segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia Nacional da Poesia e Nascimento de Castro Alves


Hoje, 14 de março, dia Naional da Poesia e aniversario de Castro Alves; Ele dedicou uma poesia a minha cidade Paulo Afonso. Conheçam uma parte dessa poesia:
a Cachoeira de Paulo Afonso
"A Cachoeira! Paulo Afonso! o Abismo!
a briga colossal dos elementos!
as garras do centauro em paroxismo
raspando os flancos dos parcéis sangrentos
relutantes na dor do cataclismo
os braços do gigante suarentos
aguentando a ranger(espanto!assombro!)
o rio inteiro que lhe cai nos ombros..."

2 comentários:

  1. Antônio Frederico de Castro Alves nasceu no dia 14 de março de 1847, na fazenda Cabaceiras, a 42 km da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", nos dias de hoje, é Castro Alves, no Estado da Bahia.
    Desde criança que gostava da leitura, escrever e desenhar. Aos treze anos recitou pela primeira vez em público, um poema de sua autoria. No ano de 1862, foi morar em Recife, com a finalidade de ingressar na Faculdade de Direito. Mas ainda esse ano começou a publicar seus trabalhos num jornal. Na sua juventude, não teve tanto interesse pelos estudos, e o que gostava mesmo era a bebida, à boemia e aos seus versos.
    Ao conhecer a atriz Eugênia Câmara, recitou-lhe o primeiro de vários poemas que dedicou a ela. Como já tinha certa experiência sobre drama, escreveu “Gonzaga”, que foi premiado com uma coroa de louros com a inscrição “Ao Gênio”.
    Com o passar dos tempos, dedicou-se ao lirismo e ao abolicionismo, fazendo do amor e da liberdade seus temas de trabalho, como nos poemas “Vozes da África” e “Navio Negreiro”, sendo este um dos mais admirados entre todos os seus trabalhos.
    Incentivado por Gonçalves Dias e Varela, Castro Alves deu início a um novo tipo de poesia brasileira, intermediária entre o romantismo clássico e o ultrarromantismo.
    No ano de 1864 ingressou na faculdade, mas não chegou a completá-la, por motivo de viagens pelo país. Como era portador de tuberculose, doença que na época era responsável por muitas mortes, passou a ser perseguido por ela, até levá-lo à cova.
    Em 1866, o pai faleceu, e Castro Alves retornou à Bahia, onde se apaixonou por suas três vizinhas, escrevendo a poesia “Hebréia”.
    Nesse mesmo ano fundou ao lado de Rui Barbosa, uma sociedade abolicionista. Em 1868 partiu para São Paulo, onde passou a ser bastante respeitado.
    Logo que terminou o seu relacionamento com Eugênia, isolou-se na Bahia, e lá sofreu um acidente, tendo sido necessário amputar o pé.
    Em 1870, recolheu-se numa fazenda no mesmo Estado, realizando mais alguns trabalhos, entre os quais “Os Anjos da Meia Noite”.
    Castro Alves faleceu em 6 de julho de 1871, em Salvador, no Estado da Bahia, deixando uma das maiores e mais consagradas obras da poesia brasileira.

    Obras:

    Espumas Flutuantes (1870)
    Gonzaga ou a Revolução de Minas (1875)
    A Cachoeira de Paulo Afonso (1876)
    Vozes D''África, Navio Negreiro (1880)
    Os Escravos (1883)
    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  2. além do mais, é aniversário do matuto chico pedrosa...
    Um abração, João...

    ResponderExcluir