segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AOS VERDADEIROS VAQUEIROS DA HISTÓRIA


Nos últimos anos temos seguido incansavelmente, por questões mesmo do pouco tempo que nos resta, incursionado no campo da pesquisa histórica do cangaço, mundo que abrange além dos cangaceiros, soldados volantes, coiteiros, beatos, padres, missionários, sertanejos que viveram a  época em questão e dela foi parte de alguma forma.
Na realidade estamos vivenciando os últimos suspiros dos homens e mulheres que viveram essa saga. Dentro de no máximo 10 anos perderemos essa  história oral que tanto corremos atrás. Todos eles passarão, como é natural a todo vivente,  deixando seus rastros escritos no caderno dos caminhos nordestinos.
Diante de tantos registros equivocados e mal intencionados que estão surgindo, de pessoas sem o mínimo respeito com as histórias e suas verdades, loucuras tiradas unicamente dos pensamentos disformes, haverá um tempo em que contarão que Lampião entrou no Raso da Catarina pilotando um possante helicóptero equipado com bombas teleguiadas e mira a LASER. Haverá um tempo onde os absurdos contatos sobre o cangaço ultrapassarão o entendimento até mesmo da tecnologia que se fará presente no momento.  Lampião será o próprio “Júlio Verne”, com sua ficção submersa das 20 mil léguas submarinas. No futuro a história contará lampião indo à lua, travando combates com seres extraterrestres e derrubando suas máquinas que atingem a irrisória velocidade de 400.000 km em míseros 2 segundos, usando apenas uma velha “Baliadeira”.
Por hora já surgiu Lampião jogador de bola no Raso da Catarina e sendo um ótimo zagueiro, Lampião brigando na caatinga como se fosse o Tarzan  e pulando de galho em galho.
Mais recentemente Lampião tornou-se corno e homossexual, esse último impropério escrito por um juiz aposentado que por se sentir inútil no seu descanso e talvez esquecido  em sua repousante  autoridade, se deu ao capricho de difamar um homem que viveu à margem da lei, tendo por ferramenta de trabalho sua luta defendida pelo poder da arma com uma incansável estratégia de sobrevivência e que em momento algum deixou caminhos que indicassem esse comportamento.
Refletindo sobre tal afirmação e infundada situação senti pena dos homens que esse juiz  julgou em seu longo caminho de magistrado.
    Aos que levam a causa com mais seriedade, aos homens valorosos e ajuizados que conheci e que resistem na árdua labuta de poder registrar a verdade dos fatos e que merecem meu respeito e as considerações das gerações vindouras, dedico meu reconhecimento e minha gratidão:
Antonio Amaury, Frederico Pernambucano  de Mello, Sabino Basseti, Ângelo Osmiro, Aderbal Nogueira, Múcio Procópio, Geraldo Ferraz, Ivanildo Silveira, Kiko Monteiro, Lívio Ferraz, Manoel Severo, Sérgio Dantas, Rubervânio Lima,  Carlos Megalle, Carlos Eduardo, Carlos Elydio, Jack De White, Wescley Nunes, Antonio Vilela, Alcino Alves Costa, Renato Casimiro, Wilson Seraine, Thomas Cisne, Juliana Schiara, Ana Lúcia, Paulo Gastão, Leandro Cardoso Fernandes,  Pedro Luis,   Voldi Ribeiro, Luiz Ruben, Gilmar Teixeira, Honório de Medeiros, Jorge Robson, Narciso, Rostan Medeiros, Francisquinha, Kydelmir Dantas, Pereirinha, Nely Conceição, Raimundo Marins, Jairo, Inácio Loiola, Bosco André, Julio Schiara, Jadilson Ferraz, Paulo Moura, Zé Cícero, Archimedes Marques, Alfredo Bonessi, Cicinato Ferreira, Diana Rodrigues, Reclus, Alcivandes, Juracy  Marques, João Souto, Josué, Barros Alves, Petrúcio Luiz, Edson Barreto, Afrânio Cisne, Wolney  Oliveira, Felipe Marques, Marcos Passos, Haroldo Magno, Antonio Galdino, Lamartine Lima, Juarez Conrado, Sousa Neto, Oleone Coelho.

    Como diria meu amigo Severo: “OS VERDADEIROS VAQUEIROS DA HISTÓRIA”.
Homens que dedicaram tempo, trabalho, paciência e responsabilidade para contar um pouco do seu passado e de sua própria vida.

Obs.- desculpem se algum nome ficou de fora, avise-me que acrescentarei, porém não insistam em colocar nessa relação um tal  PEDRO MORAIS.  

Uma turma boa e com boas intensões históricas.
Kiko E Ivanildo: trabalho sério e responsável
Ângelo, Narciso, João, Wescley, Ivanildo, Vilela e Thomas: Seguindo a linha do entendimento e da vercidade.
a maior reunião  de estudiosos dos temas relacionados ao Nordeste.
Jorge Robson, João e dois sobrinhos do cangaceiro Esperança.
Kiko e sua amada esposa no dia que conheceram a biografia de Maria Bonita.
T
Aderbal Nogueira: Uma das referências de seriedade.
urma em pesquisa ao Raso da Catarina.
 Pereira, João, Pedro Luiz, Sousa Neto e Kiko.
reunião dos que estudam com seriedade o tema
João, Frederico, Francisco Lira e um dos diretores do IBAMA.
seguindo os ensinamentos do decano de Poço Redondo
Marcos Passos "guiando" o barco até a Grota do Angico, com João e Felipe Marques
os debates informais como aprendizado sempre acontecidos nas rodas de amigos.
trabalho sério e dignificante das mãos de Severo
João e Voldi

11 comentários:

  1. Amigo João, parabéns pelo texto, excelente!

    Abraço meu irmão.

    Juliana Ischiara

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo e irmão Joãozinho, receba meu abraço de gratidão e profundo respeito, você sabe que se não fosse pessoas especiais como você, talvez não existisse o Cariri Cangaço,

    Manoel Severo

    ResponderExcluir
  3. Primo, belo desprendimento, oportuno reconhecimento aos que se dedicaram a tão importantante tema da nossa História juntamente com você, que incansavelmente vem trazendo informações para aqueles que desconheciam a história do cangaço e, principalmente, para as gerações vindouras que não terão mais a oportunidade da oralidade dos que ainda existem e vivenciaram o congaço como protagonistas. Parabéns, pelo belo texto. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. AMIGO JOÃO,

    BELÍSSIMO TEXTO, E, O RECONHECIMENTO DAQUELES QUE PROCURAM DESVENDAR OS VERDADEIROS FATOS DO CANGAÇO..

    VOCÊ É UNÂNIME...TEM A ADMIRAÇÃO E O RESPEITO DOS ESTUDIOSOS DO TEMA...VALEU !!

    Abraço do amigo e admirador de seu trabalho.

    IVANILDO ALVES SILVEIRA
    Colecionador/estudioso do cangaço
    Natal/RN

    ResponderExcluir
  5. Ah, escritor. Eu nem mereço estar nesta lista... sou pequenininho. Apenas um estudioso do sertão, um observador, talvez apenas um curioso, à distãncia... Mas, conte comigo, se precisar.

    Antonio Galdino

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Saudações caro amigo,

    Acabo de postar seu texto e fotos em nosso portal - www.ganoticias.com.br
    Um forte abraço e força nessa luta

    Att.

    Geraldo Alves

    Ola João

    Obrigado por lembrar meu nome - vamos em frente com nossos estudos.

    abraço

    Recomendações

    Alfredo Bonessi


    Caro escritor João de Sousa,

    Admiro muito sua luta em tratar com carinho a História do Cangaço, com tamanha precisão. Sou um grande admirador de seu trabalho no rumo da pesquisa histórica do cangaço. Por favor, faça constar meu nome no rol dos outros estudiosos e defensores dessa história, agora, após longos sendo deturpada por quem desconhece o verdadeiro sentimento da alma do nosso sertanejo. Estarei lançando em Janeiro de 2012, Curiosidades e Fatos Sobre Lampião, tendo a participação do prefácio e orelha, dos colegas Osmírio e Manoel Severo. Sugiro que sempre nos informe algo a respeito do andamento do processo, onde o mesmo lançou tal livro.
    Fraternalmente,
    Haroldo Felinto.


    Professor João bom dia.

    O seu comentário acerca das futuras divulgações distorcidas sobre a vida no cangaço bem como dos personagens que estiveram direta e indiretamente inseridos no cenário são pertinentes, agora eu espero que pessoas esclarecidas e de boa índole iguais ao senhor se empenhem cada vez mais em mostra através de seminários, palestras, livros entre outros meios, o que realmente ocorreu sobre este famigerado fenômeno social. Espero ainda que a preservação materializada das vestimentas, armas, em fim, todos os acessórios vinculados ao cangaço sejam conservados nos museus, e que os futuros pesquisadores e também curiosos possam ajudar a perpetuar a história mais marcante do nordeste brasileiro, o cangaço.

    Leudo Fernando


    João
    Gostei da matéria, gostaria se possível quando houver algum debate, encontro, informe que tenho interesse de participar.
    Gostaria se possível que meu nome constar-se na relação dos pesquisadores a respeito do Cangaço.
    Atenciosamente
    Edimar Augusto de Medeiros


    Caro João,

    Agradeço a menção gentil.
    Abraço do amigo/admirador
    Frederico Pernambucano de Mello

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------

    Grande amigo.
    Quanto mais vejo seu trabalho mais lhe admiro. Vamos todos juntos colocar a historia do cangaço e todas as historias nordestinas no lugar que elas merecem que é dentro das escolas, das universidades e na cabeça do povo, pois um povo sem passado não e digno de ter um futuro descente.
    Abraços.
    Aderbal Nogueira







    Luta árdua e renhida
    Defender as nossas crenças
    Cada historiador trabalha
    Evitando desavenças
    Se encontrando em reuniões
    Trocando informações
    Respeitando as diferenças

    Obrigado, amigo João!

    Do poeta Paulo Moura


    João:

    Parabéns pelas palavras simples e que retratam com precisão a seriedade do estudo de um período histórico denominado cangaço. Há oportunistas que não tem espaço nesse universo de pesquisa, daí inventa, mas não tem crédito. Obrigado pelo elogio quanto à matéria de Corisco no blog de Severo.

    Amplexos:

    Edson.


    Caro João
    boa noite

    Sempre que consulto meu e-mail encontro algo sobre cangaço graças aos amigos que foi citado na lista não sabe se o amigo conhece
    meu empenho nos estudos do tema já participei de muitos encontros e pesquisas. Infelizmente não posso está em todas, parabéns
    a todos os amigos que se dedicam a este trabalho cultural. Obrigada pela matéria postada.
    Atenciosamente
    Vilma Maciel

    ResponderExcluir
  6. Amigo João,

    Você, como sempre, brilhante!!!
    Obrigado pela lembrança!
    Esse ano de 2011 ficará pra sempre, pelo menos pra mim, marcado por tantas coisas boas na minha vida! A primeira delas é ter entrado nesse universo cangaceiro via seus maravilhosos trabalhos, a segunda foi ter tido a honra e o enorme prazer de conhecê-lo pessoalmente, a terceira foi ter participado do grande Cariri Cangaço (com direito a conhecer pessoalmente mais tantas outras pessoas inesquecíveis) e em quarto, finalizando esse incrível ciclo, foi poder fazer isso com o meu super amigo e estimado pai.

    Abraços e tudo de bom,
    Felipe Marques Mota Passos

    ResponderExcluir
  7. Meu caro João de Sousa:
    Me inclua nos vaqueiros da história, até por conta do meu trabalho, inclusive como fundador da SBEC e de sua primeira diretoria. Publiquei (2007) o meu mais ilustre livro A CABEÇA DO REI com 360 páginas e com mais de 400 fotos. Livro sério à luz documental, sem adjetivos nem opiniões pessoais. Esgotou-se (1000 exemplares) em 4 meses e por mais de 7 semanas esteve na lista dos mais vendidos da Siciliano. È tão bom que não está nos sebos de livros usados. Quem tem não se desfaz. Publiquei em 2009 NO RASTRO DOS CANGACEIROS, uma cronologia com 152 páginas também esgotado. Fora disso, quando Secretario de Cultura do RN publiquei um álbum de desenhos sobre o cangaço com originais expostos em Mossoró e um artigo sobre a Medicina no Cangaço na revista do Instituto Cultural do oeste potiguar em Mossoró. Posso não ser o cangaceiro que vai de encontro aos sobreviventes e aos territórios do cangaço para pesquisar, mas meu trabalho é em cima de documentos, limpando a área dos exageros e adjetivos, das lendas e falácias como desse Juiz que baseado não sei em que diabos, tenta difamar o cego véio que tinha muitos defeitos, mas corno e viado ele não era. Estou revisando mais dois títulos para 2012; SÃO SARUÊ, a história das guerras do Nordeste e CHAPEU DE ESTRELAS, a história de todo o cangaço, de Lucas de Feira a Corisco véio. Parabéns pelo seu trabalho, meu abraço,

    IAPERI SOARES DE ARAUJO

    ResponderExcluir
  8. Alo Sr. Joao Souza Lima…digo Professor Joao Souza Lima…..estive vendo seu Blog e realmente me sinto impressionado com seu perfil literario e tambem de sua autoridade em muitos assuntos, o Cangaco sendo um deles…e muitissimo obrigado por sua participacao no projeto…..Gostei dos seus artigos….Saudacoes….Roque Machado

    ResponderExcluir
  9. Este Blog Link daqui Blogs que eu indico
    Este Blog
    Link daqui
    .Blogs que eu indico
    .
    quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
    A ARTE POÉTICA DE KYDELMIR DANTAS













    Ao amigo escritor João de Sousa Lima

    Nosso João de Sousa Lima,
    Cabra bom Pauloafonsino,
    Rememora os amigos,
    Com muita ciência e tino.
    Aqueles que levam a sério,
    Histórias, vidas e mistério,
    Deste Sertão nordestino.

    Agradeço a lembrança,
    Meu nome na relação,
    Pois a nossa amizade,
    Essa consideração,
    Não foi pega em arapuca,
    Nem em jogo de sinuca,
    Nem em mesa de salão.


    (Kydelmir Dantas - Mossoró-RN - dezembro de 2011).

    ResponderExcluir
  10. Este Blog Link daqui Blogs que eu indico
    Este Blog
    Link daqui
    .Blogs que eu indico
    .
    quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
    A ARTE POÉTICA DE KYDELMIR DANTAS













    Ao amigo escritor João de Sousa Lima

    Nosso João de Sousa Lima,
    Cabra bom Pauloafonsino,
    Rememora os amigos,
    Com muita ciência e tino.
    Aqueles que levam a sério,
    Histórias, vidas e mistério,
    Deste Sertão nordestino.

    Agradeço a lembrança,
    Meu nome na relação,
    Pois a nossa amizade,
    Essa consideração,
    Não foi pega em arapuca,
    Nem em jogo de sinuca,
    Nem em mesa de salão.


    (Kydelmir Dantas - Mossoró-RN - dezembro de 2011).

    ResponderExcluir
  11. Amigo João,
    Meu muito obrigado pela menção do nosso nome em seu trabalho.
    Um forte abraço do do seu amigo e admirador.
    Rostand

    ResponderExcluir