terça-feira, 9 de março de 2010

Seminário do Centenário de Maria Bonita, acontecido em Paulo Afonso, Bahia, é destaque no blog Cariri Cangaço, por Manuel Severo.

Noite Solene Marca Abertura do II Seminário Internacional em Paulo Afonso


 


 

Aconteceu agora a pouco a solenidade oficial de abertura do II Seminário Internacional em comemoração ao Centenário de Maria Bonita, na cidade de Paulo Afonso. A iniciativa é da prefeitura de Paulo Afonso, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB , Campus VIII e SBEC. Participaram da solenidade autoridades municipais, dentre elas o Secretário de Cultura e Esporte de Paulo Afonso, Janio Soares; o Diretor de Turismo Antônio Galdino, o Presidente da SBEC, escritor Ângelo Osmiro, além de pesquisadores, escritores, estudantes, dentre outros.


 


Mesa de Abertura do Evento


 


Auditório da UNEB Lotado


 


Secretário da Cultura, Janio Soares


 


Manoel Severo e Voldi Ribeiro


 

Em sua fala o Diretor da UNEB, professor Juraci Marques , ressaltou "a importancia da iniciativa de trazer para dentro da Universidade temática tão rica e controversa como o Cangaço" já o representante da municipalidade Secretário Janio Soares, pontuou a "presença marcante de pesquisadores de vários estados do nordeste prestigiando o II Seminário Internacional", João de Sousa Lima, coordenador do encontro disse "da felicidade de receber tantos amigos e o apoio da comunidade paulafonsina na realização do evento".


 


Diretor da UNEB, Professor Juraci Marques


 


Diretor de Turismo, Antônio Galdino


 


Rubinho Lima


 


Edson Barreto


 


Marcos Edilson



Na oportunidade no auditório da UNEB foi realizado o lançamento dos livros, "I Seminário Internacional de Maria Bonita", uma coletânea de artigos resultado da primeira edição do evento, acontecido em Março de 2009, dentre os autores; João de Sousa Lima, Edson Barreto, Antonio Galdino, Juraci Marques e Rubinho Lima. Também foi lançado o livro "Lampiões Acesos, o Cangaço na Memória Coletiva" do escritor Marcos Edilson de Araujo Clemente. Após a solenidade, os convidados participaram de uma "Merenda Sertaneja". Em Paulo Afonso são exatamente 23:14H.


 

Por:Manoel Severo, em tempo real.


 

Postado por CARIRI CANGAÇO 0 comentários

Reações: 

 

As Mulheres Mudaram o Cangaço Por:Alcino Costa


 


Alcino Alves Costa


 

Um dos pesquisadores mais respeitados do universo da pesquisa do cangaço, Alcino Costa, presente também ao II Seminário Internacional de Maria Bonita, nos traz as suas impressões sobre a presença feminina nos bandos cangaceiros, a partir da entrada de Maria Bonita, levada por Virgulino Ferreira da Malhada da Caiçara. Alcino revela "Maria Bonita para mim era a referência do amor; quantas e quantas vezes temos registrado pela história, a presença marcante da amada do rei do cangaço, evitando atrocidades e a selvageria por parte de seu amado e do bando." 


 

E continua Alcino, "Essas meninas e mocinhas que entraram no cangaço, para mim, eram umas heroínas. Entraram enfeitiçadas pela magia que aqueles homens temidos e de vestes diferentes exerciam sobre todas elas nos confins dos sertões, e dali passavam a sofrer todo tipo de tomento vivendo as tormentas da vida cangaceira, passavam fome, sede, combates, sem falar nas caminhadas sem fim, muitas vezes grávidas prestes a dá a luz,e o pior, quando tinham seus pequenos rebentos, tinham que entregar, ou seja, se separar daquelas pequenas sementes fruto daquela vida desregrada. As mulheres na verdade aplacaram em muito a selvageria e a sanha dos companheiros cangaceiros, humanizaram em parte o cangaço", conclui o pesquisador.


 

Estamos a poucos minutos da abertura oficial do II Seminário Internacional de Paulo Afonso, por aqui são exatamente 20:12H.


 

Natural de Poço Redondo, Alcino Costa, prefeito por tres vezes de sua cidade natal, é o autor de "O Sertão de Lampião" e "Mentiras e Mistérios de Angico". Poço Redondo ao lado da própria Paulo Afonso foram os municípios que mais emprestaram homens e mulheres aos bandos de Lampião e seus sub-chefes, durante a segunda fase da vida do líder cangaceiro, entre os anos de 1928 e 1938.


 

Por:Manoel Severo, em tempo real.


 

Postado por CARIRI CANGAÇO 0 comentários

Reações: 

 

As Mulheres e o Cangaço por: Rui Siqueira


 


 


Rui Siqueira, Manoel Severo, Ângelo Osmiro e Professora Ana;


 

Para o pesquisador Rui Siqueira, " a principal mudança quando da entrada das mulheres no canganço foi sem dúvidas a diminuição da bestialidade cometida pelos cangaceiros, embora, o fato também tenha trazido maiores difilculdades com relação à mobilidade dos grupos, dali em diante, principalmente em função dos períodos de regras mensais e mesmo durante a gravidez, tinham que redobrar o cuidado, e sempre colocando em risco a segurança dos mesmos". Ainda segundo o pesquisador Rui Siqueira, "a entrada das mulheres também não veio a acrescentar maior poder bélico ao grupo pelo aumento de volume de pessoas porque as mulheres naturalmente não possuiam a capacidade guerreira de seus pares do sexo masculino, salvo o exemplo de Dadá, companheira de Corisco, que comprovadamente foi uma guerreira que lutava em igualdade de condições com seus companheiros". Rui Siqueira direto do II Seminário Internacional do nascimento de Maria Bonita em Paulo Afonso, 14:35H. 


 


Museu do Rui, no município de Serra, região metropolitana de Vitória-ES


 




Punhal que pertenceu ao cangaceiro Jararaca e que foi dado pelo mesmo ao marido de sua prima, Domingos Honorato Bezerra na fazenda Puiú, no município de Buique em 1926


 


 

NOTA CARIRI CANGAÇO: Rui de Siqueira Fontes, engenheiro, metalurgista, pesquisador do cangaço, radicado em Serra, região metropolitana de Vitória do Espírito Santo, mantendo em sua residência um "Museu Particular" de peças e livros da temática do Cangaço: O Museu do Rui.


 

Por Manoel Severo, em tempo real.


 

Postado por CARIRI CANGAÇO 3 comentários

Reações: 

 

Almoço Reúne Confrades no Primeiro dia do II Seminário em Paulo Afonso


 



 

Repentistas Rafael e Ceará


 

O pesquisador e escritor João de Sousa Lima foi anfitrião do almoço inaugural do II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita em Paula Afonso. Agora a pouco (12:45H) participantes, convidados e equipe de produção se reuniram para almoçar na Pousada Energia, em Paulo Afonso.


 

No período da manhã houve a apresentação de filmes sobre a temática, no auditório central da UNEB, Campus VIII; foram apresentadas as películas: 70 Anos da Morte de Lampião e Maria Bonita, documentário de Antônio Galdino e a Casa de Maria Bonita de João de Sousa Lima e Gilmar Teixeira.


 


João de Sousa Lima e Rui Siqueira Fontes


 


Antônio Vilela e Tomaz Cysne


 


Paulo Gastão


 


Ângelo Osmiro e Ana Lúcia


 


César Megale


 

Para o Presidente da SBEC, escritor Ângelo Osmiro, em entrevista ao jornal "A Tarde" de Salvador; "a iniciativa deste II Seminário do Centenário de Maria Bonita, encabeçado pela Prefeitura e principalmente pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, é um marco importante na dismistificação e na quebra do preconceito, inclusive dentro das Academias com relação ao tema Cangaço. Trazer essa temática, tendo a frente a Universidade, preponderantemente na terra onde Maria Bonita nasceu, é de extrema importância para construirmos outros palcos de discussão e debate", ressalta Osmiro.


 

Por: Manoel Severo, em tempo real.


 


 


 

Postado por CARIRI CANGAÇO 1 comentários

Reações: 

 

Começa em Paulo Afonso Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita


 


O Painel Gigante dá as boas vindas aos visitantes da UNEB em Paulo Afonso


 

Neste momento estamos acompanhando os primeiros momentos do II Seminário Internacional do Centenário de Maria Bonita, uma iniciativa da Prefeitura de Paulo Afonso, UNEB e SBEC. No auditório central do Campus VIII da UNEB, neste momento (10:05H) se apresentam na abertura das atividades da manhã, os violeiros Ceará e Rafael nos brindam com a arte da viola, da cantoria e do repente, no evento que  faz parte dos preparativos para o Centenário da Maria de Lampião, em 2011.


 


João de Sousa Lima, Cesar Mengali, Rubinho Lima


 


Paulo Gastão e Danielle Esmeraldo


 


Ângelo Osmiro, Tomaz Cysne e Manoel Severo


 


Espaço da Arte e Artesanato de Paulo Afonso no II Seminário


 


Rubinho Lima e Danielle Esmeraldo


 


Manoel Severo e Joventino de Melo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário