segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fauna e vegetação do Raso da Catarina

Fauna e vegetação do Raso da Catarina

A fauna na região é diversificada, observando-se a existência de mamíferos, como o veado do gênero Mazama, a onça parda e aves, como a ararinha-azul e a pomba-avoante. A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é considerada a espécie mais ameaçada de extinção do mundo, pois existe apenas o registro de um exemplar na natureza e em torno de 22 em cativeiro.

A Caatinga é o tipo de ecossistema que caracteriza o Raso da Catarina e que só existe no Brasil. Seu nome é derivado das palavras indígenas Caa (mata) e Tinga (branca), devido à coloração geral que apresenta ao ser observada de longe, predominando tons de cinza e verde claro que lhe dão um aspecto geral "esbranquiçado".

Dos grandes tipos de vegetação do Brasil, a Caatinga é o mais heterogêneo, com muita variedade de altura e densidade das árvores. É uma cobertura vegetal que sempre apresenta um aspecto novo nas diferentes estações do ano.

Apesar da variação, possui características peculiares que a identificam como uma vegetação sui generis, facilmente reconhecível. Sob o ponto de vista botânico, é a formação mais rica em espécies. As mesmas espécies são encontradas em todas as formações. A riqueza botânica diminui à medida em que aumenta o grau de aridez da região.

Ela é constituída, essencialmente, de árvores e arbustos espinhentos (que perdem suas folhas na estação seca), de plantas suculentas e de plantas herbáceas que se desenvolvem com bastante rapidez depois das chuvas. Neste ecossistema, o fogo pode destruir os recursos forrageiros por toda a estação seca, que dificilmente se renova após a ocorrência de um incêndio. Além disso, o fogo não permite substituir as espécies que não tenham casca espessa e suberosa.

A quase inexistência de folhas longas, predominando as folhas compostas e móveis, profusa ramificação das árvores e arbustos (troncos e galhos retorcidos), e a existência freqüente de plantas espinhentas confere à Caatinga um aspecto sombrio e bastante agressivo. A vegetação espinhosa é capaz de suportar longos períodos de seca, graças às reservas de substâncias nutritivas e hídricas que mantêm em sua estrutura. Uma das poucas árvores que se mantêm verde ao longo do ano é o Juazeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário