domingo, 3 de janeiro de 2010

Escritor João de Sousa Lima e o tema cangaço

É da Terra

21/09/09  16h09m - Paulo Afonso - BA

João de Souza Lima - Quase um Lampião

Texto: Marcos Pinheiro | Revisão: Paloma Sousa
marcospinheiro.jr@gmail.com

Crédito: www.ozildoalves.com.br

João de Souza, 44 anos

João de Souza, o pernambucano que chegou a Paulo Afonso ainda pequeno e formou-se Técnico em Contabilidade, hoje se divide entre o trabalho como Coordenador de Cultura do município e sua ligação de 12 anos com a história do cangaço e do povo sertanejo.


 

Sua dedicação à cultura nordestina partiu de um convite feito pela amiga Glória Lira, para que junto com um grupo, João fizesse um apanhado sobre as histórias do sertão. "Eu achava que os resquícios do cangaço estavam distantes, mas encontrei pessoas que viveram com Lampião e que até mesmo foram cangaceiros. Depois disso, não parei mais", diz João de Souza.


 

O percurso de 12 mil quilômetros feitos em uma moto, colhendo informações, resultou em seu primeiro livro, "Lampião em Paulo Afonso" - este já esgotado, porém breve em segunda edição. Além desse exaustivo primeiro trabalho, João é co-autor de outros três livros de autoria do professor Juracy Marques e ainda autor de "Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço" e uma cartilha fotográfica sobre a reforma da casa de Maria Bonita. Em "Moreno e Durvinha – Sangue, Amor e Fuga no Cangaço", João teve o privilégio de divulgar, junto com o casal de cangaceiros, o livro pelo Brasil.


 

Responsável pela produção de dois filmes experimentais, João de Souza encarou a tarefa de dirigir um curta-metragem. "Nos Carrascais do Sertão" conta a história de um dos integrantes do bando de Lampião e já tem presença garantida no Cine Ceará do ano que vem, que abordará temas ligados ao nordeste.


 

Este ano João ainda pretende lançar um livro de poesias chamado "No Silêncio do Acaso" e outro sobre a história de Paulo Afonso, desligando-se um pouco do poderio da CHESF. Ano que vem, concluí o livro que será definitivo em toda sua pesquisa sobre o cangaço, dedicando-se a partir de então, à história de nossa cidade, porém sempre à disposição da comunidade para palestras e ao que se diz respeito ao bando de Lampião.

2 comentários:

  1. O AMIGO IRMÃO JOÃO DE SOUZA LIMA É UM RICO PATRIMONIO NORDESTINO,PESSÔAS ABNEGADAS COMO O AMIGO JOÃO SÓ NASCE ENTRE MILHARES 1 E ESTE 1 JOÃO FAZ PARTE DENTRE OUTOS;

    ResponderExcluir
  2. Para mim, João de Sousa Lima, não só é um pesquisador do cangaço, como é para nós obcecados pela leitura lampiônica, o grande homem que nos entrega os seus maravilhosos textos para enriquecermos mais ainda nossas memórias cangaceriana. José Mendes Pereira - Mossoró - Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir