quarta-feira, 5 de outubro de 2016

HISTORIADOR JOÃO DE SOUSA LIMA É HOMENAGEADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO - www.joaodesousalima.blogspot.com



   Nessa sexta feira, dia 07 de outubro de 2016, o Historiador João de Sousa Lima será homenageado pelo Exército Brasileiro, recebendo Diploma da 6ª Região Militar.
A condecoração será entregue na 1ª Cia. de Infantaria pelo General Juarez Alves Pereira Júnior, comandante da 6ª Região Militar, sexta feira, as 7:30 hs, na 1ª Cia de infantaria.




A 6ª REGIÃO MILITAR:



Ela teve como embrião o Governo das Armas da Província da Bahia, criado em 1821, com sede na cidade de Salvador, nascendo sob circunstâncias e em local que a levaram a participar, efetivamente da libertação do solo pátrio do jugo português.
A consolidação do Governo das Armas da Província da Bahia confunde-se com a luta pela Independência da Bahia, que foi palco dos mais violentos combates por nossa emancipação. Merece citação o envolvimento do Brigadeiro MANUEL PEDRO DE FREITAS GUIMARÃES, considerado o número 1 da galeria de Comandantes da 6ª RM, que, como Ten Cel, a 10 de fevereiro de 1821 liderou o movimento de caráter nativista inspirado na Revolução Constitucionalista do Porto e Lisboa. Vitorioso, foi aclamado Brigadeiro e Comandante das Armas. Entretanto, quase um ano depois, em fevereiro de 1822, o governo português, desconhecendo o sentimento brasileiro, nomeia para o mesmo cargo o Brigadeiro MADEIRA DE MELO, originando a crise que teria seu epílogo em Pirajá, livrando, em definitivo, o Território Nacional da ocupação lusa.
 








Um comentário: