quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Biografia do Escritor e Historiador João de Sousa Lima





BIOGRAFIA
    João de Sousa Lima nasceu em São José do Egito, Pernambuco, no dia 20 de dezembro de 1964. Chegou em Paulo Afonso  em janeiro de 1970, com poucos anos de nascido e tornou-se filho adotivo das doces e amáveis terras baianas.
É filho de Raimundo José de Lima e Rosália de Sousa Lima. Tem três irmãos: José de Sousa Lima, Manuel José de Lima e Maria Bernadete Lima Santos. Pai de duas princesas: Stéfany da Silva Sousa Lima e Letícia da Silva Sousa Lima.
Serviu ao Exército Brasileiro em 1983, na 1ª Cia. de Infantaria, em Paulo Afonso, Soldado “Sousa Lima”, nº 145, do 2º Pelotão de Fuzileiros. Em 2016 foi Agraciado com o Título de Amigo da 1ª Companhia pelo Major Barroso Magno e com o Diploma de Amigo da 6ª Região Militar, pelo General Joarez Alves.
Em 2016 foi agraciado por unanimidade pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão de Paulo Afonso.
Foi condecorado com as Comendas: Comenda Maria Cangaceira, em 2015, em João Pessoa, Paraíba, pelo GMME – Grupo Mulheres Mãos Estendidas. Em 2016, através da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço foi condecorado com a Comenda Alcino Alves Costa.
Em 2017 foi Homenageado pelo IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso por sua pesquisa e preservação da História e Cultura Nordestina.
Licenciado em História e Escritor, hoje autor de 17 livros, ganhou notoriedade no meio artístico através dos elogiados livros: Lampião em Paulo Afonso, A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço e Moreno e Durvinha, Sangue, Amor e Fuga no Cangaço. Três magníficas e plausíveis obras, fruto de um excelente trabalho de pesquisa histórica.
Participou como co-autor dos livros: Ecologias de Homens e Mulheres do Semi-árido (UNEB – Campus VIII – 2005); Ecologias do São Francisco (UNEB-Campus VIII / Agendha – 2006); As Caatingas: Debates sobre a Ecorregião do Raso da Catarina (Governo da Bahia / UNEB – Campus VIII – 2007); Na Mala do Poeta (Antologia Poética -  2009).
É autor da Cartilha Fotográfica sobre a restauração da Casa de Maria Bonita e criador do projeto que transformou essa casa em Museu.
É o criador do NEC – Núcleo Experimental de Cinema de Paulo Afonso aonde vem produzindo alguns vídeos-documentários.
Ministra palestras em Faculdades, Universidades, Seminários e encontros voltados para a Educação e a Cultura Popular Nordestina.
A poesia é uma de suas paixões, fazendo emergir nos versos o que há de mais sublime na alma, fazendo revelar no Eu Poético toda a magia que doces palavras podem fazer: refletir e inspirar leitores.
Imortal da ALPA – Academia de Letras de Paulo Afonso - Cadeira número 06. Sócio permanente da SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço. Membro e Secretário da UNEHS – União Nacional de Estudos Históricos e Sociais, com Sede em São Paulo.
Membro Fundador e Diretor do IGH – PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso.
Membro do IGHP – Instituto Geográfico e Histórico do Pajeú, com sede em Serra Talhada.
Membro do GECC – Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.
Conselheiro e Membro do Cariri Cangaço.
Sócio Honorário do GFEC – Grupo Florestano de Estudos do Cangaço.
Membro do CECA/NECTAS – Centro de Estudos da Memória do Cangaço – UNEB CAMPUS VIII.
     Como profissional é elogiado em suas diversas atividades realizadas. Afirma sempre que seus trabalhos literários deram novo sentido à vida, deixando para a posteridade um legado de fiéis informações históricas, contribuindo com uma infindável legião de leitores e estudiosos dos temas relacionados ao Sertão Nordestino.






































































Um comentário:

  1. Parabéns Mestre João...todas as honras totalmente merecidas ...Grande historiador e poeta ..abco

    ResponderExcluir