segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

As homenagens do Cariri Cangaço

Em Delmiro Gouveia, a última cangaceira!

.

Diário de Viagem, Aristeia.

Delmiro Gouveia,Dia 30, 9h 20min


 


Aristéia, João de Sousa Lima, Lia e Severo


 

No último dia de nossa Caravana Cariri Cangaço, depois de percorrer as terras mágicas dos sertões de pernambuco, sergipe e alagoas, aportamos em Paulo Afonso, Bahia. Entretanto antes de adentrar o solo baiano não poderíamos deixar de passar naquela simpática e acochegante casinha, ainda no município de Delmiro Gouveia - Alagoas; bem na fronteira com Paulo Afonso, casa de uma das últimas mulheres que viveram a saga do cangaço: Aristéia Soares.


 

Aristéia, nasceu no dia 13 de junho de 1913, dia de Santo Antônio; nem sei se ela pediu algum dia em sua vida um casamento ao bendito santo, o fato é que lhe apareceu um companheiro e com ele, a ainda menina Aristéia conheceu o mundo do cangaço. Ao lado do cangaceiro Catingueira, formou no grupo de Virgínio e depois com a morte do chefe, passaram a fazer parte do grupo de Moreno. Apesar do pouco tempo  na vida cangaceira; entre os anos de 1937 e 1938; as emoções fortes e as imagens ainda fazem parte do universo de lembranças dessa maravilhosa cangaceirinha simpática e amável, de 97 anos de idade.

.


Danielle, Aristéia e Marisa


 


 Aristéia e a homenagem do Cariri Cangaço a João de Sousa Lima


 


Uma das últimas cangaceiras vivas... 97 anos.


 


 É norma: A mesa do café sempre posta...


 


Marisa e Danielle na residência de Aristéia, em Delmiro Gouveia


 

Manoel Severo

.

Postado por CARIRI CANGAÇO 1 comentários

Reações: 

 

Nos bastidores...

.

Por dentro do Diário de

Aristéia Soares...


 


Damaris, Roberto e Pedro Soares


 

Qual o preço de um sorriso num mundo onde as pessoas desaprenderam a sorrir? Sorrisos, gentilezas, generosidade, atenção, amor... Não têm preço. Essas são as principais lembranças que levamos quando vamos visitar a residência da ex-cangaceira Aristéias Soares, em Delmiro Gouveia, Alagoas, quase na divisa com Paulo Afonso, Bahia.


 

Ali  moram além de Aristéia; a querida "Vó", como toda família a chama; Pedro Soares, seu filho, sua nora Damaris e os netos. A atmosfera do ambiente é facilmente percebida logo que se entra na sala de visita. Uma energia acolhedora simplesmente incrível, ali se respira alegria e contentamento, tendo como a grande maestra: Damaris Soares.


 

Quem não conhece Damaris, não se preocupe, é só chegar e logo vai ser acolhido com um super sorriso! A atenção e o cuidado dela com Aristeía e com todos que ali chegam, é algo incomum, chega a comover a todos que compartilham de seu dia a dia. Pedro com certeza tem uma grande esposa, mas Aristéia não ganhou apenas mais uma nora, ganhou uma encantadora filha.


 

A você grande Damaris, o reconhecimento da família Cariri Cangaço, por ser essa pessoa especial.


 

Manoel Severo

.

Postado por CARIRI CANGAÇO 0 comentários

Marcadores: Aristéia

Reações: 

 

Homenagem a João de Sousa Lima

.

Diário de Viagem, João de Sousa

Delmiro Gouveia,Dia 30, 10h 00min


 


Momento da entrega das comendas do Cariri Cangaço a João de Sousa Lima


 

Ainda lembro o primeiro contato que mantive com o escritor João de Sousa Lima. Foi numa manhã de junho de 2007, em Serra Talhada, quando participávamos de um fórum sobre cangaço. Daquele momento em diante se construiu entre nossas famílias uma amizade sólida e fraterna quando tivemos por várias vezes a oportunidade de compartilhar momentos inesquecíveis tanto em terras cangaceiras como ao lado de nossos filhos e esposas. João de Sousa Lima, com esse jeitão caipira durão, tem um coração imenso e bom. A esse amigo querido; talentoso e respeitado pesquisador e escritor, o reconhecimento do Cariri Cangaço.


 

"Os apaixonados pelo Nordeste, possuem uma grande dívida de gratidão para com os vaqueiros da história. Homens e mulheres que devotam sua vida ao estudo e à pesquisa, de sol a sol, tendo os Sertões por testemunhas...ao grande escritor

João de Sousa Lima a homenagem do Cariri Cangaço"

Manoel Severo

Um comentário:

  1. O escritor e pesquisador do Cangaço, o João de Sousa Lima, é merecedor de muitos e muitos parabéns, pois a sua luta em busca de encontrar mais fatos e fotos de ex-cangaceiros, e já passando dos 15 anos com o pé na estrada, com certezas, todos os seus amigos de profissão muito o admiram pela sua coragem, que com dificuldades entre os serrados dos sertões nordestinos, a procura de mais novidades sobre o cangaço, enfrenta sem medo.
    Eu sei que muitos já fizeram e continuam fazendo a sua parte, mas o João de Sousa Lima constantemente traz fatos e fotos para os diversos blogs que ele participa principalmente o do Cariri Cangaço.
    Espero que ele ainda vai encontrar alguns congaceiros que estão no anonimato.

    José Mendes Pereira – Mossoró-RN.

    ResponderExcluir