segunda-feira, 14 de março de 2016

Mulheres são homenageadas com I EXPO MARÇO MULHER aberta dia 07 no Espaço Cultural Raso da Catarina




     

Mulheres são homenageadas com I EXPO MARÇO MULHER aberta dia 07 no Espaço Cultural Raso da Catarina 

Texto do Jornal Folha Sertaneja- Antonio Galdino da Silva


Mulheres da Rede Sócioassistencial de Paulo Afonso Mulheres da Rede Sócioassistencial de Paulo Afonso
 No mês da Março, dedicado à mulher, intensa programação vem sendo desenvolvida pelas Secretarias da Prefeitura como a de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Esportes e Cultura em homenagem às mulheres.
Uma amostra significativa dessas homenagens aconteceu na noite de 7 de Março com a abertura da I EXPO MARÇO MULHER no Espaço Cultural Raso da Catarina com a proposta de que “a homenagem das mulheres serão obras delas próprias”, ou seja, ali naquele espaço, durante todo o mês de março, estarão expostas “peças produzidas por mulheres que são acompanhadas pela rede socioassistencial do município”.
Ali estarão durante todo o mês, para visitação publica das 07 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, trabalhos manuais, pinturas, bonecas de pano, artigos diversos criados por mulheres ligadas ao Centro de Referência da Mulher, aos CREAS, ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher/CMDM, à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher/DEAM e outros organismos gerenciados ou apoiados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/SEDES e outras secretarias da área social do município de Paulo Afonso.

Foto: Antônio Galdino
 O objetivo, segundo os organizadores do evento “é mostrar à comunidade, difundir na sociedade, as várias ações que beneficiam mulheres em Paulo Afonso, oferecendo a elas oportunidades que perderam na vida e proporcionando geração de renda, ressocialização, motivação, inclusão social, valorizando a arte e a cultura, e gerando assim muitos outros benefícios com a elevação da auto estima, tornando-as mais felizes”, como disse a coordenadora doo Centro de Referência da Mulher/CRM, Isabela Teixeira, na abertura desta I Expo Março Mulher.
Entre os visitantes da noite de abertura desta exposição estavam os alunos da turma de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Casa da Criança I, acompanhados pelas professoras Maria da Conceição Santos e Sandra Souza e da gestora desta unidade municipal de educação, Alzinete Lacerda.

Foto: Antônio Galdino
Alunos da Escola Casa da Criança I, visitam exposição
Alunos da Escola Casa da Criança I, visitam exposição

Foto: Antônio Galdino
Professora Carmem, da Secretaria Municipal de Educação, ao centro.
Professora Carmem, da Secretaria Municipal de Educação, ao centro.
 A Professora Maria do Carmo, mais conhecida como Professora Carmem, falou em nome da Secretária Municipal de Educação, Professora Selma Carvalho, dizendo da “importância deste evento e da participação da rede municipal de ensino como parceiros desses projetos e dos alunos da rede municipal que estarão fazendo a visita programada dessa exposição nos outros dias mas estão aqui representados pelos alunos de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Casa da Criança I, acompanhados da sua gestora, Alzinete e das professoras Conceição e Sandra. A professora Selma pede que se transmita a todas nós mulheres o seu abraço e votos de pleno sucesso dessa I Expo Março Mulher”.

Foto: Antônio Galdino
Mulheres artesãs e suas bonecas de pano na I EXPO MARÇO MULHER
Mulheres artesãs e suas bonecas de pano na I EXPO MARÇO MULHER
Dentre os trabalhos expostos estão as bonecas confeccionadas pelas artesãs Elaine Cordeiro, Maria do Socorro e Elisia Crispiniano participantes do grupo do CRM que desenvolveram suas peças na Estação da Juventude, outro órgão ligado à SEDES, que ali estavam, orgulhosas da sua criação.

Foto: Antônio Galdino
Da esq: Lúcio Flávio, João de Sousa Lima, Isabela Teixeira, Katiane e Rafael Oliveira
Da esq: Lúcio Flávio, João de Sousa Lima, Isabela Teixeira, Katiane e Rafael Oliveira
 Além do Diretor de Cultura de Paulo Afonso, o escritor e historiador João de Sousa Lima, que coordena o Espaço Cultural Raso da Catarina, estavam presentes o cantor Oscar Silva, autor do Hino de Paulo Afonso e Lúcio Flávio, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência/COMPEDE. Também ali estavam coordenadoras dos CREAS, como Adriana, do CREA/Prainha, a Assistente Social Patrícia e a Piscóloga Roseane do CRM e, Maria do Rosário, Rosa, coordenadora da Estação Juventude, dentre outras mulheres igualmente homenageadas pelo belo trabalho que vem realizando em Paulo Afonso.
Todas as mulheres e os outros presentes na abertura desse evento foram recepcionados pelo violão de Rafael Oliveira, que é professor de violão da oficina de música mantida pela Secretaria de Cultura e Esportes e a linda voz de Keliane interpretando sucessos da música popular brasileira.
Não custa repetir que a I EXPO MARÇO MULHER ficará no Espaço Cultural Raso da Catarina até o final de Março, aberta gratuitamente ao público em geral de segunda a sexta-feira, da 07 às 13 horas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário