quarta-feira, 7 de maio de 2014

PAULO AFONSO E A RUA DA FRENTE. - www,joaodesousalima.com

     
      PAULO AFONSO E A RUA DA FRENTE.

     Sou aficionado por nossas histórias. A história de nossa cidade,do poderio hidroelétrico através da geração de energia, do Rio São Francisco, da cachoeira de Paulo Afonso, dos personagens populares, políticos e folclóricos de nossa comunidade.
      Coleciono tudo que se refere à história do nosso município, porém o que mais me fascina é ver, compreender, descobrir, analisar nossa história através da fotografia. Um dos meus passatempos preferidos é vasculhar acervos, procurar velhos baús, correr atrás de fotos antigas que liguem nossas histórias passadas com nosso entendimento presente.
    Cheguei a Paulo Afonso em janeiro de 1970 e a primeira casa que morei foi na “Rua da Frente”, próximo a oficina de Rui das Molas, lá foi o primeiro emprego de minha irmã Bernadete. Depois nos mudamos pra outra casa mais acima. Lembro do posto de combustível que tinha ali, a estrada da Baixa Funda onde meu irmão passava todo dia pra ir ensinar no CIEPA. Lembro o sino da igreja matriz tocando, convocando os fieis para as missas, lembro meu pai Raimundo Piancó aguando a rua com um carro pipa, os soldados do exército tirando serviço na guarida da vila dos cabos e sargentos. Ficava admirado com os soldados marchando, correndo (anos depois servi naquela companhia, mais precisamente em 1983, soldado Sousa Lima, número 145, 2º pelotão de fuzileiros da 1ª Companhia de Infantaria)...   ... Mais o que mais me marcou naquele tempo foram as aulas na Escola Casa da Criança I.
     A Casa da Criança deixou entre outras coisas as lembranças dos vários amigos e das professoras dona Clarice (a professora mais sorridente, atenciosa e feliz que vi na vida), Natalice e dona Amanda Jatobá.
     A Rua da Frente foi um nome que ficou eternizado em minha memória, tanto por suas lembranças quanto por seu nome forte. Tão forte que seu nome oficial chamado Rua Getúlio Vargas, quase não faz parte de meu linguajar quando tenho que me referir a ela.
Recentemente o confrade e escritor Gecildo Queiroz escreveu um livro intitulado “A Rua Da Frente: Memórias de Um Tempo Que Nunca Morre”, onde narra suas reminiscências.    
O que quase ninguém sabe é que a Rua da Frente já teve outro nome e isso descobri recentemente. Vamos aos fatos:
Apaixonado por fotos que relembre minha cidade, sempre pesquiso em revistas, sebos, bibliotecas e sites sobre Paulo Afonso. Um dos sites que sempre procuro é o Mercado Livre e eis que realizando uma dessas buscas encontrei uma fotografia de uma britadeira com o título: “Fotografia de Zé Miron”. Todos da cidade conhecem ou já ouviu falar em Zé Miron, até por que o nome dele virou sinônimo de quem realiza fotos em família, festas, casamentos, aniversários. Todos falam: Bate a foto ai Zé Miron!
De imediato comprei a foto. Alguns dias depois a recebo em casa. Analisei a foto onde dois senhores estão próximos da britadeira , na tentativa de ver se reconhecia alguém. Quando observei o verso da foto fiquei surpreso com um carimbo com as legendas:

“FOTO SÃO JOSÉ
JOSÉ MIRON SIQUEIRA
RUA GONÇALVES MATHEUS, Nº 70
PAULO AFONSO – “BAHIA”

     Rua Gonçalves Matheus? Nunca havia ouvido ninguém citar essa rua em Paulo Afonso. Procurei meu amigo Assis Siqueira, filho de Zé Miron, pra ver se ele saberia onde era essa rua. Surpresa foi quando ele disse:
 - É a Rua da Frente.
 - Mais como? Sempre ouvimos falar que a Rua da Frente foi o primeiro nome dessa rua!
- Gonçalves  Matheus foi um engenheiro que veio trabalhar na Chesf e foi ele quem projetou a Rua da Frente, por isso a homenagem em nome dele!
Procurei mais informações sobre quem era Gonçalves Matheus e recorri ao conhecimento de Fernando Motta, escritor, engenheiro e ex-funcionário da Chesf. Motta falou:

- Gonçalves foi um auxiliar de Edmundo Ferrando de Seixas, que era administrador das obras da Usina Piloto em Forquilha.
Ambos eram funcionários da Divisão de Águas do Ministério da Agricultura e responsável pela construção da Usina Piloto. 
Todavia nunca soube que Matheus era engenheiro. Ele também ajudava Edmundo no controle da parte financeira.

 Aprendi ali mais um pouco da história de nossa cidade.
Que os livros, as páginas de nossa historiografia registrem mais esse capitulo.
    Através de uma simples mais tão importante fotografia um pouco mais de conhecimento, registros de uma época, fonte de informação para novas gerações, descoberta marcante através da arte de um fotografo que deixou seu nome gravado como um dos mais importantes profissionais das imagens de nossa cidade.
      A Rua Da Frente marcou profundamente minha trajetória de vida e eu jamais imaginaria que ela um dia tinha sido RUA: GONÇALVES MATHEUS.


João de Sousa lima
Historiador e escritor
Paulo Afonso, 14 de março de 2014.
Av. Getulio Vargas - acervo João de Sousa Lima

"Rua Da Frente" - acervo João de Sousa Lima

Guaritas de acesso as obras da CHESf - acervo João de Sousa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário