sexta-feira, 13 de abril de 2018

Academia de Letras de Paulo Afonso empossa novos Membros e homenageia a Chesf e as mulheres da ALPA

Academia de Letras de Paulo Afonso empossa novos Membros e homenageia a Chesf e as mulheres da ALPA
Nesta sexta-feira, dia 13, às 19 horas, no Memorial Chesf
Antônio Galdino
Academia de Letras de Paulo Afonso empossa novos Membros e homenageia a Chesf e as mulheres da ALPA

Nesta sexta-feira, dia 13, às 19 horas, no Memorial Chesf
Academia de Letras de Paulo Afonso
 Fundada em 4 de novembro de 2005, a Academia de Letras de Paulo Afonso reúne entre seus membros, escritores, pesquisadores, historiadores, compositores, poetas e produtores culturais de Paulo Afonso.
Entre seus membros há os sócios fundadores, efetivos, que são intelectuais e literatos moradores de Paulo Afonso e os sócios ou membros correspondentes que são, como os demais membros, pauloafonsinos ou moraram um longo tempo no município e agora moram em outras cidades, estados ou países e continuam produzindo literatura e interagindo com suas origens, neste município.
O acesso à Academia, ALPA, é feito a partir de rigoroso critério e a aprovação da maioria dos seus membros para o preenchimento de vagas em seu quadro que, em todas as categorias é de 40 membros.
A ALPA foi presidida até setembro de 2017 pelo professor Francisco Araújo Filho quando foi eleita, no dia 14 daquele mês, a sua nova diretoria que tem como presidente o professor e escritor Antônio Galdino da Silva. Além dele, formam a atual diretoria, eleita para o biênio 2017/2019, os seguintes escritores: historiador João de Souza Lima (vice-presidente), professora Maria do Socorro Araújo do Nascimento (secretária geral), professora e bacharel em Direito Jovelina Maria Ramalho da Silva (2ª secretária), professor/doutor Sandro José Gomes (tesoureiro) e Francisco Araújo Filho (2º tesoureiro).
 Esta diretoria, desde a sua eleição tem promovido ações de revitalização da ALPA, inclusive com o preenchimento de vagas no seu quadro de membros.
No dia 14 de Dezembro de 2017 vários novos membros foram incorporados ao quadro da ALPA, cumpridas as exigências definidas pelo Estatuto da instituição. Nessa data, alguns dos novos sócios da ALPA, Membros Correspondentes, estavam em viagem, alguns para o exterior como Edson Mendes (que estava em um intercâmbio na França e em Portugal) e Edvaldo Nascimento (que fazia atividades do seu Doutorado, em Portugal) e não puderam comparecer ao ato de posse.
Neste dia 13 de Abril, às 19 horas, no Memorial Chesf Paulo Afonso, estarão sendo empossados:
Edson Mendes de Araújo Lima (morando no Recife/PE), Edvaldo Francisco Nascimento (morando em Delmiro Gouveia/AL), Jaime Jackson Gomes Freire (morando em Santos/SP), Luiz Ruben Alcântara Bonfim (morando no Recife/PE) e Murilo Geraldo de Siqueira Brito (morando no Recife/PE).
Além da posse dos novos membros da ALPA, a Academia estará também prestando uma homenagem às mulheres acadêmicas e será realizada uma palestra, pelo professor Antônio Galdino, em homenagem à Chesf pelos seus 70 anos de atividades promovendo o desenvolvimento do Nordeste.
 Haverá também o lançamento de livros e cordel de autores membros da ALPA, como:
O Messianismo de Pedro Batista e a Cultura popular em movimento, de Alcilvandes Santana;
Depressão, a dor que eu desconhecia, de Jaime Jackson,
Um homem à sombra do seu destino, de Marcos Antônio Lima
Cordel de Paulo Afonso, de Murilo Brito
Alcilvandes Santana e Murilo Brito, também artistas plásticos, estarão expondo alguns dos seus quadros no Salão de Exposições do Memorial Chesf.
O evento contará com a participação musical do violonista, Rafael di Oliveira, professor do Departamento de Cultura de Paulo Afonso e do Coral Chesf de Paulo Afonso.
O evento é aberto para todos.






Um comentário:

  1. Sou historiador, moro em João Pessoa. Estou terminando uma biografia sobre a vida de Delmiro Gouveia, em português. Quero muito me contatar com o professor Edvaldo Nascimento, recentemente empossado na ALPA. Gostaria de saber mais sobre a Fundação Delmiro Gouveia, que ele fundou. Informações para o livro. Agradeceria se for possível encaminhar esta mensagem para ele. (eddieedmundson1@hotmail.com) Muito obrigado, William.

    ResponderExcluir