quinta-feira, 30 de setembro de 2010

LIRA NETO, UM IMBECIL DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE.

Lira Neto, um imbecil de primeiríssima qualidade.

Tive acesso ao texto escrito por um desconhecido chamado Lira Neto e, diga-se de passagem, um desconhecido imbecil. O artigo saiu no jornal Diário do Nordeste, no dia 10 de setembro de 2010 e se refere a morte do Cangaceiro Moreno. Como o artigo me direcionado por eu ser escritor eu tenho que dar minha resposta a esse IMBECIL:

Primeiro você fala que não é de desejar a morte de ninguém, porém que o ex-cangaceiro já ia tarde. Realmente ele foi tarde, pois passou dos cem anos de idade, demorou muito, é desejo de quase todos passar dos 100.
O imbecil fala que com a morte de Moreno devia ter ido toda a

 ignorância cavalar de todos os sociólogos, historiadores, cineastas, jornalistas e escritores que, ainda hoje, por estupidez ideológica, ranço acadêmico ou ingenuidade histórica, insistem em glamourizar o cangaço.

Vale salientar para esse desqualificado que a ignorância cavalar ficou mais visível no texto preconceituoso que ele escreveu e não compreendo como um jornal desse porte abre espaços para imbecis dessa qualidade.
Ele ainda critica a todos que escrevem e estudam sobre o cangaço, taxando-os de estúpidos e ingênuos. Agora imagina o que se falar dele, que é preconceituoso e deve se sentir a cima de todos e de tudo para fazer tão graves acusações e julgamentos precipitados.
Sabe Lira Neto, estive considerando suas bestialidades escritas. Você deve ser mais um desses dublês de intelectuais que leu meia dúzia de livros de Jacques Lacan, Sigmund Freud, Le Bon e companhia, ficando preso, entre eles, ao Marxismo, igual CADELA na coleira e acha que paira sob cabeças humanos. Sem querer desmerecê-los, sabedorias e análises enganosas que pra nenhum segmento da vida nunca precisei usar nada.
Lira Neto deve ter lido livros tendenciosos (se é que ele sabe ler), de escritores descompromissados  com a verdade. Entenda que a questão não é taxar ninguém de  Bandido ou Herói, essa não é a discussão em pauta nos artigos dos escritores sérios e compromissados com a verdade. Essa discussão não cabe na Academia e na sociedade intelectualizada (o que deve ser seu caso, "DOUTORZINHO DE MEIA PATACA).
O que não podemos negar são os fatos históricos acontecidos, não podemos ter preconceitos sobre as histórias que marcam a vida e a trajetória de um povo, por mais brutal e sangrenta que seja ela. Então não perpetuaríamos e nem falaríamos de Judas Escariotes que traiu Jesus Cristo; Não falaríamos do Anti-Cristo Hitler, que assassinou brutalmente, em banhos de sangue, milhares de pessoas, em nome de um estudo equivocado sobre ideologias, religião e cor de peles; Não perpetuaríamos as lembranças de Caldeirão do Beato José Lourenço, por que lá teve morte e sangue. Não lembraríamos Canudos e Antonio Conselheiro, que viu seu povo fazer sangrar e ser ferido mortalmente por uma legião de doidivanas que hoje tenta e não consegue apagar o passado, pela idiotice defendida. 

Esses são apenas alguns fatos, centenas podem ser lembrados. Não cabe ao homem ser o juiz de um povo, de uma ocasião, de uma luta partidária. A questão, cito novamente, não é "Endeusar ou Desmistificar"  quem quer que seja. A questão é deixar para as gerações futuras, um pouco da história de uma época e de um povo.
Leia meus livros (se não tiver condições mande-me o endereço que te presenteio alguns exemplares) e se algum deles, em alguma página, citar um cangaceiro como Herói ou Bandido, eu rasgarei todos.
Francamente, acho que quando se compra brigas dessa forma deselegante que você utilizou, a pessoa não pode ser normal, suas faculdades estão abaladas. Por tamanho ardor de coração, você deve ter sofrido algum abuso quando criança, provavelmente deve ter sido molestado em algum momento, ficando um irremediável trauma psicológico ou então estar passando por problemas amorosos na vida conjugal.
Como não levo desaforo pra casa e seu artigo me feriu profundamente, eu vou lhe aconselhar: NÃO QUEIRA APARECER TANTO, NÃO TENTE VOAR TÃO ALTO, O QUE SUA ESPOSA COLOCOU EM VOCÊ NÃO FOI UM PAR DE ASAS, NÓS CHAMAMOS ISSO AQUI NO MEU SERTÃO DE "GAIA".

João de Sousa Lima
escritor e pesquisador
telefone 75-8807-4138
rua canada, 194
Paulo Afonso-Ba. 

Um comentário:

  1. Querido amigo João, boa tarde.

    Acabo de receber o material que você me mandou, abrigada por sua atenção.

    Não sei se você leu minha nota de apoio ao seu comentário ao imbecil do Lira Neto. Sua resposta foi fantástica! Ele precisava saber que não pode sair por aí atingindo os outros e ficar por isso mesmo. Como sempre, você respondeu como deve responder um pesquisador que se preocupa e respeita seu objeto de pesquisa.

    Se já lhe admirava, passei a lhe admirar mais ainda, se é que é possível. Pois o tenho como sendo um dos maiores pesquisadores do cangaço, uma referência nacional no assunto. Sua competência, dedicação, ética e determinação falam por si só. Ser pesquisador, um bom pesquisador, vai bem mais além que escrever alguns livros e ter amigos importantes para divulgar ou mesmo o Estado como padrinho, como é o caso de Lira Neto, que vive da benevolência da Secretária do Estado do Ceará.

    Um pesquisador que se preze sabe que respeitar a opinião contrária aos seus conceitos é fundamental, assim como respeitar o objeto de pesquisa de outros pesquisadores.

    Tenho uma grande admiração por seu trabalho e por sua pessoa que você, todos que o conhece sabem o quanto você é generoso, conhece também esta linda alma sertaneja que habita em você meu amigo.

    Um abraço

    Juliana Ischiara

    ResponderExcluir