quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

João de Sousa lima e sua primeira pesquisa no raso da Catarina


 

EXPEDIÇÃO RASO DA CATARINA

( NAS TRILHAS DE LAMPIÃO )


 


 


 


 


Desde muito tempo, que eu guardava o desejo de palmilhar as veredas quase intransponíveis do desértico Raso da Catarina, reserva ecológica de suma importância para o Brasil e o mundo. Com a realização do meu primeiro livro: Lampião em Paulo Afonso, pude margear , em partes , esse árido pedaço de chão nordestino. Enquanto realizava as pesquisas nos povoados pauloafonsinos, que situa-se no que chamamos em torno do Raso, travei o primeiro contato com a vegetação seca e disforme que cobre essa intrigante reserva ecológica. No entanto, continuava a vontade e a necessidade de conhecer e adentrar nesse enigmático e rico ecossistema.

Quando no dia 06 de setembro de 2004, encontrei-me, por acaso, com o amigo de infância Petrucio Luiz Rodrigues, funcionário da Petrobrás, que trabalha embarcado em uma plataforma, na cidade de Macaé , Rio de Janeiro, e que, descansava em Paulo Afonso seus dias de férias, falou-me da alegria do reencontro e gentilmente elogiou o meu trabalho literário, externando sua vontade de conhecer alguns dos lugares citados no livro, por onde os cangaceiros passaram. O Raso da Catarina foi o palco da nossa conversa final e acertamos que iríamos cruzar este extenso labirinto. O difícil foi acreditar que o seu carro, "um Toyota corolla", por ser um veículo de passeio, conseguiria realizar a proeza de atravessar esse saara nordestino. Confesso que embarquei nessa arriscada aventura um pouco temeroso.

É chegado o dia 08 de setembro de 2004, eu , Petrucio e Gatão, guia turístico da nossa cidade , com o clarear dos primeiros raios do sol , começamos a expedição. O Povoado Salgadinho, foi a nossa primeira parada, onde fotografamos a casa da ex - cangaceira Lídia, de Zé Baiano. De lá seguimos até o Brejo do Burgo , aldeia dos índios Pankararés, onde adquirimos alguns artesanatos indígenas e colhemos dados dos que viveram a saga do cangaço. Do Brejo do Burgo nos dirigimos até a Baixa do Ribeiro, local onde nasceu a famosa cangaceira Dadá, de Corisco. Aí, a Toyota já cruzava as estradas poeirentas e pedregosas do Raso da Catarina.

O Salgado do Melão foi a próxima parada e aproveitamos para conversar com Joana, irmã da cangaceira Dadá.

A expedição continuou, sendo entrecortada por breves paradas necessárias para registrarmos a fauna e a flora, patrimônios naturais que a sociedade tem por dever, conservar. (Divulgando este trabalho, estou convicto que ofereço uma parcela de colaboração na árdua tarefa de conscientizar a população a cerca das questões ambientais).

As estradas que a Petrobrás abriu para a exploração do Raso da Catarina, servem hoje de entrada para caçadores e traficantes de animais silvestres. É uma grande dívida social dessa empresa e uma ferida que mostra sua eterna marca. O bom é que as fontes de gás natural, perfuradas em nome do progresso , estão fechadas como fonte de reserva e a clareira que abriram para servir de campo de pouso, está sendo tomada pelo mato, sendo revestida pela natureza que reage. Ironia do destino, a expedição seguia com o apoio de Petrucio, um dos grandes incentivadores da cultura nordestina e apaixonado pelas histórias sertanejas. Ele que é funcionário da Petrobrás.

Seguimos com a expedição, com o sol abrasador queimando a flora diversificada, castigando as várias espécies, tais como: Catingueira, jatobá, umbuzeiro, quipemba, jurema, mandacaru, xique - xique, prém-prém, coroa de frade, faveleira, macambira, gravatá, quipá e araticum. Plantas que teimosamente sobrevivem, assim como sobrevive com mais dificuldade a escassa fauna, abalada pela caça predatória. Eis alguns animais que estão sendo extintos pelas mãos vorazes do homem: Onça suçuarana, caititu, cotia, preá, tamanduá, veado, tatu, tatu verdadeiro, peba, ribaçã, arara azul, papagaio, carcará, gavião, Seriema, entre outros.


 


 


 


 


 


 


 

O Povoado São Francisco pertencente a Macururé, foi a nossa próxima parada.Localidade onde encontramos familiares dos cangaceiros Azulão, Balão e Esperança.

Em São Francisco encontramos várias peças que pertenceram aos cangaceiros e falamos para a população, da importância que é a preservação daquela localidade por se encontrar dentro do Raso da Catarina. De lá, já com o cair da noite, regressamos a cidade de Paulo Afonso , onde traçamos novos roteiros para prosseguirmos com o nosso trabalho.

No dia seguinte, ao raiar do dia, a Toyota novamente nos conduzia às areias disformes do Raso da Catarina, e assim foi durante vinte dias, onde percorremos 900 quilômetros, realizamos 8:00 horas de filmagens e tiramos aproximadamente 4.000 fotografias .

Terminamos a expedição exaustos, porém realizados. O carro que no princípio parecia frágil, passou com méritos na missão. O amigo Petrucio, incansável e de uma sensibilidade ímpar, está de parabéns tanto pela realização do trabalho, quanto pela consciência de preservação que o acompanha e que ele possa ser o elo entre a Petrobrás e o Raso da Catarina, no que se trate de uma nova visita, desta vez, por uma nova causa, onde possa resguardar e proteger este patrimônio brasileiro, que por centenas e centenas de anos, a vida tenta se defender da ação exterminadora do homem.


 


 


 


 


 


 

Paulo Afonso, 05 de Novembro de 2004.


 


 

JOÃO DE SOUSA LIMA.

Escritor / pesquisador.


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário