quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ZEZÉ LULÚ - CENTENÁRIO DO POETA REPENTISTA NO DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2016 EM SÃO JOS[E DO EGITO- www.joaodesousalima.blogspot.com


CENTENÁRIO DO POETA REPENTISTA ZEZÉ LULU.

     Dia 03 de dezembro de 2016 será realizada uma grande festa em homenagem aos 100 anos do  repentista Zezé Lulu. O evento acontecerá no Sítio Serrinha, São José do Egito, cal de nascimento de Zezé.

O poeta repentista José Gomes do Amaral, o famoso Zezé Lulu, nasceu em 04 de dezembro de 1916, no Sítio Serrinha, distrito de São José do Egito - PE. Era filho de Luiz Ferreira Gomes e Maria José de Santana, ambos agricultores.
Com apenas seis anos de idade, Zezé Lulu já assistia às noitadas de cantoria do poeta Antônio Marinho, seu tio por afinidade, quem mais tarde teria como referencial poético.
Luiz Ferreira, pai de Zezé, grande incentivador do filho, foi quem realizou o sonho do filho nas cordas da viola e no verso do repente.
Zezé Lulu Iniciou sua carreira em 1940, participando em sua primeira cantoria na residência do Sr. José Bento, no Sítio Serrinha, lugar onde nasceu, cantando com o poeta Amaro Bernardino, também filho da região.
Sua grande fonte de inspiração são coisas simples do sertão.

Zezé se casou no ano de 1937 com Laura Gomes dos Anjos, com quem teve duas filhas: Maria Zélia Gomes e Maria Rosélia Gomes.

Zezé Lulu era analfabeto. Não deixou livros publicados. Foi premiado em vários concursos poéticos. Deixou apenas um cordel em parceria com Manoel Xudú Sobrinho.


Sua primeira poesia:

A noite estava dormindo,
Canta o galo dando hora
Me levantei saí fora,
A lua vinha saindo.
Aquele clarão tão lindo
fiquei prestando atenção
Pensei em forrar o chão,
E me deitar na calçada,
Vendo a lua debruçada,
Na janela do sertão.





Zezé cantando com João Severo, esse ultimo poeta terminou um verso assim:

“Você é muito poeta,
Porém não tem ciência”

Zezé Lulú desceu feito um raio e registrou essa pérola:

Esta palavra ciência,
Deus a mim não concedeu
A minha mão não escreve
Minha boca nunca leu
Mas vivo estudando os livros
Que a natureza me deu”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário