sábado, 31 de maio de 2014

João de Sousa Lima é Licenciado em História.

   
     Formandos da Uniasselvi colam grau em solenidade especial

Alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em História, Matemática, Ciências Biológicas, Letras e dos Cursos Superior em Tecnologia: Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Recursos Humanos da Uniasselvi - Centro Universitário Leonardo da Vinci, que funciona em Paulo Afonso associada à Faculdade Sete de Setembro – FASETE - colaram grau em solenidade especial realizada em sala do Colégio Sete de Setembro e dirigida por Cristiane Guimarães.
Entre os concluintes estava o colaborador do jornal Folha Sertaneja, o escritor João de Sousa Lima que recebeu o grau de Licenciatura em História.
João de Sousa Lima já tem mais de dez livros publicados, a maioria deles sobre o tema e personagens do cangaço o que faz com que participe de palestras em vários lugares do Brasil, como uma referência sobre o assunto.
Um dos livros mais procurado de João é Lampião em Paulo Afonso, já na segunda edição, onde o autor, depois de muito tempo de pesquisa e de viagens pelo sertão, descobriu que 47 pessoas do bando de Lampião foram moradores das terras que hoje pertencem ao município de Paulo Afonso, de onde também, do povoado Malhada da Caiçara, Maria Gomes de Oliveira que ficou conhecida como Maria Bonita, a rainha do cangaço, companheira de Lampião, Virgulino Ferreira.
Sobre ela João também tem um livro além de outro sobre o casal Moreno e Durvinha, dentre outros.
Ao receber a estola e o capelo, João disse à Folha Sertaneja: “É a conclusão de um sonho. A confirmação acadêmica do que venho fazendo e pretendo continuar fazendo há anos. Estudar a caatinga, a vida de pessoas e momentos especiais da história do Nordeste brasileiro, como o cangaço e aprofundar os conhecimentos sobre outros temas, ricos, da história recente e de outros séculos do Brasil é o que tenho feito. Com o que aprendi na Uniasselvi, ampliam-se os meus horizontes. Este é um momento especial da minha vida. Agradeço a Cristiane, aos demais professores e a Uniasselvi por ter me proporcionado esta oportunidade. Estou muito feliz!”

Reportagem de Antonio Galdino, Jornal folha Sertaneja


2 comentários:

  1. Parabéns por mais uma vitória em sua jornada como desbravador deste sertão tão carente de estudos aprofundados.

    ResponderExcluir