sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

HÁ 100 ANOS ERA ASSASSINADO O EMPRESÁRIO DELMIRO GOUVEIA -www.joaodesousalima.com.br



   

Nesse ano de 2017, em outubro, fará 100 anos que Delmiro Gouveia foi assassinado. Sua morte até hoje é um grande mistério e várias histórias permeiam esse fatídico dia. Várias hipóteses foram levantadas, vários pesquisadores tentaram chegar a um veredicto e nada de concreto ficou quanto a responsabilidade de quem seria o mandante do crime. 
A verdade é que em outubro de 1917 o nordeste e o Brasil perderam um dos maiores gênios da nossa indústria e comércio.
Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu no dia 05 de junho de 1863 na Fazenda Boa Vista, em Ipu, Ceará.
Filho de Delmiro Porfírio de Farias e Leonilda Flora da Cruz Gouveia. Seu pai lutou como voluntário na Guerra do Paraguai e não mais voltou. Sua mãe foi para o Recife e casou com o advogado Meira Vasconcelos, seu patrão.
Em 1878, Delmiro ficou órfão de mãe e com quinze anos arrumou seu primeiro emprego, como condutor e bilheteiro do bonde que ia de Apipucos para o Recife. Em 1881, trabalhou como caixeiro. Em 22 de agosto de 1883, casou-se com a filha do tabelião da cidade de Pesqueira, interior de Pernambuco, Anunciada Cândida (Iaiá), com apenas treze anos de idade.
 Em 1889, passou a trabalhar para o americano John Sanford, intermediário de um curtume da Filadélfia, que se instalou no Recife. Delmiro desenvolveu seu inglês e se tornou o melhor empregado do curtume. Em 1892, assumiu a gerência da filial, mas a empresa não atingiu o lucro esperado e terminou fechando. Delmiro foi para Filadélfia, adquiriu as instalações do escritório e em 1895, voltou como patrão. Mais uma vez a empresa fechou as portas.
Em 1898, instalou um Mercado Modelo no terreno comprado ao Derby Club. Uma área de 129 metros de comprimento, 264 boxes com balcão de mármore. Delmiro manda erguer um palacete perto do mercado e vai ali morar. Na época, o poder político em Pernambuco estava nas mãos de Rosa e Silva, vice-presidente da República. Desligado dos políticos dominantes, Delmiro era visto como ameaça aos grandes interesses agrícolas. Constantemente tinha suas mercadorias apreendidas e recebia ameaça de morte. No dia 2 de janeiro de 1900, seu mercado é incendiado e reduzido a cinzas. Delmiro é preso, por ter agredido o vice-presidente. No dia seguinte um habeas corpus restitui sua liberdade.
Delmiro Gouveia partiu para o próximo passo, a exploração do potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso. Foram dois anos de trabalho intenso e em 1913, é inaugurada a primeira Usina Hidrelétrica do Nordeste. No dia 5 de junho, sua fábrica inicia a produção de fios e linhas Estrela. Em pouco tempo exportava para o Peru e Chile. Foram abertas estradas, construída uma vila operária, escolas e seus funcionários recebiam vários benefícios. A Fábrica de Linhas Estrela era um modelo para a época.
Em Planejando construir ali uma fábrica de linhas de costura - que até então eram importadas da Inglaterra, as conhecidas Linhas Corrente, que monopolizavam o mercado brasileiro - e apelando para ideais nacionalistas, nativistas e cívicos então em voga, conseguiu do governo de Alagoas concessões que incluíam o direito à posse de terras devolutas, isenção de impostos para a futura fábrica, e permissão para captar energia da cachoeira de Paulo Afonso, além de recursos governamentais para ajudar na construção de 520 quilômetros de estradas ligando Pedra a outras localidades.[2][5] A partir de 1912 iniciou a construção da fábrica de linhas e da Vila Operária da Pedra, com mais de 200 casas de alvenaria. Em 26 de janeiro de 1913 inaugurou a primeira hidroelétrica do Brasil com potência de 1.500 HP na queda de Angiquinho. Em 1914 iniciou as atividades da nova fábrica sob a razão social Companhia Agro Fabril Mercantil, produzindo as linhas com nome comercial "Estrela" para o Brasil, e "Barrilejo" para o resto da América Latina. Com preços muito abaixo das "Linhas Corrente", produzidas na Inglaterra pela Machine Cotton, que até então monopolizava o mercado de linhas de costura em toda a América Latina,[5] logo dominou o mercado brasileiro, e amplas fatias dos mercados latino-americanos.
O sucesso da empresa - que em 1916 já produzia mais de 500.000 carretéis de linha por dia - chamou a atenção do conglomerado inglês Machine Cotton, que tentou por todos os meios comprar a fábrica. Por motivos políticos e questões de terras, Delmiro Gouveia entrou em conflito com vários coronéis da região, o que provavelmente,

Acabou sendo assassinado misteriosamente em Vila de Pedra (1917), município que hoje tem seu nome, aos 54 anos de idade, no terraço da sua casa, um crime que jamais foi esclarecido.

para conhecer mais a história leiam:
Angiquinho: 100 anos de História, Delmiro Gouveia, O Rio São Francisco e a Chesf. 
para adquirir: joaoarquivo44@bol.com.br
75-988074138
www.joaodesousalima.com.br





















Nenhum comentário:

Postar um comentário