sexta-feira, 13 de abril de 2012

Raso da Catarina: Reserva Ecológica cercada de histórias e Mistérios.



A Estação Ecológica do Raso da Catarina é uma estação ecológica brasileira, localizada entre o rio São Francisco e o rio Vaza Barris. É a  região mais seca do estado da Bahia, com pluviosidade de no máximo 600 mm por ano. Administrada pelo IBAMA, está a 60 km de Paulo Afonso, em lugar de difícil acesso. Ocupa uma área de 105.282,00 hectares em uma zona de transição entre o clima árido e semi-árido. A vegetação é composta por caatinga arbustiva. É uma região cheia de história: foi palco da Guerra de Canudos e, devido à dificuldade de acesso, era esconderijo de cangaceiros. Vários índios da tribo Pankararé entraram para o cangaço, sendo mais famoso o casal Gato e Inacinha.
O objetivo da Estação ecológica é proteger o ecossistema e permitir o desenvolvimento de pesquisas científicas da fauna e da flora nela existentes. É o lar da arara-azul-de-lear, animal ameaçado de extinção. É administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Bio diversidade (ICMBio). O acesso é restrito a finalidades educacionais e científicas. Depende de autorização prévia.




Suas formações rochosas indicam que o Cânion seco já foi mar ou braço do Rio São Francisco.




O Raso da Catarina é cercado pelas cidades de paulo Afonso, Rodelas, Chorrochó, Macururé, Canudos e Jeremoabo.



Pesquisadores de vários países realizam suas pesquisas nesse bioma único e belo.

o Dedo de Deus é um dos cartões postais do Raso da Catarina.
12 quilômetros de Cânion revelam uma infindável formação de desenhos em seus paredões.
lugar onde a natureza deixou sua perfeição

Um comentário:

  1. um lugar incrível espero em outras oportunidades esta no raso novamente. joão gostaria de saber o nome de um povoado q passamos que tem varias pedras ao lado de uma igreja.

    ResponderExcluir