domingo, 3 de janeiro de 2010

João de Sousa Lima no Esporte Fantastico

Paulo Afonso é destaque no programa Esporte Fantástico da Rede Record

Veja o vídeo da matéria exibida no programa Esporte Fantástico sobre a Maratona de Canoagem da Bahia e a ligação do esporte com o cangaço, contada pelo historiador João de Sousa Lima.

Marcos Pinheiro
marcospinheiro.jr@gmail.com

Crédito: Reprodução

Historiador e escritor João de Sousa Lima

Foi ao ar neste último sábado, dia 05, no programa Esporte Fantástico da Rede Record, a matéria sobre a Maratona de Canoagem da Bahia, que aconteceu dia 03 de outubro e teve sua largada aqui em Paulo Afonso. A prova com um percurso de 55 km pelo Rio São Francisco, passou por Alagoas, Sergipe e Bahia e contou com mais de uma centena de atletas de diversos estados, como o campeão pan-americano Sebastián Cuattrin. 

 
 

E durante esse trajeto muitas histórias para contar. Na matéria conhecemos um pouco mais das histórias da população ribeirinha, através de um típico sobrevivente do Velho Chico, seu Edvan Reginaldo. O senhor de 53 anos, conta que sustentou seus oito filhos com a pesca e como um verdadeiro nordestino, cheio de humor, revela que o segredo de seu vigor está na rapadura com farinha.

 
 

Assim como seu Edvan, milhares de nordestinos que vivem às margens do velho rio, puderam ver de perto a maratona de canoagem. No evento que foi realizado pela Brasil Wild, com o patrocínio do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Sebastián garantiu o primeiro lugar, completando a prova em pouco mais de cinco horas.

 
 

A equipe da Rede Record aproveitou ainda e arrumou um tempo para desbravar as histórias do sertão. Foi com o historiador João de Sousa Lima, que descobriram que a história do cangaço está ligada diretamente ao esporte. Dona Aristéia de 96 anos, uma das últimas cangaceiras ainda viva, dá seu depoimento à reportagem e lembra como era dura sua vida de andarilha. "Uma aula de cultura, história e esporte no sertão nordestino. Uma viagem fantástica", assim é encerrada a matéria, que pode ser vista em vídeo clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário