terça-feira, 9 de março de 2010

Centenario de Maria Bonita, é destaque no blog Integração, por Clementino Heitor


terça-feira, 9 de março de 2010

Feminismo cangaceiro faz de Maria "Bonita Lampião"

(Este texto,ilustrado com foto de Gilmar Santos, foi enviado para o jornal A Tarde.
Sobre o assunto, postarei neste blog o que penso sobre o cangaceirismo, tema sobre o qual escrevi ensaio ainda quando aluno da Faculdade Católica de Filosofia de Aracaju).

CAMPUS VIII com Maria Bonita e Lampião

O II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita foi aberto, último dia 8, no Campus VIII da UNEB em Paulo Afonso, com a mostra de fotografias, armas, utensílios e apetrechos usados por cangaceiros e soldados durante o ciclo do cangaço, além de livros, revistas e jornais que o documentaram. A coincidência de a data marcar o Dia Internacional da Mulher tem sido muito destacada pelos promotores do evento, com forte apelo ao feminismo e ajuda a estratégia de reforçar, com as celebrações do centenário a ser comemorado em 2011, a autonomia da personagem Maria Bonita no universo da cultura cangaceira.
Esta tendência se manifesta, por exemplo, no trabalho de José Antonio Souza e Renata Melo, respectivamente com poema dramático musicado e uma peça de teatro-dança, esta sugestivamente denominada Bonita Lampião, enfatizando "a relação amorosa entre os dois cangaceiros, a partir do ponto de vista de Maria Bonita".
A cerimônia da abertura oficial teve a presença do diretor da UNEB-Campus VIII, Juracy Marques; secretário de Turismo do município, Jânio Soares, representando o prefeito Anilton Bastos, escritor João de Souza Lima, coordenador do evento, além do presidente da Sociedade Brasileira de Estudo do Cangaço, Ângelo Osmiro; Manoel Severo, do Cariri do Cangaço e escritores regionais, dentre eles Antonio Vilela, Antonio Galdino, Edson Barreto e Rubervânio Lima.
Aconteceu também o lançamento de dois livros: "Maria Bonita – diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço", organizado por João de Souza Lima e Juracy Marques; e "Lampiões Acesos", de Marcos Edilson. Apresentaram-se os violeiros Ceará e Poetinha de Cristo e o Grupo de Cangaceiros de Paulo Afonso.
O II Seminário continuou ontem e prossegue hoje, com visitas à exposição e exibição de filmes seguida de debates sobre A Estética de Maria Bonita e Diferentes Contextos que envolvem a Vida da Rainha do Cangaço.

Postado por Clementino Heitor de Carvalho às 3/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário