terça-feira, 28 de janeiro de 2020

EVA FREIRE DA COSTA UMA PEQUENA BIOGRAFIA DE UMA DAS MAIORES ATLETAS DE PAULO AFONSO.



    EVA FREIRE DA COSTA
UMA PEQUENA BIOGRAFIA DE UMA DAS MAIORES ATLETAS DE PAULO AFONSO.


      Eva  Freire da Costa  nasceu no dia 03 de dezembro de 1943 na Zona Rural de Mata Grande, Alagoas, povoação conhecida com Angical. Foi registrada em Delmiro Gouveia.
Vem de uma família numerosa e trabalhadora: Seus pais: Artur Freire Costa e Joventina Freire da Costa “Jovi”.
Irmãos: Noêmia, Maria de Lourdes, Leonor, Aurelina, Adão, Vanilda e Francisca.
 O pai de Eva, seu Artur, era pedreiro e em 1946 foi um dos pioneiros da Chesf trabalhando ainda no fechamento do Rio São Francisco, na Barragem Leste. Ele veio com alguns amigos de Delmiro Gouveia trabalhar nas obras de barramento do Rio e tiveram que construir uma casa de taipa coberta com palhas para poderem se abrigar. Tempos depois ele foi buscar a família em um caminhão da empresa e dirigido por “Manula”.
Com a família residindo a margem do São Francisco, as brincadeiras dos filhos era sempre nas águas do milenar rio. Nas águas revoltas quase acontecia uma tragédia quando a correnteza das águas arrastou Aurelina e Adão foi salvar e a correnteza ia levando os dois que foram salvos pela irmã mais velha Noêmia.
Em 1949 seu Artur levou a família pra morar em Paulo Afonso. Um fato curioso foi que seu Artur criou um jovem chamado José do Patrocínio, que teve seus pais assassinados por cangaceiros.
Em Paulo Afonso seu Artur construiu uma casa na Rua da Frente, número 50.
O irmão de Artur, o senhor Arsênio Freire da Costa, tinha uma sorveteria e uma padaria em Delmiro Gouveia e trouxe uma máquina de sorvete para o irmão que fundou em Paulo Afonso uma das primeiras sorveterias da cidade chamada Sorveteria Vitória. Vizinho tinha outra sorveteria chamada Bandeirante, de propriedade de Odilon e Maria.
Em 1950 nasceu a caçula da família, Francisca, que casou com o baterista Luizinho, um grande músico e boêmio da cidade, casamento não aceito pela família.
Seu Artur enquanto funcionário da Chesf colocou seus filhos para estudarem nas Escolas mantidas pela empresa.
Em 1955 Eva estudava em uma escola Evangélica mantida pela 1ª Igreja batista.
Em 1957, cursando o 3º Ano Ginasial, no Murilo Braga. Conheceu Euclides Batista Filho, um jovem que tempos depois se tornaria seu marido e pais dos seus filhos. O namoro só começou em 1959, namoro que só durou um mês.
Em 1858 foi ser Bandeirante e Euclides escoteiro. Lindinalva Cabral era a Chefe das Bandeirantes.
Em 1960, estudando “Admissão” já no GPA- Ginásio Paulo Afonso, começou sua carreira bem sucedida como Atleta. Seus professores de Educação Física Vadinho e Ivan Vicente acreditaram muito no potencial da nova atleta e já em 1961 ela foi campeã em salto à distância, Corrida e revezamento (nessa modalidade com as amigas Helena de Galindo, Nonata e Leni de Manoel Barros). As olimpíadas aconteciam entre as classes do Ginásio Paulo Afonso.
Em 1962 ela foi bi campeã em Corrida, Salto em Distância e Revezamento.
Em 1963 foi tri campeã em Corrida, salto em Distância e Revezamento e Campeão em Salto em Altura. (uma curiosidade que o fotógrafo Cláudio Xavier conseguiu fotografar Eva no exato momento desse salto em altura eternizando esse momento em uma fotografia )
Em 1964 Eva foi tetra campeã em Corrida, Salto em Distância e Revezamento.
    Em 1965 faleceu a mãe de Eva e em setembro ela foi fazer um estágio no artesanato e depois estudou na 1ª turma de Magistério. Ainda nesse ano foi trabalhar na Chesf como auxiliar de escritório, saindo em dezembro de 1967. Casou com Euclides no dia que deu baixa da Chesf e foi residir no Rio de Janeiro.
Em 1973 trabalhou no INPS e em 1978 retornou para Paulo Afonso onde veio transferida para trabalhar no hoje extinto INAMPS, onde aposentou em 1994 (nesse ano ganhou a primeira neta).
Eva foi uma das grandes atletas de Paulo Afonso e uma mulher a frente do seu tempo que rompeu barreiras pra seguir seu homem amado em busca de nova vida. Hoje vive em sua residência cercada de muitas flores e plantas, que é seu passatempo preferido, cercada pelo amor dos filhos,  netos e amigos.




João de Sousa Lima
Historiador e escritor
Membro da ALPA- Academia de Letras de Paulo Afonso- cadeira 06
Membro do IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso.

Paulo Afonso 21 de janeiro de 2020

















Nenhum comentário:

Postar um comentário