segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

João de sousa lima, escritor, participa da o lançamento da rota do cangaço, em paulo afonsoParte superior do formulário

Tamanho da letra:

Parte inferior do formulário

Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA
10/12/2009 - 17:56

Canion e cangaço na Oficina de Roteirização do turismo em Paulo Afonso

Antônio Galdino


 

Este ano, alguns eventos importantes para a retomada do crescimento da região a partir do turismo, aconteceram em Paulo Afonso e na região.

Em março, em seminário promovido pela Bahiatursa foi revista o zoneamento turístico do estado e criada a Zona Turística Lagos e Canions do São Francisco, sediada em Paulo Afonso, reunindo os municípios de Paulo Afonso, Glória, Abaré, Rodelas e Santa Brígida, que deixaram a ZT Lagos do São Francisco, sediada em Juazeiro.

A nova Zona Turística Lagos e Canions do São Francisco foi aprovada pelo Forum de Turismo da Bahia na reunião de 18 de março de 2009. Entre 1º e 3 de outubro, estiveram na região um diretor e assessores do Ministério do Turismo, da área de investimentos públicos e privados e se reuniram em Jatobá-PE, num primeiro momento, com prefeitos e representantes do turismo da região.

Antonio Galdino Impossível não se extasiar com este espetáculo

Ali estiveram os prefeitos de Paulo Afonso, Glória e Jatobá e representantes de Piranhas e Poço Redondo. Segundo o diretor Hermano, assessorado por José Rocha e Bruno, "esse encontro preliminar terá desdobramentos e o MTur estará bem mais presente na região". No dia 3 de outubro aconteceu a Maratona de Canoagem no cânion do São Francisco, de Paulo Afonso a Xingó.

O evento realizado numa parceira do Secretaria de Turismo da Bahia e a Prefeitura de Paulo Afonso trouxe ao município o Secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli e os deputados Lídice da Mata, José Carlos Aleluia e Luiz de Deus que fizeram, junto com o Prefeito Anilton Bastos e outras autoridades da região de grande número de jornalistas o trajeto, no Catamarã Raso da Catarina, até o Rio do Sal.

Dia 4 de outubro, a Prefeitura de Paulo Afonso realizou a 1ª procissão fluvial no rio São Francisco, no Lago Moxotó até a Prainha do Lago PA-IV, evento que entra para o calendário do município.

Antonio Galdino

Entre 16 e 19 de outubro aconteceu a Expedição D. Pedro II, a Rota do Imperador, um projeto de iniciativa privada que contou com o apoio e participação de prefeituras alagoanas(7), sergipanas(1), baianas(1) e pernambucana(1). O projeto refaz a viagem do Imperador D. Pedro II, feita em outubro de 1859, até a Cachoeira de Paulo Afonso. (veja matéria no site http://sistema.padigital.com.br//";">www.folhasertaneja.com.br).

No período de 9 a 12 de novembro foi realizado em Paulo Afonso o Seminário de Roteirização Lagos e Canions do São Francisco, organizado pela Bahiatursa, em parceria com a Prefeitura de Paulo Afonso e participação dos Estados de Alagoas e de Sergipe.

Os debates focaram a grande potencialidade turística da região, como destacou o Professor Antônio Galdino, presidente do COMTUR/Paulo Afonso, na sua palestra, mas voltaram-se especialmente para dois grandes temas, comuns à maioria dos municípios no entorno de Paulo Afonso: o cânion do São Francisco e o cangaço.

Antonio Galdino Museu Casa de Maria Bonita - Malhada da Caiçara/Paulo Afonso

Paulo Afonso possui o maior canion natural navegável do mundo, com paredões de mais de cem metros de altura e o cangaço está presente nos livros de João de Souza Lima, outro palestrante do seminário e Luiz Ruben, nas muitas andanças de Lampião pelo Riacho (Casa de Genorosa), Malhada da Caiçara, onde está o Museu Casa de Maria Bonita, Baixa do Boi, onde, na Lagoa do Mel, morreu Ezequiel o irmão mais novo de Lampião, E no Raso da Catarina, em Água Branca, em Glória, em Canindé do São Francisco e dezenas de lugares na região.

Mesmo sem nunca ter entrado vivo em Piranhas, ali foram expostas as cabeças de Lampião, Maria Bonita e sete cangaceiros, emboscados pela polícia na Grota de Angico, que está em Poço Redondo mas a sua visitação é feita pelo rio e trilha de 700 metros, por Canindé do São Francisco. Seminários como o do Centenário de Maria Bonita, realizado em março deste ano em Paulo Afonso e muitos outros que acontecem na região têm sempre uma grande participação popular para um tema que já rendeu centenas de livros, filmes, seriadas de televisão, teses de mestrado e doutourado no Brasil e no exterior.

 
 

Antonio Galdino Em Paulo Afonso, representantes de três estados nordestinos discutem o turismo regional

Para se ter uma idéia da importância ou da preferência pelo tema, os sites de consulta na internet revelam números fantásticos. A palavra cangaço, Lampião, no Google, por exemplo, leva para centenas de milhares de páginas e o nome Maria Bonita tem quase 4 milhões de páginas nesse site.

Depois de uma abertura, dia 9, no Memorial Chesf, com a presença do Vice-prefeito de Paulo Afonso, Jugurta Nepomuceno, Prefeita de Glória, Ena Vilma, do presidente da Câmara de Paulo Afonso, Antônio Alexandre e diretores de turismo da Bahia, Alagoas e Sergipe, o Seminário de Roteirização teve seqüência nos dias 10 e 11 no auditório do Hotel Belvedere e no dia 12 com passeio à Casa de Maria Bonita e de catamarã no câniom de Paulo Afonso, no Rio do Sal sendo encerrado com almoço no Restaurante Carioca, na Prainha de Paulo Afonso.

joão tavares Catamarã Raso da Catarina nas águas do Canion de Paulo Afonso - Rio do Sal

Representantes dos órgãos governamentais municipais e estaduais, empresários e profissionais da cadeia produtiva do turismo, sociedade civil de diferentes segmentos sociais, como organizações locais, associações comunitárias, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), associações comerciais, entre outros, reuniram-se para discutir a elaboração de novos roteiros turísticos integrados nos Cânions, explorando a história do cangaço, abrangendo os estados da Bahia, Alagoas e Sergipe. Assim como, avaliar os roteiros já existentes visando à sua qualificação.

A expectativa de todos os que atuam ou lutam para o desenvolvimento regional a partir da incrementação de projetos na área do turismo e de incentivos e apoios mais marcantes dos governos e investimentos na melhoria da qualidade dos serviços pelo trade é o real desenvolvimento sustentável da região a partir desse importante segmento.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário