terça-feira, 21 de maio de 2013

NAS TRILHAS DO CANGAÇO: O ATAQUE DE LAMPIÃO AO CORONEL PETRONILIO REIS

  Quando em 1928 Lampião cruzou o Rio São Francisco saindo de Pernambuco pra Bahia, um dos primeiros contatos foi com o coronel Petronilio de Alcântara Reis " Coronel Petro". Petro era o chefe político de Santo Antonio da Glória, cidade hoje submersa pelas barragens do Rio São Francisco.
os vários livros contam que a amizade de Lampião com o coronel foi desfeita por que o coronel traiu Lampião, teriam os dois uma sociedade em terras e aminais.
Qunado houve a batalha que morreu Ezequie, irmão mais novo de Lampião, fato acontecido na Baixa do Boi, em Paulo Afonso, Lampião encontrou em um dos bolsos de um policial morto no combate, um bilhete do coronel endereçado ao comandante da volante e o bilhete falava dos esconderijos dos cangaceiros.
Lampião arquitetou sua vingança incendiando em torno de 18 fazendas do coronel. Começando de Glória, cruzando o Raso da Catarina, Lampião tocava fogo e matava os animais.
Dessas fazendas a única que permanece de pé é a fazenda Paus Pretos. Antes Paus pretos pertencia a cidade de Curaçá e hoje pertence a Chorrochó. Em Paus Pretos ainda resta os tornos de madeira com marcas escuras do fogo.
A fazenda é administrada por Paulo Reis, neto do coronel.
nas cheias forma-se um açude com sete quilômetros de extensão, no momento o açude encontra-se seco. Na casa sede da fazenda Lampião prendeu o vaqueiro Agostinho e o fez entrar dentro do curral e pegar na mão um cavalo e o vaqueiro conseguiu depois de muito trabalho. Os cangaceiros tiraram madeiras do curral e tocaram fogo na casa, quando o fogo começou a tomar os compartimentos da residência um papagaio começou a gritar: Olhe o fogo Maria. Maria, Maria, olhe o fogo. Lampião mandou um cangaceiro entrar na casa, atravessar o fogo e salvar o papagaio. O curral foi todo queimado e os animais mortos.


Açude da fazenda Paus Pretos com apenas um córrego de água.


a casa sede da fazenda Paus Pretos. dentro ainda encontramos dois tornos com marcas do fogo.


um dos tornos com marcas do fogo.
 Sebastião Carvalho, Paulo Reis (Neto do coronel Petro) e João de Sousa Lima (que mostra um dos tornos)
 detalhe do torno queimado.


um dos tornos queimados.
 João e Paulo Reis
 O curral queimado pelos cangaceiros
 nesse açude os cangaceiros  mataram vários animais.

Um comentário:

  1. BELA MATÉRIA AMIGO JOÃO,

    ACREDITAMOS QUE, HOJE, O NOSSO AMIGO JOÃO DE SOUSA LIMA, SEJA UM DOS ÚLTIMOS PESQUISADORES A ESTAR REALIZANDO TRABALHO DE CAMPO DE PESQUISA CANGACEIRA...E, A RESPOSTA ESTÁ AI...

    É FRENÉTICA E INCANSÁVEL ESSA DISPOSIÇÃO DO JOÃO, QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, NOS BRINDOU COM GRANDE MATÉRIAS E DESCOBERTAS...
    VALUE JOÃO, SIGA EM FRENTE...SEU TRABALHO ESTÁ SENDO RECONHECIDO POR TODOS AQUELES QUE ESTUDAM A SAGA DO CANGAÇO E DE SEUS PERSONAGENS..

    ABRAÇO
    IVANILDO ALVES SILVEIRA
    Colecionador do cangaço
    Membro do CARIRI-CANGAÇO E DA SBEC
    NATAL/RN

    ResponderExcluir