sábado, 17 de março de 2012

Água Branca: O Cangaço no povoado Alto dos Coelhos.

 Nessa Sexta Feira, Eu e o escritor Gilmar Teixeira estivemos realizando uma palestra sobre o Cangaço e Delmiro Gouveia no povoado Alto dos Coelhos, Água Branca, Alagoas.´
O povoado é um dos ricos celeiros da região onde a passagem dos cangaceiros deixou marcas e foi de lá que saiu o cangaceiro Barra Nova.

na foto: João Lima, João Maurício (filho do cangaceiro Barra Nova), Aldiro e seu filho Deivinho (nossos anfitriões e que nos prepararam um delicioso almoço).
O colégio local foi palco da palestra
Gilmar Teixeira e João Lima.

Entre a ouca plateia se destinguiu a ala jovem que muito interessados assistiram vidrados a palestra e ao filme sobre o cangaceiro Gato.
rostos ligados na televisão assistindo um filme sobre o cangaço.
Deivinho (em primeiro plano)foi o encarregado da parte da computação e o auxiliar nos slides.
alguns senhores do Alto dos Coelhos estiveram presentes e nos contaram hist´órias interessantes sobre o cangaço na região

esperamos um dia retornar para conversarmos mais sobre as histórias que povoam ainda aquela localidade.

Um comentário:

  1. Professor João, boa tarde.

    Confesso que muitas vezes eu gostaria de estar mais próximo destas áreas que fizeram parte do cenário do cangaço, como museus, casas de cultura, entre outros locais e poder respirar toda essa atmosfera; que fica mais interessante ainda ao lado de parentes de cangaceiros; parabéns pela sua iniciativa bem como de demais pessoas que lutam não só pela preservação, mas também divulgação dessa cultura arraigada do nosso povo nordestino.

    Leudo Fernando
    ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬-__________________________________________________

    VALEU AMIGO JOÃO,

    OBRIGADO PELO ENVIO DA NOTÍCIA, E PARABÉNS PELA DIVULGAÇÃO
    DO CANGAÇO EM ÁGUA BRANCA, JUNTAMENTE COM O AMIGO GILMAR ( pessoa ímpar, a quem, também, muito estimo ).....SEMPRE QUE TIVER NOTÍCIAS, ME MANDE....DESDE JÁ, AGRADEÇO..

    Ivanildo Silveira


    João
    Belo Trabalho, parabéns.
    Manda um abraço pro Gilmar
    Wilson seraine

    Caro escritor/historiador João de Sousa lima,

    Embora a globalização queira apagar as virtudes da história do cangaço e congêneres , temos ainda um lutador incansável que registra mais notícias, acontecimentos de uma história que nunca desaparecerá. Obrigado mais uma vez pela lembrança. Fraternalmente - Haroldo Felinto -


    João, parabéns, vc nem imagina como essas ações valorizam o povo da região.

    Ceiça

    atenciosamente

    ResponderExcluir