quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Antonio Vieira e sua morte registrada no jornal folha sertaneja

Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA
22/12/2010 - 01:08

Faleceu Antonio Vieira, soldado volante do grupo do aspirante Francisco Ferreira.

Segunda-feira, 20 de dezembro de 2010 Antonio Vieira, soldado da volante do aspirante Francisco Ferreira, morre aos 98 anos de idade.

Antônio Galdino. Apoio de João de Souza Lima

Antônio Galdino Sargento Vieira, em sua casa em Delmiro Gouveia recebe a equipe da Folha Sertaneja, Galvídeo e WebTV Mandacaru e o Escritor João de Souza Lima

Faleceu Antonio Vieira, soldado volante do grupo do aspirante Francisco Ferreira.

Antonio Vieira da Silva morreu aos 98 anos de idade, em Delmiro Gouveia, Alagoas.

Antonio esteve na famosa batalha da Grota do Angico, sendo um dos primeiros a realizar o cerco a Lampião e seu grupo.

Em fevereiro deste ano ele recebeu a equipe do jornal Folha Sertaneja e da Galvídeo em sua casa em Delmiro Gouveia. Estávamos acompanhado do escritor João de Souza Lima. Ele conversou alegremente, contou detalhes de sua participação na volante, em um três grupos que cercaram Lampião na Grota do Angico, em Poço Redondo. Cantou e riu muito. Sua filha falava de um projeto de registro de suas memórias em um livro, o que ainda não foi realizado.

João de Souza Lima esteve também recentemente com Teófilo Pires e há um tempo atrás com o Tenente Lira, em Nazaré do Pico. Em todos esses momentos a Galvídeo acompanhou a visita do pesquisador e escritor João Lima. O resultado dessas viagens é a produção de um vídeo-documentário que está sendo finalizado com esses três importantes personagens, membros de volantes que andaram no encalço de Lampião e seu bando: Tenente Lira, sargento Antônio Vieira e Sargento Teófilo Pires.

O projeto é uma produção da Galvídeo e da WebTV Mandacaru com a narração de João de Souza Lima que também participa no apoio à direção de Antônio Galdino. As imagens foram colhidas pelos cinegrafistas Ricardo e Nícolas, da Galvídeo e as fotos são de Antônio Galdino e João de Souza Lima. As imagens foram feitas em Nazaré do Pico, Macururé, Piranhas, Grota do Angico, Paulo Afonso e Delmiro Gouveia e na caatinga sertaneja.

No momento esta sendo finalizado um vídeo-documentário sobre Antonio Vieira, o trabalho é uma realização em conjunto da TV Mandacaru com a Gal Vídeo e estará sendo lançado em breve. O documentário sobre Teófilo Pires já está disponível com João de Souza Lima.  

Antônio Galdino Sargento Vieira e seu uniforme, relíquia dos tempos dos combates nas volantes

Antonio Vieira foi um dos que marcou presença, em 2008, no grande encontro acontecido em Fortaleza, Ceará, onde foram reunidos cangaceiros e soldados, depois de 70 anos da morte de Lampião. No momento do encontro, onde estiveram presentes os ex-cangaceiros Moreno, Durvinha e Aristeia Soares, assim como os soldados Antonio Vieira e Teófilo Pires do Nascimento, eles foram entrevistados para o filme do cineasta Wolney Oliveira, que também estará sendo lançado em janeiro de 2011, em todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário