segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Professor Gilberto Menezes, aos 93 anos, lança livro sobre a história de Petrolândia


Professor Gilberto Menezes, aos 93 anos, lança livro sobre a história de Petrolândia

João de Sousa Lima esteve lá
Antônio Galdino
divulgação
Escritor João de Sousa Lima com o professor Gilberto Menezes
Escritor João de Sousa Lima com o professor Gilberto Menezes
 Professor Gilberto Menezes, aos 93 anos, lança livro sobre a história de Petrolândia
O escritor João de Sousa Lima, da ALPA e IGH, membro da comissão organizadora da 1ª BIENAL DO LIVRO DE PAULO AFONSO participou de importante evento cultural realizado no Clube Velho Chico na cidade de Petrolândia, em Pernambuco.
Ali, no sábado, dia 27 de Setembro, o professor Gilberto Menezes, com 93 anos de idade, lançou livro que conta a história de sua cidade, Petrolândia.

Com rico acervo fotográfico e um grande valor histórico, o livro é mais um resgate da história desta cidade centenária, cujas terras dos antepassados foram totalmente inundadas com a construção da Barragem de Itaparica e suas águas, num volume total de 11 bilhões de metros cúbicos, se espalham por mais de 170 quilômetros encobrindo construções e a história de mais de 125 anos.

O professor Gilberto Menezes é filho de Hidelbrando Menezes, que foi contemporâneo e amigo de Delmiro Gouveia e que escreveu o livro Delmiro Gouveia: vida e obra, publicado no Rio de Janeiro pela Editora Quipapá, em 1969, uma importante publicação sobre o industrial, ainda hoje fonte de pesquisas para estudantes e pesquisadores sobre a vida deste cearense que fez a Usina Angiquinho, a Fábrica da Pedra e começou o processo de industrialização do sertão nordestino.

A festa de lançamento do livro do Professor Gilberto Menezes foi organizada pelo Lyons Clube da cidade e atraiu grande número de pessoas, familiares, amigos e estudiosos da história de Petrolândia e desta região sertaneja.
divulgação
Escritor João de Sousa Lima em Petrolândia
Escritor João de Sousa Lima em Petrolândia
 João de Sousa Lima registrou a presença de Isaura com seu esposo e familiares, Jadílson Ferraz e sua noiva Rosângela, Roseane e esposo.
Apesar da idade, os organizadores da 1ª BIENAL DO LIVRO DE PAULO AFONSO e do 1º Encontro de Escritores da Região do São Francisco, tem a expectativa de contar com a presença do professor Gilberto Menezes neste evento, pelo menos na sua abertura, dia 05 de Novembro. Outra expectativa é a presença esperada de outros nonagenários, como Euclides Ribeiro (94 anos), morador de Paulo Afonso que escreveu um pequeno livro de memórias, com tiragem pequena, apenas para os amigos e familiares.

Há ainda a possibilidade da participação de poetas e poetisas de Aracaju, de Rodelas, inclusive outro nonagenário o que vai mostrar essa bela mistura do jovem ansioso e do idoso experiente em um encontro de escritores, poetas, sonhadores.
A 1ª BIENAL DO LIVRO DE PAULO AFONSO e do 1º Encontro de Escritores da Região do São Francisco será dias 05, 06 e 07 de Novembro no Memorial Chesf Paulo Afonso.
divulgação




Nenhum comentário:

Postar um comentário