segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Escritor e Historiador João de Sousa Lima participará do Cangaço campina, representando a cidade de paulo Afonso, Bahia, e o IGH- Instituto geográfico e Histórico




CULTURA
UEPB garante apoio cultural para ‘Cangaço Campina 2019’, o maior evento sobre a temática no Brasil

Os organizadores do evento “Cangaço Campina 2019” estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (04), com o reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Júnior, onde na oportunidade levaram ao conhecimento dos gestores da instituição, a programação do evento Cangaço Campina 2019 – História & Cultura Nordestina.

O evento é uma realização da Vila Sítio São João com o apoio do Portal Celino Neto e do publicitário Kennyo Alex, e acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O Cangaço Campina trará para a cidade rainha da Borborema, as maiores autoridades do Brasil sobre a temática ‘Cangaço’. A palestra de abertura ficará por conta escritora Vera Ferreira, neta de Lampião, e contará com as presenças de Paulo Brito, filho do Coronel João Bezerra; Expedita Ferreira filha Lampião e Maria Bonita; Eliza Dantas, filha do cangaceiro Candeeiro; Jaqueline Rodrigues, neta de Chiquinho Rodrigues, e Patricia Gastão, filha do historiador e pesquisador Paulo Gastão.
Além do reitor Rangel Júnior, participaram da reunião na sede da UEPB; o vice-reitor e professor Flávio Romero; o pesquisador do cangaço e vereador João Dantas; o publicitário e comunicador Celino Neto; o publicitário Kennyo Alex e o jornalista e professor do departamento de Comunicação Social da UEPB, Hipólito Lucena.
Para João Dantas, pesquisador do Cangaço e consultor do evento, o apoio da Universidade Estadual da Paraíba é de extrema importância, tendo em vista que a comunidade acadêmica precisa estar envolvida em um momento como este onde as maiores referências sobre a era lampiônica estarão reunidas em Campina Grande.  “Os alunos e professores das ciências sociais e humanas terão uma oportunidade única de desfrutar do conhecimento das maiores autoridades da temática Cangaço e ainda terão oportunidade de conhecer filhos e netos dos principais personagens desta saga sertaneja”. Justificou Dantas.
O reitor Rangel Júnior parabenizou os organizadores do “Cangaço Campina 2019” pela iniciativa, garantido o apoio da Universidade na logística do evento, ao tempo em que incentivou a comunidade acadêmica, sobretudo dos cursos de História, Comunicação Social, Sociologia e outros cursos das ciências sociais e humanas que possam se interessar pelo tema. O reitor ressaltou ainda que o evento contará como carga horária complementar para os alunos que precisam complementar tal requisito obrigatório para colação de grau.
As inscrições são gratuitas e online através do link: https://www.sympla.com.br/cangaco-campina-2019—historia–cultura-nordestina__696620

Mais informações estarão disponíveis no instagram do evento @cangacocampina.
Confira a programação completa do evento:
19h – Apresentação cultural.
19h30 – Abertura do evento, com as presenças de Paulo Brito, filho do Coronel João Bezerra e de D. Cyra Brito Bezerra; Expedita Ferreira e Vera Ferreira, filha e neta de Lampião e Maria Bonita; Eliza Dantas, filha do cangaceiro Candeeiro; Jaqueline Rodrigues, neta de Chiquinho Rodrigues; e Patricia Gastão, filha do historiador e pesquisador Paulo Gastão.
20h – Palestra com Vera Ferreira.
Dia 23 – Sábado
8h – Palestra “As mulheres e o Cangaço”, com João de Sousa Lima.
8h30 – Exibição do documentário “Os Últimos dias do Rei do Cangaço”, do jornalista João Marcos Carvalho, seguida de debate com os palestrantes.
14h – Palestra “O Cangaço e o turismo”, com Jairo Luiz.
14h30 – Palestra “Angico – Morte de Lampião. Uma abordagem Crítica”, com Ivanildo Silveira, seguida de debate com os palestrantes.
19h30 – Palestra Vida e Morte do Capitão Corisco, com Sérgio Dantas.
20h – Exibição do documentário “Angicos 80 anos depois”, de Aderbal Nogueira, seguida de debate com os palestrantes.
Dia 24 – Domingo
8h – Palestra “Maria Bonita – Período Maria Deano”, com Wanessa Campos.
8h30 – Palestra A construção da imagem pública de Lampião na imprensa entre 1922 a 1940, com Wescley Dutra.
9h – Palestra O Cangaço na Paraíba, com Bismarck Martins.
9h30 – Apresentação e entrega da Comenda Paulo Gastão aos convidados especiais e palestrantes.
10h – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário