quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Drº Isac, Antonio Galdino, Juliano, NEGRITO, Manuel Severo, Marcos de Carmelita, Pedro Santos, Cariri Cangaço e Gilmar Teixeira em defesa de João de Sousa Lim a e da classe artistica brasileira

Dr. Isac de Oliveira (Foto: Cortesia PA4.,com.br

Em tumultuada sessão da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, quatro vereadores, a conhecerem seus nomes: Antônio Alexandre, Mário Galinho, Pedro Macário e Edílson do Hospital, sendo dentre esses o mais infeliz por sua colocação: AQUI NÃO É LUGAR DE LANÇAR LIVRO, frase dita por Mário galinho.
O  escritor João de Sousa Lima que havia sido convidado para lançar seu novo livro Paulo Afonso e a Vila Poty:  A História Não Contada, teve que enfrentar a falta de educação desses quatro mal representantes da sociedade pauloafonsina.
a repercussão foi generalizada e o apoio da população foi de imediato. Centenas de mensagens foram emitidas de várias partes do Brasil por amigos e fãs do escritor. Muitas moções de repúdios contra os vereadores foram mandadas no momento.
o advogado Drº Isac se pronunciou com um texto que foi lançado no site de Ozildo Alves. O escritor Gilmar Teixeira lançou sua nota de Repúdio: NOTA DE REPÚDIO A ALGUNS VEREADORES DE PAULO AFONSO, EM ESPECIAL AO VEREADOR MÁRIO GALINHO, AUTOR DA FRASE: "AQUI NÃO É LUGAR PARA LANÇAR LIVRO" E OS VEREADORES ANTONIO ALEXANDRE, MACÁRIO E EDILSON DO HOSPITAL QUE SE RETIRARAM DO PLENÁRIO NA HORA DA FALA DO ESCRITOR JOÃO DE SOUSA LIMA, UMA FALTA DE RESPEITO AO ESCRITOR E SEUS CONVIDADOS, QUE ERAM MAIORIA NO LOCAL. FICA MINHA SOLIDARIEDADE AO AMIGO JOÃO E A VERGONHA DE MINHA CIDADE TER POLÍTICOS TÃO DESPREPARADOS.



Marcos de Carmelita falou: Palhaços! são esses canalhas que representam o povo Pauloafonsino? que vergonha saber que existem pessoas dessa estirpe ainda na política, tais quais os vermes podres que infestam o nosso congresso nacional e nosso senado,. são dignos de repúdio....   ... João de Sousa Lima está muito acima disso tudo, é digno, é honesto e tem lutado incansavelmente pelo desenvolvimento da cultura na cidade de Paulo Afonso. é digno de aplauso e merece toda nossa  homenagem e respeito. me solidarizo com meu amigo João de Sousa Lima e seus convidados que mereciam aplausos e não o desdém dessa corja que só esta preocupada com seus próprios interesses financeiros e nada mais. a casa do povo não é de vocês, Paulo Afonso não lhes pertence. Espero que o povo saiba escolher melhor seus representantes e não venda voto  e nem eleja pessoas sem escrúpulos e sem a menor condição de ocupar um cargo público.


Manoel Severo, Presidente e Coordenador do Cariri Cangaço escreveu:  NOTA OFICIAL DE REPÚDIO

O CARIRI CANGAÇO ATRAVÉS DE SEU CONSELHO CURADOR SE SOLIDARIZA AO SEU CONSELHEIRO, PESQUISADOR, ESCRITOR E POETA, DE RENOME NACIONAL, JOÃO DE SOUSA LIMA, POR OCASIÃO DO LANÇAMENTO DE SUA MAIS NOVA OBRA LITERÁRIA, NO ÚLTIMO DIA 04 DE SETEMBRO, NO PLENÁRIO DA CÂMARA  MUNICIPAL DE PAULO AFONSO, QUANDO ALGUNS VEREADORES SE RETIRARAM DO PLENÁRIO EM FLAGRANTE DESRESPEITO NÃO SÓ AO BRILHANTE PERNAMBUCANO, MAIS TAMBÉM A CULTURA DO HOMEM SERTANEJO QUE ENGRANDECE SUA MEMÓRIA E HISTÓRIA ATRAVÉS DOS TEMPOS. AO CONSELHEIRO E QUERIDO AMIGO JOÃO DE SOUSA LIMA, O NOSSO IRRESTRITO APOIO, ADMIRAÇÃO E RESPEITO.


outras manifestações em favor do escritor João de Sousa Lima e contrárias a atitude dos quatro vereadores:


Dr. Isac de Oliveira (Foto: Cortesia PA4.COM.BR0
JUSTIÇA A JOÃO SOUZA
     Ontem, quatro de setembro do presente ano, na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, quatro vereadores fizeram da Casa do Povo um palco de sua ignorância; os que ali se fizeram presentes se sentiram constrangidos diante do patético incidente protagonizado por quatro Edis. O incidente a que me refiro, foi a interpelação dos quatros vereadores contra o lançamento de livro naquela Casa, que aliás, sem nenhuma cerimônia, até bem recente, se prestou a velório.
     Na ocasião o nosso escritor, João de Sousa Lima, autorizado pela Presidência da Casa, estava ali para lançar o seu novo livro “Paulo Afonso e a Vila Poty”. Mas, o que dizer de políticos que são contra o lançamento de livros? Só quem não ler é contra os livros, a leitura e a literatura.
Qualquer lugar é apropriado para lançar um livro, quanto mais a Casa Cidadã! Os quatro vereadores constrangeram o nosso escritor e os seus convidados, não menos o Presidente da Casa que o autorizou entregar ao povo, a obra que relata a “História não Contada de Paulo Afonso e a Vila Poty”. Há algo mais conveniente aos vereadores do que receber de um escritor a história do município? Só a estupidez não enxerga o óbvio!
 Não obstante isto, o nosso João se encontrava no recinto para lançar o livro sobre Paulo Afonso, albergado pelo disposto no art. 142 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, diante de tudo, como classificar a desarrazoada reação de quatro vereadores contra o lançamento do livro da história de Paulo Afonso? O nosso escritor, doa sua vida as letras, num trabalho hercúleo e desprovido de recursos – somente para enriquecer a cultura municipal.
 Na ocasião João de Souza foi justiçado pelos demais vereadores, que se mantiveram sentados, prestigiando-o; não prestigiado pela fala emocionada do Presidente eleito da Academia de Letras de Paulo Afonso, o nosso estimado Galdino. João, obrigado pelo presente que nos deu sua obra “Paulo Afonso e a Vila Poty” – aos tolos o silêncio!
 Atenciosamente,
ISAC DE OLIVEIRA
Advogado

 João de Sousa Lima lançará seu novo livro dia 14 de setembro no Memorial Chesf, uma vez que na Câmara de Vereadores foi Muito Tumultuado pela ação de quatro vereadores da oposição.
A saber, os vereadores foram: Antônio Alexandre, Mario galinha, Pedro Macário e Edílson do Hospital
Antônio Galdino
 A convite do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Marcondes Francisco dos Santos, o escritor João de Sousa Lima apresentou, dia 4 de Setembro, na Câmara Municipal de Paulo Afonso, o seu novo livro que mostra fatos novos e ressalta aspectos da vida de pioneiros que fizeram a história de Paulo Afonso.
Para prestigiar o acontecimento, João também convidou amigos, autoridades do município e familiares para esse momento que aconteceu durante a realização da Sessão Ordinária deste Poder Legislativo de Paulo Afonso. E as galerias estavam cheias como não se costuma ver regularmente nesta Casa do Povo.
Mas, de forma estranha, o vereador Mário Galinho, apoiado pelos vereadores Antônio Alexandre, Pedro Macário e Edilson do Hospital, da chamada bancada de oposição desta Câmara de Vereadores, apresentou uma questão de ordem questionando esse momento cultural no espaço da galeria da Câmara Municipal.
 A partir desse questionamento, criou-se um tumulto e após ter sido o assunto colocado para a decisão do plenário, à luz do Regimento Interno da CMPA, foi aprovada a continuação do pré-lançamento do livro Paulo Afonso e a Vila Poty, a história não contada. cujo conteúdo foi mostrado pelo seu autor em fotos históricas de Paulo Afonso.
O resultado da votação dos vereadores não agradou aos vereadores da bancada de oposição presentes e eles se retiraram do plenário, revoltados, numa atitude desrespeitosa para com os muitos convidados presentes, e muitos deles, como o Major Kauê, da 1ª Cia de Infantaria deixaram o recinto.
 O que parecia ser um ato de contestação ao presidente da Câmara e aos vereadores que, em grande maioria votaram pelo prosseguimento do lançamento do livro, como anunciado, coisa muito interna e que se resolve entre os próprios vereadores, infelizmente se transformou num gesto de grande desrespeito ao escritor João de Sousa Lima e seus convidados e, por extensão à própria cultura, já tão pouco valorizada embora, vez por outra estes mesmos vereadores tenham feito discursos vigorosos em sua defesa.
Foi de fato muito estranha essa reação tempestuosa porque o vereador Mário Galinho tem sido muito presente em momentos culturais de Paulo Afonso e, mesmo antes de ser empossado esteve na II Bienal do Livro e se declarou apoiador destas iniciativas e tem sido muito presente em vários eventos culturais de Paulo Afonso.
 É lamentável que os desencontros internos entre os vereadores respinguem nas pessoas que de boa fé  compareceram àquela casa e se sentiram desrespeitadas por aqueles que deveriam estar apoiando esta e outras ações culturais naquele espaço que estampa em sua parede principal a frase “Todo o poder emana do povo e em seu nome é exercido”.
 O escritor João de Sousa Lima, eleito vice-presidente da Academia de Letras de Paulo Afonso, disse ao jornal Folha Sertaneja: “Ficamos muito triste  com a atitude destes vereadores que, há poucos meses votaram com os demais aprovando o título de Cidadão de Paulo Afonso para a minha pessoa e esse título me foi entregue solenemente nesta própria Câmara. Estou pedindo desculpas aos meus convidados, gente que veio até de outros Estados para esse momento cultural e agradeço aos demais vereadores que se mantiveram atentos e prestigiando esse evento."
"Ficamos felizes pelo convite para fazer esse pré-lançamento do livro que conta as histórias da nossa Paulo Afonso, dos seus personagens, dos seus primeiros tempos e aproveitamos para convidar a todos para comparecerem ao lançamento deste livro no dia 14 de Setembro, às 19 horas no Memorial Chesf de Paulo Afonso, quando acontecerá a solenidade de posse da nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso, que será presidida pelo professor e escritor Antônio Galdino da Silva e eu estarei na vice-presidência. Muito obrigado ao vereador Marcondes Francisco, aos demais vereadores presentes e aos meus amigos que vieram prestigiar esse momento de minha vida.”


MOÇÃO DE REPÚDIO A VEREADORES DE PAULO AFONSO

     O IGH – INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DE PAULO AFONSO, através de sua Presidência e Diretoria, solidários ao Escritor João de Sousa Lima e seus convidados, encaminha à Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, para conhecimento do Presidente, o senhor Marcondes Francisco, uma MOÇÃO DE REPÚDIO, para os Vereadores: ANTÔNIO ALEXANDRE, MÁRIO GALINHO, PEDRO MACÁRIO e EDÍLSON DO HOSPITAL, pela atitude deselegante que trataram o Escritor e seus convidados que haviam sido convidados pela Instituição para lançar seu mais recente trabalho: Paulo Afonso e a Vila Poty: A História Não Contada, na Sessão acontecida dia 04 de setembro de 2017. 
      A atitude dos quatro vereadores citados em tumultuar a sessão e a ação de se retirarem da plenária mostra a falta de compromisso e o desrespeito que os mesmos têm com a sociedade. Esses vereadores feriram não só os direitos da comunidade quando disseram que a Câmara não é local para lançamento de livros. Foi uma colocação Infeliz desses representantes do povo e ferem também o Regimento Interno da Casa, pois ali, como está exposta na frase na fachada principal: “TODO PODER EMANA DO POVO E EM SEU NOME É EXERCIDO”. Isso mostra que em tese ao povo pertence. O povo está fora da discussão política entre oposição e situação. O fato ocorrido mostrou a atitude de descaso com a Sociedade, com nossas Histórias e nossa Cultura.
Gilson Peixoto                                     João de Sousa Lima
Presidente do IGH                                  Diretor do IGH
Roberto Ricardo                                     Marta Tavares
Diretor do IGH                                    Vice-Presidente do IGH


A CÂMARA DE VEREADORES DE PAULO AFONSO COMETE GRANDE INJUSTIÇA COM A CULTURA PAULOAFONSINA.
   
      Quero começar esse texto dando nomes aos Bois: ANTÔNIO ALEXANDRE, MÁRIO GALINHO, PEDRO MACÁRIO E EDILSON DO HOSPITAL. Esses foram os vereadores, ou melhor, “Os quatro Patetas” que perderam a oportunidade de terem participado e apoiado um grande evento cultural.
     O fato aconteceu nesse dia 04 de setembro de 2017, durante a sessão da câmara onde o escritor João de Souza Lima realizaria o lançamento do seu novo livro: Paulo Afonso e a Vila Poty: A História Não Contada.
      Os quatro vereadores que fazem a oposição ao governo queriam que a todo custo e quase à que a força que acontecesse a sessão só com o intuito de confrontarem o secretário Jânio Soares sobre a realização da Copa de Velas, com o foco principal na contratação do cantor Wesley Safadão.
      Quando o presidente da Câmara de Vereadores, Marcondes Francisco abriu a Sessão e falou que o dia seria especifico para o lançamento do livro do Escritor João de Souza lima, os quatro vereadores que fazem oposição ao prefeito Luiz de Deus, usaram a falta de educação que já demonstraram em outras sessões e foram infelizes em dizer que a Câmara não era local para lançamentos de livros, deixando aparente a imbecilidade dos opositores. O público presente não merecia tamanha indelicadeza e não mereciam participar do tumulto criado por uma minoria, que havia sido vencida diante da votação realizada pelo presidente da Câmara, para que acontecesse o lançamento. Mesmo sendo o voto vencido os quatro vereadores deixaram a plenária ouvindo uma sonora vaia pela atitude tomada.
     A cultura de Paulo Afonso foi ultrajada por quatro crápulas sem compromisso com a sociedade que prometeram defender. Colocaram o escritor com sua família, amigos e convidados em uma discussão que não era pertinente enquanto convidados para uma solenidade cultural.
     Foram desrespeitosos com a população da cidade ali presente e entre os presentes estavam pessoas que fizeram parte da cidade de Paulo Afonso e todos ficaram constrangidos com a situação criada. No salão estava o major Kauê, comandante da 1ª Cia. de Infantaria, que se retirou no principio da desordem gerada. Estava o octogenário mecânico de aviação da Chesf, o senhor Ivan Caetano, estava o engenheiro da Chesf Flávio Motta, o advogado Drº Isac, o ex-vereador Paulo Lopis, o jornalista Antônio Galdino (que fez ao microfone a mais justa defesa dos que estavam ali presentes), a Professora Lúcia Teixeira, o Escritor Gilmar Teixeira, o tenente Lima, o professor e escritor Roberto Ricardo, do Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, a Imprensa, Professores, Escritores, Comerciantes e apreciadores de nossa Cultura.
    No cenário dantesco criado na arena onde deviam ser digladiadas apenas as leis para beneficiar o cidadão, a palhaçada não ficou feia para o escritor e seus convidados, antes, porém, a ele devemos nos congratular e mostrar nosso respeito e nossa consideração, parabenizando por tão importante e respeitosa obra, na arena de um circo onde cinco palhaços de caras sem pinturas e almas mascaradas, cinco vereadores eleitos pelo povo, a serem gravados seus nomes: Antônio Alexandre, Mário Galinho, Pedro Macário e Edilson do Hospital, a repercussão gerada em torno de um evento que seria para beneficiar nossa cultura e história sofreu o ultraje desses hipócritas.
   A frase mais justa que eu ouvi diante da truculência dos quatro patetas vereadores foi dita pela velha meretriz Dulce que estava presente e que foi aplaudida por todos quando o escritor fez uma rápida explanação dela e sua história que está no livro. Falou Dulce; foi o dia que a Câmara aplaudiu uma velha prostituta e vaiaram alguns vereadores patetas.
     Sabedoria de quem aprendeu com a dureza da vida....

JULIANO DE SIERRA LUNE
Historiador e Cidadão
Paulo Afonso, 05 de setembro de 2017.

By SELIGANAMUSICA SLM 11:36  
Seliganocirco

Hoje pela manhã o amante da leitura e da cultura de nossa cidade que acordou cedo e certa para prestigiar nosso Historiador e Escritor João de Sousa Lima, em um lançamento inédito de mais uma de suas grandes obras escritas, obra essa que tem o título "Paulo Afonso e a Vila Poty a Historia não contada".

Um livro muito importante que conta a historia não contada de nossa cidade, que vem contanto fatos que muitos de nós nem sabia e que vão ficar eternamente marcadas, pois vamos poder mostrar esse livro para nossos filhos, sobrinhos e netos, uma manhã linda que era pra ser completamente cultural e de sorriso,  infelizmente não foi assim, pois todos da imprensa e convidados assim  como a nossa rede, que foi convidada para ver esse lançamento e fazer a cobertura oficial, infelizmente tivermos o desprazer de ser desrespeitado e ao mesmo tempo ver o nosso Escritor e Historiador João de Sousa Lima e seus convidados serem ofendidos por uma discussão política e  sem valor, pois os vereadores entre eles Antônio Alexandre e  Mario Galinho foram mal educados e ofenderam e desrespeitaram toda a população ali presente para participar do lançamento do livro. Mario GALINHA E Antonio Alexandre  pegaram o microfone e falaram em alto e bom tom que a câmara de vereadores não é local para LANÇAMENTO DE LIVROS!

Mais ficamos pensando, pra que serve o espaço? Não pode lança livro mais vem sempre sendo usado para ser velatório e ao mesmo tempo dar título de cidadão a pessoas que nunca fizeram nada por nossa cidade, muitos donos de empresas privadas que invés de ajuda a nossa cultura só  sugam nossa economia.

Certo isso vereador? É assim que vocês dizem que querem o bem do POVO, desrespeitando um LANÇAMENTO HISTÓRICO que conta a nossa verdadeira historia, onde gastamos tempo e dinheiro divulgando, trabalho que fala até mesmo  um pouco de cada um de vocês, e é assim que recebem um escritor e historiador que vem a 20 anos levando o nome da cidade de Paulo Afonso - BA para lugares que vocês nunca viram,  que vem fazendo coisa que vocês não fazem.mesmo sendo filhos real da terra.

O João de Sousa Lima é cria da cidade de São José do Egito, mais nunca negou seu AMOR pela nossa ILHA, tanto que quando veio morar aqui e daqui nunca saiu e ainda teve o prazer de ser casado com uma Pauloafonsina e teve aqui duas filhas lindas e recebeu por seu trabalho de pesquisa o título de cidadão Pauloafonsino. É assim que Antônio Alexandre, Mário Galinha, Macário e Edilson do hospital tratam os artistas?

Bom, a nossa rede afirma que não gostou da idéia de lançar o livro na câmara, não por que não seja local, pois ali a casa é do povo e acho que um vereador escolhido pelo povo para o povo representar, não devia agir assim.... Nas próximas eleições eu vou lembrar os nomes desses quatro canalhas,  não vamos  esquecer e perdoar  isso.   Falamos para o João, que eles não merecem um evento de porte, desse tamanho, tanto que falamos que estamos muitos grato pelo convite e diante do caso ocorrido o escritor e historiador João de Sousa Lima cancelou o lançamento do livro que agora será dia 14 de setembro no memorial Chesf durante a diplomação da Nova diretoria da Academia de Letras de Paulo Afonso. a nossa rede estará sentando com ele e alinhando todos esses preparativos para a nossa cidade possa enfim conhecer essa importantíssima obra. Contamos com todos os amantes da cultura e da historia.

Mário GALINHA, Pedro Macário, Edílson do hospital e Antônio Alexandre 

E esses são os nomes dos vereadores anticultura, que viraram as costas para a nossa cultura e também para o povo que ali estava presente, onde podemos confirmar nosso repúdio. Para nós da rede +SELIGANAMUSICA só esperamos não ver a cara desses babacas dentro da câmara na próxima eleição, se isso acontecer vamos ter mais a certeza que muitos são completos "crápulas coniventes", pois devemos colocar no poder pessoas que pense no povo e não no seu próprio  ego e bolso.


TEXTO
ASCOM/SLM
www.seliganamusica.net






















Nenhum comentário:

Postar um comentário