Recentemente adquiri algumas fotos com um filho de um vaqueiro do coronel João Sá, na fazenda Espaduada, em Jeremoabo, Bahia.
em 1932 o coronel e deputado João Sá fotografou Lampião e mais alguns cangaceiros com uma máquina fotográfica kodak BROWNIE n° 2, americana, ano de fabricação: 1916, usava filme n° 130.
A maioria das fotos sumiram do quarto do coronel, porém restaram cinco que me foram presenteadas, sendo essa ao lado, uma delas.
Seu Domingos, o amigo que me presenteou a máquina e as fotos, não conseguiu guardar os nomes dos cangaceiros deixados por seu pai, além de quê, os fotografados ficaram distantes , tornando dificil a identificação.
fica a pergunta, quem seria essas duas cangaceiras encostadas no curral da fazenda espaduada?
Uma raridade. Parabéns, Amigo!!!
ResponderExcluirAmigo João de Sousa Lima:
ResponderExcluirSerá muito difícil as cangaceiras serem identificadas, porque elas foram fotografadas muito distantes; e isso faz com que dificulte a sua identificação. Talvez quem possa identificá-las, seja o colecionador do cangaço, Ivanildo Alves da Silveira, cujo, é proprietário de um rico acervo de fotografias dos bandidos.
José Mendes Pereira - Mossoró-RN.
rapais meu nome e goldman carvalho eu sou facinado por estoria do caganso parabens pra vcs que gostao tanbem ...
ResponderExcluirPerfeito, João de Souza Lima
ResponderExcluirAssim, baseado nos esforços e jorrares "cardíaco" de desbravadores, vai-se percebendo, agregando, arranjando e contando os detalhes da grande História do Cangaço.
Parabéns
Rubens Antonio
Olá João boa noite!
ResponderExcluirMeu nome é Anilton Teixeira nasci na fazenda-
Lagoa Grande, Povoado sitio do Lúcio, Municipio de Paulo Afonso e me criei no BTN.
Talvez meu Pae, tenha auguma historia verdadeira da épuca de Lâmpiâo para contar.
Se você intereça, entre em contato pelo email:AniltonTeixeira@bol.com.br pra que eu possa entrar em contato com o meu pae e ver se ele concorda em falar auguma coisa.
E tambem queria pedir um favor que procura-se saber a respeito de dois tio do meu pae um era polícia e pesseguil Lâmpião o outro éra um bandido da épuca que matol o pae do meu pae meu (avô) e a mae do meu pae minha (vó).
O nome dele era (Antoni Teixeira).