o cangaceiro Barra Nova foi um dos homens do cangaço que deixou poucos relatos sobre sua vida, ele andava diretamente no grupo de Lampião.
Recentemente conheci o senhor José Aldino, residente no povoado Alto dos Coelhos, Água Branca, Alagoas, e foi ele quem me levou até o senhor João, filho de Barra Nova.
Conversamos dutante algumas horas e várias passagens do cangaceiro , desde os motivos que o levaram a entrar no cangaço, até a morte pelas mãos do famoso tenente Zé Rufino, me foram relatadas. A história tem muitos pormenores, assim como detalhes que são ainda inéditos e que estarão em breve registrados em um livro.
na fotografia, da esquerda pra direita: João de Sousa Lima, João (filho de Barra Nova) e José Aldino. João, filho do cangaceiro, exibe em suas mãos uma foto onde aparece o pai ao lado de Luiz Pedro e na fotografia grande está um detalhe da foto do pai.
José Aldino é um dos guardiões das histórias acontecidas no Alto dos Coelhos, guarda suas memórias na cabeça e atende a todos que buscam informações, com uma educação só encontrada nos homens sábios.
Que sorte hein escritor!
ResponderExcluirSempre sendo o primeiro a encontrar notícias de ex-cangaceiros de Lampião.
Isto é oferecido a quem realmente procura, pesquisa e não se preocupa quantos dias irá permanecer na batalha, atraz de novidades. Não encontrou o cangaceiro Barra Nova vivo, mas encontrou filhos que passassem informações úteis ao seu maior desejo, que é: encontrar fatos e fotos do cangaço.
José Mendes Pereira - Mossoró-RN.
José Mendes Pereira - Mossoró-RN