terça-feira, 20 de maio de 2014

JOSÉ SOARES E ANA CLETA: O CANGAÇO MARCOU SUAS VIDAS.

José Soares e João de Sousa Lima



      O Juá é o maior povoado de Paulo Afonso e foi um dos maiores coitos de Lampião nessa região, sendo também o lugar que mais deu cangaceiros aos sub-grupos do cangaço.
Além de ter vários coiteiros a povoação foi um dos redutos para os fugitivos de Canudos. o Juá, Salgado do Melão, Brejo do Burgo, Várzea da Ema foram grandes focos de sobreviventes da Guerra de Canudos.
Sairam do Juá para o cangaço: Noca, Verônica, Rita,  Lua  Nova, Portugues, Passarinho, Carrapicho, Baliza, Ferrugem, Mané Revoltoso Medalha e Lilí.
Muitas pessoas ainda guardam nas lembranças a passagem do cangaço na região e dois deles foram entrevistados recentemente e deixaram seus registros para um futuro livro.
 José Soares da Silva é primo do cangaceiro Ângelo Roque.
A família de José Soares residia no povoado Serrote, vizinho ao Juá e tinham muitos familiares entre os povoados Macambira, Alagadiço, Juá, Serrote e São José.
 Lampião chegou ao entardecer na casa dos seus pais: José Antonio e Marcelina Teixeira. Zé Soares era um garoto  entre 8 e 9 anos de idade. Lampião ordenou a Zé Soares pra ele ir buscar água para os cachorros. Zé foi a cozinha e trouxe uma lata com água e uma bacia, dirigiu-se ao terreiro e colocou a água para os cães, enquanto observava o chapéu "brilhoso" de Lampião. O serviço do garoto foi pago e os cangaceiros seguiram destino.  Foi o primeiro contato dos muitos que iriam acontecer.


Ana Cleta, João de Sousa Lima e Elenilda
     A senhora Ana Cleta Maria Xavier é prima da cangaceira Sabrina.
Sabrina era filha do casal Antonio Vicente e Francelina e seu irmão Zé Gato também entrou para o cangaço.
Sabrina foi levada pelo irmão Zé Gato para uma festa e dançou a noite toda e quando retornou de manhã apanhou do pai e fugiu de casa. o irmão Zé Gato foi quem intermediou a fuga da irmã. Sabrina seguiu para o povoado Icó (no centro do Raso da Catarina). No Icó Sabrina pediu  ajuda ao tio Quelé e Quelé mandou ela ir falar com o delegado Mané Francelino. O delegado teve medo dos cangaceiros atacar o Icó e não aceitou deixar Sabrina no lugar e ai Sabrina já reaparece tempos depois junta aos cangaceiros.
Pude ainda conversar com Zé Soares e Ana Cleta, dois sobreviventes da época do cangaço. O povoado Juá foi um dos grandes coitos dos cangaceiros e ainda encontramos por lá pessoas que beirando os 90 ou 100 anos ainda guardam lembranças daquele tempo.
Ana Cleta e João



Nenhum comentário:

Postar um comentário