terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pedras Pintadas: As Inscrições Rupestres de Paulo Afonso.

Através do trabalho do incansável amigo Juracy Marques alguns sítios arqueológicos de Paulo Afonso foram transformados em ponto de visitação turística.
a luta de Juracy Marques foi ferrenha contra os quebradores de pedras e contra o ministério público qaue não tinha atuação nessa área de preservação histórica.
por várias e várias vezes Juracy e a professora Cleonice Vergne foram ameaçados de morte por defender esse patrimônio brasileiro que estava sendo destruído para virar paralelepipedos para os calçamentos de nossa cidade e cidades circunvizinhas.
Hoje uma parte desses sítios foram transformados em atrativos turisticos, sendo mais uma vertente para quem deseja estudar ou conhecer o que há de especial nos caminhos hisatóricos de Paulo Afonso.
as inscrições são datadas entre 9.000 à 12.000 e para estão entre os povoados Rio do Sal, Malhada Grande, Lagoa da Pedra e Xingozinho. Um verdadeiro Museu a Céu aberto.



Desenhos em vários formatos estão gravados nas pedras.




animais registrados nos desenhos.



Pinturas intactas perduram por tantos anos.


A arte dos antepassados

as pedras são verdadeiros livros inscritos
a amiga Bruna Barros  observa os desenhos
Paulo Afonso: a Capital da Energia tem vários atrativos históricos e  culturais que   a tornam um dos mais fantásticos roteiros turísticos do Brasil.

Um comentário:

  1. Ótima reportagem.Não sabia que havia tanta riqueza rupestre em paulo Afonso.Espero que seja preservada.

    ResponderExcluir