como adúltera, digo que estaria lançando por que a família do cangaceiro moveu uma ação judicial  por se sentir ofendida com a falsa notícia do homossexualismo do Rei do Cangaço e a infidelidade de sua esposa Maria Bonita e a justiça de Sergipe proibiu a publicação e a comercialização do livro: Lampião - o Mata Sete.


Para os homens e mulheres que estudam o cangaço com seriedade e imparcialidade, salientando que não se trata aqui de homofobia ou qualquer outro tipo de preconceito, no cangaço não existiu casos de homossexualismo, nenhum estudo em todos os aspectos do fenômeno apontou essa prática.
Sobre  Maria Bonita ser adúltera já ouvimos vários absurdos principalmente um suposto caso dela com o homem de confiança de Lampião, o cangaceiro Luiz Pedro, tudo fruto da imaginação de pessoas que tentam macular a figura dessa sertaneja  sem ter argumentos nenhum que comprovem tais traições e os casos de traições no cangaço conhecemos todos e os resultados que foram gerados por tais atitudes.
Sobre Lampião um enrustido gay escreveu certa vez essa mesma história que ora se repete e que gerou problemas, uma  confusão generalizada e ate quase apanhando de uma das netas do cangaceiro,  reflexo de um estudo equivocado de um desajustado que por falta de coragem em assumir sua opção de vida tentou caluniar  outra pessoa.
Eis que agora chega com essa contradição um JUIZ, um Homem da Lei, acostumado julgar casos e sentenciar.
 Baseado em que depoimento histórico ele escreveu essa incoerência? Que referências ele pesquisou para citar como reais esses subsídios? Abalizado em que fundamentação lógica ele se apoiou?

Digo com certeza que o senhor Pedro Morais fundamentou suas pesquisas na arte da criação fictícia, fruto único do seu pensamento, fugindo à principal regra do verdadeiro pesquisador e historiador que é levantar fatos, analisá-los e confrontá-los.
O livro foi feito apenas com o pensamento de causar polêmica e ganhar dinheiro, eu mesmo faço questão de não tê-lo em minha biblioteca.
Como Juiz o senhor Pedro Morais deve ter usado suas sentenças baseadas no aprendizado de tantos anos de estudos, na imparcialidade de sua função e nas leis que julgam o certo e o errado, assim como  na visão da efígie  representativa  da balança que é segurada por uma pessoa cega, onde os pratos da justiça não pendem para nenhum dos lados.
Como escritor ele se perdeu na mediocridade da arte e desconhece o princípio básico dos verdadeiros homens que investigam a história.
Como pesquisador ele é a própria estátua que representa  a Lei: CEGA
João de Sousa Lima
Escritor e pesquisador.
 
* Da Redação:
O escritor e pesquisador João de Souza Lima é reconhecido nacionalmente como um dos pesquisadores mais sérios sobre o cangaço. Foi amigo de Moreno e Durvinha e, de quando em vez está almoçando com a cangaceira Aristéia, com quem já viajou para Brasília, Fortaleza e outros lugares para onde é convidado para fazer palestras. É membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC, do Instituto Histórico e Geográfico - IGH, de Paulo Afonso, da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA e de outras instituições de pesquisa. Também produz documentários em vídeo como o que narra a história do Cangaceiro Gato, um índio Pankararé da região de Paulo Afonso. Dentre vários livros sobre o tema cangaço, que publicou, destacam-se Lampião em Paulo Afonso (esgotado), Moreno e Durvinha, A trajetória guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, este já em 2ª edição e com uma edição produzida em braille em Macaé, no Rio de Janeiro. Tem ainda co-parcerias e vários outros livros. É referência para produtores de TV, jornais e revistas quando o assunto remete ao ciclo do cangaço no Nordeste brasileiro.

Antônio Galdino
Jornal Folha Sertaneja
Diretor

 Antonio Galdino (diretor do Jornal Folha Sertaneja) e João de Sousa Lima
a polêmica refletida em outros meios de comunicações.

11 comentários:

  1. Amigo João de Sousa Lima.

    Parabéns!

    Foi com grande satisfação alegria que terminei de publicar o seu excelente texto sobre o livro "Lampião o mata sete". O seu depoimento além de ser verdadeiro, vem de uma pessoa que incansavelmente luta pela verdade do cangaço, uma verdade que sequer nunca ninguem ouviu falar em tal disparate como esse ora apresentado nesse livro que em breve será liberado para a venda, afinal de contas o homem já foi juiz e é amigo dos que estão lhe julgando, apesar da JUSTIÇA SER CEGA.

    No meu entender o que a justiça certamente observou foi o fato da famíla Ferreira ter sido a maior atingida, principalmente com a suposição de que EXPEDITA não seria filha de Lampião e sim de Luiz Pedro. Ademais, me parece, que o autor do livro tem apenas como supostas provas do que alega algumas entrevistas que ele fez com algumas pessoas que ouviram outras dizer que Lampião era gay, ou seja, provas evasivas que por certo de nada adiantarão no processo já interposto pela familia. A própria justiça diz: O DITO E NÃO PROVADO É O NADA JURIDICO. Por isso, com certeza o autor irá pagar uma altíssima quantia de idenização. Talvez até todo o dinheio que ele arrecadará com a venda dos livros não dê para pagar a dita indenização e assim ele ainda terá que desembolsar algo mais, coisa bem feita, pois cansei de mandar recados para ele por seus amigos, vez que não tenho intimidade com o mesmo, para que ele não fizesse uma idiotice dessa, pois todo mundo cairia
    de pau em cima dele, entretanto, ele sempre respondia que tinha costas largas e couro grosso, como que querendo insinuar que por ter sido juiz os seus ex-colegas ficariam do lado dele, esquecendo-se porém que existem os Tribunais Superiores de Brasilia onde ele certamente será condenado em última instancia pela sua tresloucada decisão de colocar esse absurdo para frente.

    Assim, a Justiça sergipana resguardou o direito da familia, não o direito de Lampião. Por tudo isso é que entendo que o autor do livro entrou NUM BARCO FURADO.

    Estou me resguardando, apesar de ter publicado todas as matérias pertinentes, a fazer o meu duro comentário baseado nas alegações dele no próprio livro. Nas fontes que ele buscou para denunciar tamanho disparate difamatório.

    Saúde, Paz e Prosperidade!
    Archimedes Marques

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo amigo João! Mais uma vez tentam se promover em cima da criação de fatos inverídicos. A justiça sergipana agiu e impediu que essas mentiras ganhassem ainda mais projeção.
    um abraço,

    João Paulo
    N. Sra. das Dores (SE)

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo escritor João de Sousa Lima

    Queria ver chamar Lampião de gay enquanto ele era vivo. Agora temos o desprazer de ver alguém escrever tanta baboseira sem nexo ou qualquer fundamento científico. Acho até que nem deveriam censurar o livro. Que o deixasse publicar e o chamasse para um confronto de idéias com João de Sousa Lima, Antônio Amaury, Edson Barreto e outros que levam a sério esse tema. Seria vexatório.

    _________________________
    Érico dos Anjos

    ResponderExcluir
  4. AMIGO JOÃO,

    PARABÉNS PELO EXCELENTE ARTIGO...........VOU PUBLICÁ-LO NA MINHA PÁGINA DO ORKUT..

    VALEU PELO RECADO.

    ABRAÇO
    IVANILDO SILVEIRA

    ResponderExcluir
  5. Bom dia João,

    Você escreveu tudo que era preciso a respeito desse livro e desse juiz. Eu já havia comentado com o Sabino a respeito dessa notícia e as conclusões são sempre as mesmas. Pessoas inescrupulosas, sem qualquer compromisso com a verdade histórica, lançam livros possivelmente apenas para chamar as luzes da mídia sobre si. Juiz aposentado é um perigo!


    Abraço

    William White

    ResponderExcluir
  6. Professor João de Sousa Lima, bom dia.

    De tudo que já li acerca do cangaço, em todas as minhas parcas pesquisas nunca presenciei algo tão absurdo acerca dos dois maiores ícones deste fenômeno social, considero inconsistente além de irresponsável a atitude deste magistrado. Ele de forma notória quer chamar a atenção, todavia poderia ter feito isso de outra forma e não expondo comentários levianos e inverossímeis sobre Lampião e Maria Bonita, que apesar de tudo fazem parte da nossa cultura.
    Quero deixar de maneira bem contundente a minha insatisfação sobre a publicação feita pelo Juiz Pedro Morais. Gostaria ainda de ressaltar que "mediocridade" é a expressão mais cabível para o que foi publicado.

    Grato: Leudo Fernando.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ, MEU AMIGO PRECIOSO.
    INFELIZMENTE, EXISTEM PESSOAS QUE SE ACHAM NO DIREITO DE DESMERECER OS OUTROS, ESPECIALMENTE, AS RIQUEZAS DO NOSSO SERTÃO.
    CONTUDO, FELIZMENTE, EXISTEM PESSOAS COMO VOCÊ, SERIA, AMIGA, JUSTA E COM RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA SUFICIENTES PARA ESCREVER SOBRE ASSUNTOS SÉRIOS, VERDADEIROS, COM EMBASAMENTOS TEÓRICOS QUE POSSIBILITAM CONFRONTOS COM A REALIDADE DOS FATOS. ISSO QUE ESTA PESSOA ESCREVEU A RESPEITO DO NOSSO CANGACEIRO LAMPIÃO E SUA COMPANHEIRA, NÃO PASSA DE MAIS UM DAQUELES QUE SÃO ESQUECIDOS POR NÃO SABEREM SE FAZER LEMBRAR E FICAM QUERENDO APARECER AS CUSTAS DOS TALENTOS DOS OUTROS QUE, APESAR DE NÃO FAZEREM MAIS PARTE DO NOSSO PLANO TERRENO, AINDA SÃO DESTAQUES. COMPREENDO SUA INDIGNAÇÃO E SEU DESABAFO. NECESSITAMOS ORAR POR ESSE TIPO DE GENTE, MEU AMIGO LINDO, E TAMBÉM POR NÓS QUE SOMOS CAPAZES DE RECONHECER OS TALENTOS DOS NOSSOS IRMÃO E ATRAVÉS DOS MESMOS, NOS APRIMORAR, CRESCER, DIVIDIR ESSES ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM E MARCAM O NOSSO HUMILDE E TALENTOSO POVO NORDESTINO.
    VOCÊ É ESPECIAL PARA A HISTÓRIA DA NOSSA EXISTÊNCIA NORDESTINO.

    ResponderExcluir
  8. olá joão, como vai, estou em Recife, sou irmã da Vania freire,de Paulo Afonso. Meu nome Erijane Freire, adimiro muito teu trabalho parabéns por teu sucesso,boa noite. E, continue defendendo a nossa história, você é importante para nós.

    ResponderExcluir
  9. Sr.Juiz,(Chamo de Sr,face ao respeito que papai me ensinou tratar os Homens da Lei) mas o Senhor, tentando macular a imagem de uma figura historica do nosso País, vem sem o menor fundamento querendo aparecer retorcendo a memoria de Virgulino, que para nós, é um vulto historico inesquecivel.
    Curta a sua aposentadoria, e procure o que fazer respeitando o passado escrito por tantos sábios pesquisadores e entendidos no que se trata da vida cangaceira de Lampião.
    Carlos Silva - poeta e cantador.

    ResponderExcluir
  10. Prezado João de Souza Lima,


    Recém-chegado da Europa esta semana, deparei-me nas livrarias de Salvador com o livro "Lampião - o Mata Sete", escrito por Pedro Morais, referido como juiz aposentado. Você bem sabe,sou alagoano e minha família é do Agreste Pernambucano, meu Pai foi amigo do ex-cangaceiro Antonio Batista de Morais, o Antonio Silvino, desde menino ouvi as histórias de cangaceiros, passei muitos anos de minha vida tratando do assunto cangaceirismo, como professor-assistente das cátedras de Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Bahia e da Escola Bahiana de Medicina, do meu mestre Estácio de Lima, trabalhando trinta anos no Instituto Nina Rodrigues, junto ao porteiro Benício Alves dos Santos, o ex-cangaceiro Saracura, e aproximado do funcionário do Conselho Penitenciário, Ângelo Roque da Costa, o ex-cangaceiro Labareda, fui o médico que examinou e mediu o membro inferior de Sérgia Ribeiro, a ex-cangaceira Dadá, para a colocação da prótese ortopédica, com estes ex-bandidos conversei muito, e tive a distinção de ser convidado pela filha, Expedita, e pelas netas, Vera e Gleice, do chefe de bando de cangaceiro Virgolino Ferreira da Silva, o Lampeão, e sua mulher cangaceira Maria Gomes, a Maria Bonita, para proceder a exumação das suas cabeças, que entreguei àqueles seus descendentes, que frequentam a nossa residência, e com quem tenho tido ocasião de palestrar sobre o assunto. Tenho a exata dimensão dos criminosos que foram os cangaceiros e dos grandes males que causaram ao povo sertanejo. Também tenho o preciso tamanho do problema social, político e policial rural na questão agrária no Nordeste Brasileiro, onde viveram e morreram aqueles bandidos. Assim, por absoluta curiosidade, li aquela obra e fiquei contristado; muito mal escrita, sem qualquer cunho científico, mentirosa, absurda, ofensiva, chula e galhofeira. Lamento que o bom escritor que é meu confrade e amigo Oleone Coelho Fontes tenha-lhe feito o prefácio. A família Ferreira, ao entrar com uma ação na Justiça, o mínimo que faz é solicitar o respeito devido à pessoa de seus membros que expiaram os seus crimes quando tiveram a vida extinta pelos agentes do Estado, e mais, os seus pescoços decepados e as suas cabeças expostas em via pública, como na Era Medieval.
    Grande abraço do


    Lamartine Lima

    ResponderExcluir
  11. BOA TARDE AMIGO JOÃO DE SOUZA,


    PRIMEIRAMENTE QUERO NOVAMENTE TE AGRADECER A ATENÇÃO A MIM DISPENSADA, SEMPRE ME ENVIANDO E-MAIL'S MARAVILHOSOS, SÓ TENHO MESMO A AGRADECE-LO E PARABENIZAR VOCÊ POR ESSA DEDICAÇÃO, RESPONSABILIDADE E RESPEITO COM A NOSSA HISTÓRIA NORDESTINA. ESTIVE SÁBADO PASSADO REUNIDO COM OS AMIGOS, DR. SERGIO, HONÓRIO MEDEIROS, IVANILDO, DR. SEVERO DO CARIRI CANGAÇO, JORNALISTA FRANKKLIM, JOÃO MARCÍLIO, DENTRE OUTROS AMIGOS NO RESTAURANTE MANGAI, PARA BATER UM PAPO SOBRE A TEMÁTICA CANGAÇO, E UM DOS TEMAS ABORDADOS FOI ESSA GIGANTESCA IRRESPONSABILIDADE DESSE JUIZ MEDÍOCRE COMO VOCÊ MESMO FALOU. OLHA REALMENTE AGENTE, QUE AMA A NOSSA HISTÓRIA E AS NOSSAS RAÍZES FICAMOS CHOCADOS COM TANTAS ARBITRARIEDADES, AINDA MAIS QUANDO ELAS PARTEM DE UMA PESSOA COM ESSE GRAU DE INSTRUÇÃO, NA MINHA OPINIÃO AGENTE TERIA QUE NOS NOSSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMEÇAR A ELABORAR UMA LISTA DESSES AUTORES IRRESPONSÁVEIS, OPORTUNISTAS QUE BUSCAM DESTAQUE NO ALTA DA MODERNIDADE A TODO CUSTO, PESSOAS QUE SÓ TEM COMPROMISSO COM SÍ PRÓPRIO E NÃO COM A HISTÓRIA.
    NO MAIS TENHO A TI DIZER QUE FOI UMA NOITE MARAVILHOSA, ONDE O PAPO FLUIU COM CAMARADAGEM, EDUCAÇÃO, RESPEITO E GENEROSIDADE.
    FICO AQUI AGRADECIDO PELOS SEUS CONTATOS, E TORCENDO PARA O SUCESSO DE SEUS PROJETOS, E SE NÃO ESTIVER ABUSANDO DO AMIGO, SOLICITO SUGESTÕES DE NOVOS LIVROS, FILMES E ARTIGOS DE QUALIDADE PARA QUE POSSA ADQUIRIR E APROVEITAR NAS FÉRIAS QUE TEREI EM JANEIRO/2012.

    AGRADECIDO,

    JOMAR HENRIQUE SOUZA DE CARVALHO
    ADM. DE EMPRESAS COM HAB. COMÉRCIO EXTERIOR
    SEC. DA ABCMI/RN

    ResponderExcluir