domingo, 9 de janeiro de 2011

Será ele um cangaceiro?


Eis que me aparece tio Luiz Batista, portanto na mão uma fotografia e fazendo um breve comentário: Você que estuda o fenômno cangaço, tome aqui uma foto de Lampião!
observando a fotografia fiz uma rápida análise e respondi:
-Não é Lampião!
- Mais como não?
- Lampião é diferente do senhor aí da foto.
- Porque você diz isso?
Fiz uma pausa e diante de uma breve visualizada respondi:
- Ele usando um punhal maior que o normal e em uma posição diferente de todas as outras observada nas fotografias existentes. A calça é mais comprida que as que os cangaceiros usavam; ele não porta nenhum anel ou aliança, prática também comum entre os cangaceiros; Pelo pano no fundo da fotografia ela foi realizada em um laboratório, diferente das fotografias onde vemos a caatinga como parte do mundo do cangaceiro; a alpercata tem a frente muito aberta, deixando a mostra os dedos do fotografado e é fácil observar nas fotografias dos cangaceiros um tipo de alpercata mais fechada, dando mais proteção aos pés para evitar espinhos e ataques de animais peçonhentos!
Luiz Batista, meu tio materno, balançou a cabeça negativamente, sem esboçar palavras, saiu da sala, olhou-me mais uma vez e sentenciou:
- Talvez você tenha razão!
quem será esse cangaceiro? alguêm ai poderia contribuir com mais informações?
Eu fico com minha análise, porém o tio Luiz Batista se sentiria feliz em poder tornar minha análise fadada ao esquecimento.
mesmo assim a fotografia foi arquivada em meu acervo e o tio Luiz vez ou outra aparece para conversarmos e falarmos de sua longa trajétória de uma vida simples e digna, beirando os 80 anos de idade, dos quais 62 dedicados a arte de ensinar jovens no caminho da educação e da sabedoria.

2 comentários:

  1. Em minha opinião este senhor que aparece na foto, João de Sousa Lima, nunca foi cangaceiro. O cangaceiro ao tirar uma fotografia, ele tinha posição firme, com os dois pés, e não esticava a perna para ser fotografado. Eu acredito que isso é uma simulação de alguém que tem contato com museu.
    Mas como todos nós estamos sujeitos ao erro, poderá até ser um cangaceiro.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  2. só acrescentandoo ao texto mais uma informação, o cangaceiro está portando uma cartucheira atravessada no ombro e nas fotografias estamos acostumados a ver as cartucheiras na cintura, elas no ombro eram usadas por policiais.

    ResponderExcluir