quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Jornal do IGH Paulo Afonso - Agosto de 2019





JORNAL DO IGH –
PESQUISANDO E PRESERVANDO A NOSSA MEMÓRIA
          JORNAL DO IGH-PA – ANO II - Nº 23
               Paulo Afonso, Agosto de 2019

...................................................................................................................................................................
IGH – INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DE PAULO AFONSO ELEGE NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2019 A 2021


Em solenidade bastante concorrida aconteceu na noite da sexta-feira, dia 14 de Junho, na Casa da Cultura de Paulo Afonso, a posse da nova diretoria do IGH/PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso para o biênio 2019/2021.
Os novos eleitos, na segunda-feira, 10, foram:
Presidente – Historiador e escritor João de Sousa Lima
Vice-Presidente – Engenheiro, pesquisador Flávio José Ataíde da Motta
Secretária – Geógrafa Marta Tavares
Tesoureiro – Professor Severino Gilson Peixoto de Oliveira
Além dos membros do IGH, estamos presentes à solenidade também vários membros da Academia de Letras de Paulo Afonso - ALPA e significativa representação da sociedade local. A prefeitura de Paulo Afonso se fez representar pela Sra. Juvandir Tenório (D. Didi), esposa do prefeito Luiz Barbosa de Deus. Pela ALPA, além do seu presidente, Professor e escritor Antônio Galdino da Silva, estavam presentes, João de Sousa Lima, vice-presidente da ALPA e novo presidente do IGH, Socorro Mendonça, Marcos Antônio Lima (que veio de Santa Brígida/Colônia), Roberto Ricardo (fundador do IGH), Edson Barreto, Luiz Rubem.
 


RIO VAZA-BARRIS E O AÇUDE DE COCOROBÓ
O rio Vaza-Barria nasce ao sopé da serra dos macacos, no sertão baiano, próximo à cidade de Uauá. Sua bacia tem uma área de aproximadamente 17 mil km2, e seu comprimento é de 402 quilômetros. Esse rio banha os estados da Bahia e de Sergipe. Na Bahia, ele é intermitente, ou seja, um rio que durante o período das chuvas (ou cheias), apresenta água em seu curso e durante o período de estiagem (ou secas) desaparece temporariamente.
O Vaza-Barrís, segundo consta na história, recebeu este nome porque durante a Segunda Guerra Mundial, três navios brasileiros naufragaram neste rio. Os ribeirinhos narraram que viram barris afundando e vazando no rio. Embora, o significado de Vaza – Barris signifique “litoral que apresenta muitos recifes ocasionando grandes riscos de naufrágios”.
O rio foi visitado pela primeira vez em 1501 por uma expedição exploradora liderada por Gaspar Lemos.
A bacia deste rio faz limite com a bacia do rio São Francisco (Norte e Oeste) e com a bacia do rio Itapicuru (ao Sul). Essa bacia foi incluída na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) somente em 2017, pela Lei 13.481.
Devido à intermitência do rio, foi criado um açude no município de Euclides da Cunha (BA) e bem próximo a Canudos. Esse açude ganhou o nome de Cocorobó (que é o nome de uma variedade de capim, também conhecido como capim-cebola). O lago cobre uma área de 2.395 hectares e suas águas apresentam volume de 245.375.950 m3. Sua construção foi iniciada em 1951 e finalizada em 1967. O açude tem como finalidades: controle das cheias, irrigação das terras de jusante, piscicultura, aproveitamento das áreas de montante e o abastecimento de água da vila de Nova Canudos. Texto pesquisado pela Geógrafa Marta Cavalcanti Tavares – (mcites@gmail.com).

PAULO AFONSO, 61 ANOS DE HISTÓRIA
Nos 61 anos de Paulo Afonso, o Instituto Geográfico e Histórico realizou várias palestras sobre os diversos temas referentes á cidade. As palestras foram realizadas pelos professores Edileusa Pires, Flávio Motta, João de Sousa Lima, Marta Tavares, Roberto Ricardo e Gilson Peixoto, destinados aos CRAS e alunos da rede pública.
A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, continuando com os seus objetivos de incentivar a Educação e a Cultura inaugurou no mês de julho a sua Biblioteca, que abriga um grande acervo de livros para a comunidade pesquisar, inclusive com material em braile. Ela está aberta a toda a comunidade e aos alunos das escolas municipais e estaduais. Ela está localizada na Rua  Vitória, no Bairro Alves de Souza, por trás da UNEB e ao lado do Restaurante Pimenta. A equipe da Prefeitura está à disposição para prestar o apoio aos visitantes. O Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso parabeniza por mais esta iniciativa.
10 ANOS DO CARIRI CANGAÇO

A noite da última quarta-feira, 24 de julho de 2019, marcou a celebração em grande estilo dos dez anos do Cariri Cangaço. Em noite solene, o Salão de Atos da URCA - Universidade Regional do Cariri, na cidade de Crato, recebeu um qualificado público; representado por diversas autoridades, instituições culturais e educacionais, pesquisadores, escritores, estudantes e admiradores das temáticas nordestinas, vindos de todo o Brasil.
Logo após a execução do hino nacional brasileiro houve a entrada solene e festiva do Estandarte comemorativo aos dez anos do Cariri Cangaço, uma confecção da artesã paraibana Célia Maria e um presente do GPEC - Grupo Paraibano de Estudos do Cangaço. O estandarte celebra os dez anos do Cariri Cangaço como tema principal e apresenta ainda os brasões dos grupos de estudos ligados ao evento: SBEC, GECC, GPEC e GFEC. O estandarte comemorativo entrou no Salão de Atos da URCA sob o som do frevo pernambucano e tendo como testemunha, além dos presentes, de todas as bandeiras de estados nordestinos, dispostas nas laterais do auditório da Universidade.
O primeiro momento da noite marcou a apresentação do Cariri Cangaço que foi realizada pelo Presidente do IGHPA - Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, Conselheiro Cariri Cangaço, pesquisador e escritor João de Sousa Lima, que em suas palavras lembrou o inicio do exitoso empreendimento: "Lembro bem quando Manoel Severo esteve ao nosso lado no Seminário de Nascimento de Maria Bonita em Paulo Afonso, isso em 2008, e lá começamos a construir este grande evento que passou a ser o Cariri Cangaço", além disso, João de Sousa Lima ressaltou a história e os números expressivos do Cariri Cangaço ao longo de seus dez anos.
Em seguida o Conselheiro João de Sousa Lima, representando o IGHPA - Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso prestou homenagens a várias personalidades que receberam "Menção Honrosa" pelo IGHPA. Foram agraciados o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, a filha dos ex-cangaceiros Moreno e Durvinha, também Conselheira do Cariri Cangaço, Neli Conceição, o pesquisador potiguar Ivanildo Silveira, o presidente do GPEC, Narciso Dias e o presidente do GECC, Ângelo Osmiro; todos igualmente, Conselheiros do Cariri Cangaço.
A ORIGEM DO NOME PAULO AFONSO
  
   A origem do nome Paulo Afonso, dado às grandes quedas d’água do rio São Francisco na divisa dos estados da Bahia e Alagoas, tem versões contraditórias, algumas delas de sabor puramente popular, sem nenhuma fundamentação histórica.
       Fala-se de exploradores ligados à expedição de Martim Afonso de Souza, um deles chamado Paulo Afonso, que a teria descoberto em 1553. Ou ainda de dois padres – Paulo e Afonso – que teriam sido engolidos pelas águas da grande Cachoeira, quando desciam o rio São Francisco em tosco barco de madeira.
      Estudiosos afirmam que, até 1725, não há nenhum registro, nos arquivos do Brasil e de Portugal, que se refira a estas quedas d`água com o nome de Paulo Afonso. As quedas eram conhecidas como Sumidouro, Cachoeira Grande e Forquilha.
      Em 03 de outubro de 1725 o português Paulo de Viveiros Afonso recebeu uma sesmaria, nas terras da província de Pernambuco, cujo limite é exatamente o rio São Francisco, na região das grandes cachoeiras. Estendendo seus limites para o outro lado do rio, Paulo Viveiros Afonso teria criado, em terras baianas, o arraial que ficou conhecido como Tapera de Paulo Afonso.
       Somente a partir desta data fala-se na Cachoeira de Paulo Afonso que inspirou poetas, motivou a viagem do Imperador à região e mereceu estudos de aproveitamento da força de suas águas para gerar energia elétrica.
       As Usinas hidrelétricas construídas pela CHESF a partir do final da década de 1940 receberam também o nome de Paulo Afonso igualmente recebido pelo município criado pela Lei Estadual nº 1.012, de 28 de julho de 1958.

O IGH está participando da 13ª Primavera dos Museus do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus atuando com exposições e palestras que acontecerá nos dias 09 de Agosto à 09 de Setembro de 2019 na casa da Cultura.

IGH PA – INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DE PAULO AFONSO                                   Endereço: Sala João Pedro Canossi – Casa da Cultura – Av. Getúlio Vargas, ao lado do nº 512 Centro Paulo Afonso – BA – Telefone: (75) 3281.3011 – ramal 288.

Presidente: João de Sousa Lima
Vice-Presidente: Flávio Motta
Secretaria Geral: Marta Tavares
Diretora de Eventos: Edileusa Pires
Diretor Financeiro: Gilson Peixoto
Diretor de Cerimonial e Orador: Antônio Galdino
...................................................................
*Este jornal é impresso com o apoio da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário