sexta-feira, 24 de outubro de 2014

UMA TARDE SAUDOSA AO LADO DOS AMIGOS ALCINO ALVES COSTA E IVANILDO SILVEIRA

João, Alcino e Ivanildo

     Alcino Alves Costa foi um dos grandes pesquisadores do cangaço. seus livros são referenciais para quem estuda a parte sergipana sobre o cangaceirismo.
Estivemos juntos em várias oportunidades, participando de seminários, palestras e eventos sobre o cangaço. Sempre viajávamos juntos e o acompanhei em sua primeira viagem de avião,  viagem tensa por seu medo de avião,  uma aventura vivida pelo "Decano de Poço Redondo" e que nos proporcionou muitos risos.
almoço na casa do decano
 Um dos momentos mais marcantes ao lado desse saudoso amigo foi uma visita que eu e Ivanildo Silveira o fizemos em Poço Redondo e que finalizou em uma visita a Maranduba, local de um dos grandes combates entre cangaceiros e volantes.
Seguimos os caminhos onde os moradores da região encontram centenas de balas do combate e Alcino chegou a ferir um dos braços.
Depois seguimos até a casa de Alcino onde nos serviram um verdadeiro banquete.
Aquela foi uma tarde memorável ao lado do grande e hoje saudoso amigo. Alcino era uma figura ímpar, daquelas que nunca esqueceremos e que no final da vida, lembraremos com saudade e declarando que a vida valeu ser vivida só pela qualidade de alguns amigos.

fazenda Maranduba: ganhamos duas balas do combate

a cruz de um soldado morto







Nenhum comentário:

Postar um comentário