sexta-feira, 7 de abril de 2017

PAULO AFONSO: SUA HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA - Voces conseguem descobrir quem são essas pessoas? - www.joaodesousalima.blogspot.com


    De um grande acervo fotográfico colhi essas imagens das primeiras pessoas que viveram nossas histórias.
alguém consegue reconhecer alguma pessoa dessas fotografias?



UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DE PAULO AFONSO:



PAULO AFONSO E A RUA DA FRENTE.

     Sou aficionado por nossas histórias. A história de nossa cidade, das imagens e filmagens da criação da CHESF, do poderio hidroelétrico através da geração de energia, o Rio São Francisco, a Cachoeira de Paulo Afonso, os fatos acontecidos, os personagens populares, políticos e folclóricos de nossa cidade.
      Coleciono tudo que se refere à história do nosso município e região, porém o que mais me fascina é ver, compreender, descobrir e analisar nossa história através da fotografia. Um dos meus passatempos preferidos é vasculhar acervos, procurar velhos baús, correr atrás de fotos antigas que liguem nossas histórias antigas com nosso momento presente.
    Cheguei a Paulo Afonso em janeiro de 1970 e a primeira casa que morei foi na “Rua da Frente”, próximo a oficina de Rui das Molas, lá foi o primeiro emprego de minha irmã Bernadete. Depois nos mudamos pra outra casa mais acima. Lembro-me do posto de combustível que tinha ali, a estrada da Baixa Funda onde meu irmão passava todo dia pra ir ensinar no CIEPA. Lembro o sino da igreja matriz tocando, convocando os fieis para as missas, lembro meu pai Raimundo Piancó aguando a rua com um carro pipa, os soldados do exército tirando serviço na guarita da vila dos cabos e sargentos. Ficava admirado com os soldados marchando, realizando as instruções (anos depois servi naquela companhia, mais precisamente em 1983, soldado Sousa Lima, número 145, 2º pelotão de fuzileiros da 1ª Companhia de Infantaria)...  
... Porém o que mais me marcou naquele tempo foram as aulas na Escola Casa da Criança I.  A Casa da Criança deixou entre tantas outras coisas as lembranças dos vários amigos e das professoras dona Clarice (a professora mais sorridente, atenciosa e feliz que conheci na vida) e dona Amanda Jatobá.
     A Rua da Frente foi um nome que ficou eternizado em minha memória, tanto por suas lembranças quanto por seu nome forte. Tão forte que seu nome oficial chamado Avenida Getúlio Vargas, quase não faz parte de meu linguajar quando tenho que me referir a ela.
     Recentemente o confrade e escritor Gecildo Queiroz escreveu um livro intitulado “A Rua Da Frente: Memórias de Um Tempo Que Nunca Morre”, onde narra suas reminiscências.    
     O que quase ninguém sabe é que a Rua da Frente já teve outro nome e sobre esse fato descobri recentemente essa menção. Vamos aos fatos:
Apaixonado por fotos que relembre minha cidade, sempre pesquiso em revistas, sebos, bibliotecas e sites sobre Paulo Afonso. Um dos sites que sempre procuro é o Mercado Livre e eis que realizando uma dessas buscas encontrei uma fotografia de uma britadeira com o título: “Fotografia de Zé Miron”. Todos da cidade conhecem ou já ouviu falar em Zé Miron, até por que o nome dele virou sinônimo de quem realiza fotos em família, festas, casamentos, aniversários e batizados. Todos falam: Tira a foto ai Zé Miron!
       De imediato comprei a fotografia. Alguns dias depois recebo a imagem em casa. Analisei a figura onde dois senhores estão próximos da britadeira, na tentativa de ver se reconhecia alguém. Quando observei o verso da foto fiquei surpreso com um carimbo com as legendas:




“FOTO SÃO JOSÉ
JOSÉ MIRON SIQUEIRA
RUA GONÇALVES MATHEUS, Nº 70
PAULO AFONSO – BAHIA”

     Rua Gonçalves Matheus? Nunca havia ouvido ninguém citar essa rua em Paulo Afonso. Procurei meu amigo Assis Siqueira, filho de Zé Miron, pra ver se ele saberia onde se localizava esse logradouro. Fiquei surpresa quando ele me falou:

 - A RUA GONÇALVES MATHEUS É A RUA DA FRENTE!
 - MAIS COMO? SEMPRE OUVIMOS FALAR QUE A RUA DA FRENTE FOI O PRIMEIRO NOME DESSA RUA!
- GONÇALVES MATHEUS FOI UM ENGENHEIRO QUE VEIO TRABALHAR NA CHESF E FOI ELE QUEM PROJETOU A RUA DA FRENTE, POR ISSO A HOMENAGEM EM NOME DELE!

     Aprendi nesse dia mais um pouco da história de nossa cidade, ouvindo essa explicação de Assis.
    Que as páginas de nossa historiografia registrem mais esse capitulo histórico.
    Através de uma simples, porém tão importante fotografia, um pouco mais de conhecimento, registros de uma época, fonte de informação para novas gerações, descoberta marcante através da arte de um fotógrafo que deixou seu nome gravado como um dos mais importantes profissionais das imagens de nossa urbe.
      A Rua Da Frente marcou profundamente minha trajetória de vida e eu jamais imaginaria que ela um dia havia se chamado: “RUA GONÇALVES MATHEUS”.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário