sábado, 6 de março de 2010

Jornal Folha Sertaneja apóia II seminário do centenário de Maria Bonita, em Paulo Afonso, Bahia

Parte inferior do formulário

Folha Sertaneja - Paulo Afonso - BA
01/03/2010 - 18:35

II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita acontece em Paulo Afonso

"Em 2009 aconteceu o I Seminário. Este ano (2010) é o segundo e em 2011, quando Maria completaria 100 anos, acontecerá o III Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita", diz João Sousa Lima

Antônio Galdino


 

Nos dias 08, 09 e 10 de março a Prefeitura de Paulo Afonso através da Secretaria de Turismo e a UNEB - Campus VIII estarão realizando o II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita.

O evento acontecerá no auditório da UNEB. Na programação estão sendo apresentados mostra de fotografias de Maria Bonita e utensílios utilizados por ela e seu grupo, palestras, lançamentos de livros e exibição de filmes e documentários sobre o instigante tema cangaço.

A amostra será aberta para toda comunidade, durante os três dias e também é destinada aos alunos das redes municipal e particular de ensino.

Na abertura da programação, dia 08, serão lançados os livros Lampiões Acesos: o Cangaço na memória coletiva, de Marcos Edilson de Araújo e MARIA BONITA – diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço. Este último reúne textos de vários autores, apresentados durante o I Seminário, em março de 2009.

A organização desse livro é de João de Sousa Lima e Juracy Marques, que também assinam artigos publicados nesta edição, ao lado dos escritores Antônio Galdino, Edson Barreto e Rubinho Lima, membros da Academia de Letras de Paulo Afonso.

Para quem deseja participar do seminário, as inscrições estão sendo realizadas na UNEB e os 300 primeiros inscritos terão direito a um kit do evento.

Confira a programação, que acontecerá nas instalações do CDTA, na UNEB, Campus VIII em Paulo Afonso e participe!

PROGRAMAÇÃO:

O livro reúne artigos do 1º Seminário, realizado em 2009.

DIA 08/03/2010:

8h às 17h  - Início da mostra cultural com visitação guiada dos alunos das escolas públicas e privadas e comunidade.

MOSTRA CULTURAL SOBRE MARIA BONITA:

Mostra de fotografias de Maria Bonita e seu grupo, utensílios e apetrechos usados na época e reportagens sobre o cangaço. Essa mostra será aberta a toda a comunidade, porém destinada principalmente à visitação guiada dos alunos, para que possam interagir, de forma mais crítica, com a nossa real história.

19h -

Abertura Oficial do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DE MARIA BONITA com a presença de autoridades civis, militares, educativas e científicas.

• Presença da ex-cangaceira Aristeia Soares, ex-soldado da volante Teófilo Pires, Neli Conceição e João Souto, filhos do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha e dos Parentes de Maria Gomes de Oliveira, Maria Bonita: Eribaldo Gomes de Oliveira e Adelmo Gomes de Oliveira.

21h -

Lançamento do livro: MARIA BONITA – diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço, referente ao I Seminário Internacional de Maria Bonita. Organização João de Sousa Lima e Juracy Marques

Lançamento do livro: Lampiões Acesos: o cangaço na memória coletiva Autor: Marcos Edilson de Araújo Clemente

21h30min - Merenda Sertaneja

22h - Apresentação Cultural

DIA 09/03/2010

08h - Exibição dos Filmes:

- A CASA DE MARIA BONITA (Direção Gilmar Teixeira e João de Sousa Lima).

- CANGACEIRO GATO: UM RASTRO DE ÓDIO E SANGUE (Direção de João de S.Lima).

- 70 ANOS DA MORTE DE LAMPIÃO E MARIA BONITA (Direção Antônio Galdino e João de Sousa Lima)

• Após a exibição dos filmes haverá uma mesa redonda para debates sobre os temas abordados, com a presença dos diretores.

19h- MESA I: A ESTÉTICA DE MARIA BONITA: FOTOGRAFIAS, XILOGRAVURAS, MÚSICA, CORDEL, QUADRINHOS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS E INTERNET.

21h - Debate.

DIA 10/03/2010

8h - Visitação à Casa de Maria Bonita

10h - Diálogo com os familiares de Maria Bonita

19h - MESA II: DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVEM A VIDA DA RAINHA DO CANGAÇO. Debate.

21h - Entrega dos certificados aos participantes e merenda de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário