segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

cangaceiros na casa do coronel joão Sá


Recentemente adquiri algumas fotos com um filho de um vaqueiro do coronel João Sá, na fazenda Espaduada, em Jeremoabo, Bahia.
em 1932 o coronel e deputado João Sá fotografou Lampião e mais alguns cangaceiros com uma máquina fotográfica kodak BROWNIE n° 2, americana, ano de fabricação: 1916, usava filme n° 130.
A maioria das fotos sumiram do quarto do coronel, porém restaram cinco que me foram presenteadas, sendo essa ao lado, uma delas.
Seu Domingos, o amigo que me presenteou a máquina e as fotos, não conseguiu guardar os nomes dos cangaceiros deixados por seu pai, além de quê, os fotografados ficaram distantes , tornando dificil a identificação.
fica a pergunta, quem seria essas duas cangaceiras encostadas no curral da fazenda espaduada?

5 comentários:

  1. Amigo João de Sousa Lima:
    Será muito difícil as cangaceiras serem identificadas, porque elas foram fotografadas muito distantes; e isso faz com que dificulte a sua identificação. Talvez quem possa identificá-las, seja o colecionador do cangaço, Ivanildo Alves da Silveira, cujo, é proprietário de um rico acervo de fotografias dos bandidos.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  2. rapais meu nome e goldman carvalho eu sou facinado por estoria do caganso parabens pra vcs que gostao tanbem ...

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, João de Souza Lima
    Assim, baseado nos esforços e jorrares "cardíaco" de desbravadores, vai-se percebendo, agregando, arranjando e contando os detalhes da grande História do Cangaço.
    Parabéns
    Rubens Antonio

    ResponderExcluir
  4. Olá João boa noite!
    Meu nome é Anilton Teixeira nasci na fazenda-
    Lagoa Grande, Povoado sitio do Lúcio, Municipio de Paulo Afonso e me criei no BTN.
    Talvez meu Pae, tenha auguma historia verdadeira da épuca de Lâmpiâo para contar.
    Se você intereça, entre em contato pelo email:AniltonTeixeira@bol.com.br pra que eu possa entrar em contato com o meu pae e ver se ele concorda em falar auguma coisa.
    E tambem queria pedir um favor que procura-se saber a respeito de dois tio do meu pae um era polícia e pesseguil Lâmpião o outro éra um bandido da épuca que matol o pae do meu pae meu (avô) e a mae do meu pae minha (vó).
    O nome dele era (Antoni Teixeira).

    ResponderExcluir