segunda-feira, 16 de março de 2020

Escritor e Historiador João de Sousa Lima toma posse em Aracaju na ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço



         Foi realizado em Aracaju na última sexta feira, dia 13 de março de 2020, no auditório da Universidade |Tiradentes – UNIT, a solenidade de posse dos Integrantes da ABLAC - Academia Brasileira de Letras e Artes do Cangaço.
 A Cerimônia contou com a participação de numerosa assistência entre autoridades civis e militares, estudantes, pesquisadores, escritores e público em geral. Foram empossados 41 acadêmicos todos escolhidos a partir de criteriosa pesquisa em razão de seus trabalhos na análise do fenômeno cangaço. Sete estados do Nordeste foram representados entre os escolhidos, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
A Bahia teve três representantes da cidade de Paulo Afonso, nas pessoas dos escritores João de Sousa Lima, hoje presidente do IGH-PA – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, Gilmar Teixeira e Luis Ruben.
A ABLAC busca agregar o conhecimento disperso nos vários territórios da região, de maneira a afunilar os estudos e propor novos entendimentos, ampliando esses olhares para as coisas do sertão.
A cerimônia repercutiu intensamente nos meios culturais pela pluridade dos acadêmicos e pela proposta inovadora da entidade.
    João de Sousa Lima que tem como patrono o poeta e conterrâneo Rogaciano Leite, falou da importância e da honra em tomar posse na ABLAC, salientando que seus longos anos de pesquisas no tema cangaço agregam agora um valor inestimável em sua extensa trajetória de análises das histórias orais e do resgate dos fatos que tão densamente marcou um período do povo Nordestino no mais profundo Sertão.




João de Sousa Lima e o ex governador e Senador Albano Franco



três representantes de Paulo Afonso Luis Ruben, João de Sousa Lima e Gilmar Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário