quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Pelé, eterno Rei do Futebol


Parabéns pelos 70 anos de vida de Edson Arantes do Nascimento, o famoso Pelé, o Rei do Futebol.

Um comentário:

  1. Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de novembro de 1940, no Estado de Minas Gerais. Conhecido mundialmente pela Alcunha Pelé. Filho do jogador de futebol João Ramos do Nascimento e de Dona Celeste.

    Durante o tempo em que participou da seleção brasileira foi campeão mundial em 1958, 1962 e 1970, tendo sido aclamado o rei do futebol, e em 15 de maio de 1981 foi eleito o atleta do século 20, eleição esta feita pelo jornal francês denominado “L´Equipe”.

    No ano de 1943, aos três anos de idade, já mostrava o interesse pelo futebol, quando admirava o goleiro do time do seu pai, e com entusiasmo gritava: Defende Bilé!

    O seu apelido teve origem de Bilé, pois na hora em que ele gritava defende Bile, as crianças que ali estavam presente só entendiam que o menino dizia Pelé. E com isso, ele passou a ser chamado pelas crianças de Pelé.

    Aos cinco anos de idade seus pais se mudaram para Bauru, no Estado de São Paulo, e aos dez anos já era jogador infanto-juvenis. Como a situação financeira não era favorável, muito sedo se dedicou ao trabalho de engraxate.

    Mas o pequeno moleque já mostrava o seu talento e com isso fez com que um senhor chamado Waldemar de Brito o colocasse para jogar no Bauru Atlético Clube. Satisfeito com o desempenho do garoto, em 1956, o levou para o Santos Futebol Clube.

    O seu primeiro jogo no Santos foi contra o Corinthians, que nesta partida, o Santos fez sete gols contra um do Corinthians, sendo que Pelé deixou um gol na rede.

    Em 1958, na copa da Suécia, Pelé se tornou artilheiro, colocando na rede seis gols. Em 1962, lá no Chile, sofreu uma distensão muscular, mas mesmo assim trouxe para o Brasil a Taça Jules Rimet.

    Mas o grande desejo de Pelé era completar mil gols, e em 19 de novembro de 1969, o Brasil exageradamente gritava: Goool! Goool! Pelé tinha feito o milésimo gol.

    No ano de 1975, foi jogar no New York Cosmos. Mas infelizmente para o Brasil, em 1977, o rei do futebol, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé do Brasil, o Pelé de Três Corações, o Pelé mineiro, dependurou as suas belas chuteiras aos 37 anos.

    Pelé deixou o futebol enquanto estava vivendo o auge de sua fama, pois se tivesse ido mais a frente com o seu futebol, talvez tivesse perdido o trono para outro.

    José Mendes Pereira – Mossoró-RN.

    ResponderExcluir