segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

João de Sousa Lima, escritor, coordena o II seminário do Centenário de Nascimento de Maria Bonita, evento criado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia e Prefeitura Municipal de Paulo Afonso


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O CENTENÁRIO DE MARIA BONITA:


 

DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVEM A VIDA DA RAINHA DO CANGAÇO


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Março, 2010


 


 


 


 


 


 

1. APRESENTAÇÃO:


 


 

Em 2009 foi realizado o I Seminário Internacional sobre o Centenário de Nascimento de Maria Bonita, parte de um projeto pioneiro, desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus VIII, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, a Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e outros parceiros, para a realização de três grandes eventos que culminará com a realização do III Seminário em 2011, ano em que Maria Bonita completaria 100 anos de idade.


 

Este ano, o projeto discutirá os diferentes contextos que envolvem a vida dessa sertaneja que marcou para sempre a história do povo do Sertão, imortalizada nas cenas do Cangaço.


 

Paulo Afonso, uma das mais importantes cidades do Sertão Baiano, viu surgir ainda na década de 20, a figura dessa pagina da história: o famoso Virgolino Ferreira da Silva, Lampião.


 

Dos inúmeros povoados que formam hoje a cidade de Paulo Afonso vários sertanejos e sertanejas adentraram o mundo enigmático do cangaceirismo. A cidade de Paulo Afonso também é cenário do nascimento de Maria Bonita, A Rainha do Cangaço; uma mulher que revolucionou toda uma época e introduziu vários costumes no meio de homens guerreiros que até então não permitiam mulheres nos grupos e subgrupos.


 

Vale salientar, para a luz da história, que em Paulo Afonso Lampião perdeu seu irmão mais novo, o Ezequiel Ferreira. De mesma intensidade, Lampião arregimentou 47 homens e mulheres de várias ramificações familiares, pessoas essas que empunharam as armas do cangaço. Foi aqui que o Rei do Cangaço encontrou seu amor: Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita.


 

A realização desse Seminário torna-se obrigatório, ao mesmo tempo em que se insere na contribuição concreta à constituição do Patrimônio Cultural Pauloafonsino, Nordestino e Brasileiro, servindo de base à pesquisa científica, aos processos socioeducativos que, serão pedras para a superação dos equívocos lançados ao vento sobre a memória do Cangaço.


 

Em virtude da importância dessa sertaneja, nascida na Malhada da Caiçara, em Paulo Afonso, Bahia, e, aproximando-se o centenário do seu nascimento, a Universidade do Estado da Bahia – UNE – DEDC VIII, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso – Secretaria de Turismo - estão organizando o II Seminário sobre o nascimento de Maria Bonita.


 

A data de nascimento de Maria Bonita é 08 de março de 1911, por coincidência, no dia comemora-se o dia Internacional da Mulher. São marcas que possibilitam a discussão sobre o papel da figura feminina na cultura. Maria Bonita é uma delas!


 


 


 


 

2. OBJETIVOS:


 


 

2.1 Geral:


 

Comemorar o Centenário de Nascimento de Maria Bonita, A Rainha do Cangaço. A partir disso, é possível valorizar nossas raízes culturais levando conhecimento à população sobre o complexo fenômeno do Cangaço. De alguma forma também situar o município de Paulo Afonso como um dos mais respeitáveis cenários dos fatos diretamente relacionados com a história do cangaço, a partir da qual destacamos a importância de uma mulher que rompeu todas as barreiras de uma época para entrar no contexto da história do Brasil.


 


 


 

2.2 Específicos:


 

  • Mobilizar a comunidade em geral para discutir aspectos dos diferentes contextos que envolveram a vida de Maria Bonita, no II Seminário Internacional sobre o Nascimento da Rainha do Cangaço;
  • Publicar o relatório do I Seminário Internacional sobre o Nascimento de Maria Bonita, focado em aspectos mais específicos da biografia de Maria Bonita;

    Lançar vários livros que tratam da memória do Cangaço, particularmente da Vida de Maria Bonita;

  • Exibir vários documentários, alguns inéditos, sobre o Cangaço;
  • Criar as condições para a culminância do III Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita, que acontecerá em 2011.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

PROGRAMAÇÃO:


 

Dias 08, 09 e 10 de Março de 2010.


 


 

DIA 08/03/2010:


 

08:00 às 17:00h – Início da mostra cultural com visitação guiada dos alunos das escolas públicas e privadas e comunidade.


 

SOBRE A MOSTRA CULTURAL SOBRE MARIA BONITA:


 

Mostra de fotografias de Maria Bonita e seu grupo, utensílios e apetrechos usados na época e reportagens sobre o cangaço. Essa mostra será aberta a toda a comunidade, porém destinada principalmente à visitação guiada dos alunos, para que possam interagir, de forma mais crítica, com a nossa real história.


 


 

19:00h – Abertura Oficial do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DE MARIA BONITA com a presença de autoridades Civis, Militares, Educativas e Científicas.


 

19:30h - MESA I: DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVEM A VIDA DA RAINHA DO CANGAÇO.


 

  • Presença da ex-cangaceira Aristeia Soares, ex-soldado da volante Teófilo Pires, Neli Conceição e João Souto, filhos do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha e dos Parentes de Maria Gomes de Oliveira, Maria Bonita: Eribaldo Gomes de Oliveira e Adelmo Gomes de Oliveira


 


 

21 h – Lançamento do livro do I Seminário Internacional de Maria Bonita


 

21:30 – Merenda Sertaneja


 


 

DIA 09/03/2010:


 

08h00 – Exibição dos Filmes:


 

A CASA DE MARIA BONITA (Direção Gilmar Teixeira e João de Sousa Lima).


 

CANGACEIRO GATO: UM RASTRO DE ÓDIO E SANGUE (Direção de João de Sousa Lima).


 


 

70 ANOS DA MORTE DE LAMPIÃO E MARIA BONITA (Direção Antônio Galdino)


 


 

  • Após a exibição dos filmes haverá uma mesa redonda para debates sobre os filmes com a presença dos Diretores.


 


 

19:00 h – MESA II:A ESTÉTICA DE MARIA BONITA: FOTOGRAFIAS, XILOGRAVURAS, MÚSICA, CORDEL, QUADRINHOS, CÓDIGOS LINGÜÍSTICOS E INTERNET.


 

21:00h – Debate.


 


 

DIA 10/03/2010:


 

08:00 h – Visitação à Casa de Maria Bonita


 

10:00 h – Diálogo com os familiares de Maria Bonita


 

19:00 h – MESA III: MARIA BONITA: CONFLITOS E PROCESSOS


 

21:00 h – Entrega dos certificados aos participantes e merenda de encerramento.


 


 


 

Comissão Organizadora:


 


 

Juracy Marques
João de Sousa Lima

Diretor da UNEB – Campus VIII Coordenador Geral do Evento


 


 


 


 

Jânio Ferreira Soares Antônio Galdino da Silva

Secretario municipal de Turismo, Diretor de Turismo.

Cultura e Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário