segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Abel Barbosa e Silva: O Emancipador de Paulo Afonso - www.joaodesousalima.blogspot.com


   



 ABEL BARBOSA e SILVA nasceu em Pesqueira-PE em 03 de Junho de 1928, filho de João Barbosa e Silva e de Quitéria Maria de Jesus. Hoje, 03/06/2017 completa 89 anos de vida.
Abel sempre viveu intensamente envolvido com a política do Estado de Pernambuco, especialmente na região do Agreste do Estado, entre as cidades de Pesqueira, Canhotinho, Catende, Sertânia e em terras do Cariri Paraibano como Monteiro e outras regiões, sempre acompanhando e atuando nas campanhas políticas de Agamenon Magalhães, Apolônio Sales, Barbosa Lima Sobrinho.
Com a chegada da Chesf à região de Paulo Afonso, o pai de Abel, João Barbosa, veio com a esposa, para trabalhar na construção das Casas Tipo “O” do Acampamento da Chesf. Abel ficou no Agreste Pernambucano.
No início de Setembro de 1950, o pai de Abel morreu e ele chegou a Paulo Afonso no dia 03 de deste mês para apoiar sua mãe, D. Quitéria e nunca mais voltou para o seu Pernambuco.
Em Paulo Afonso, que ainda se chamava Forquilha e Vila Poty, foi criando raízes. Fundou o Grupo de Escoteiros que passou a dirigir como já fazia nas terras pernambucanas. Em Outubro 1953 elegeu-se vereador pelo Distrito de Paulo Afonso para a Câmara Municipal de Glória.
Ali começou, a partir de 1954, a trabalhar para aprovar o projeto de sua autoria para a emancipação política de Paulo Afonso. Conseguiu essa aprovação em 10 de Outubro de 1956 e continuou em luta intensa para que fosse aprovado pela Assembléia Legislativa da Bahia e então outorgado pelo governador do Estado e o seu projeto virou a Lei Estadual 1.012 em 28 de Julho de 1958, assinado pelo governador Antônio Balbino de Carvalho que criou o Município de Paulo Afonso.








Nenhum comentário:

Postar um comentário